sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CIEE assina convênio com a secretaria de Trabalho e Renda



Reporte: Vanessa Cunha

O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) assinou ontem (10), um convênio com a secretaria de Trabalho e Renda. O intuito é beneficiar os participantes do Programa Jovem Aprendiz, fornecendo qualificação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para os estudantes que fazem parte das comunidades mais carentes de Macaé. A secretaria disponibilizou mais duas salas que foram mobiliadas pelo CIEE, com cadeiras, mesas e armários novos. Estiveram presentes representantes do Centro de Integração e o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo. O CIEE aproveitou a oportunidade e doou vários livros para ajudar na capacitação dos jovens.


Segundo o superintendente do CIEE, Paulo Pimenta Gomes, há dois anos a equipe esteve em Macaé para estudar a possibilidade deste convênio. "Hoje estamos realizando esse acordo para proporcionar uma boa aprendizagem à juventude da cidade com conforto e segurança. A segunda etapa será a instalação de equipamentos eletrônicos para as salas, que serão entregues em no máximo 20 dias. Fechando o ciclo, haverá um estudo comportamental realizado por profissionais qualificados para que depois os estudantes sejam encaminhados para as empresas para realizar a parte prática. As empresas têm que preencher uma cota de jovens aprendizes, mas queremos e precisamos que elas façam isso sem essa obrigatoriedade, pensando no lado social e interessadas em inserir os jovens no mercado de trabalho", explicou.

O superintendente colocou o município como exemplo para as demais cidades 90 estado. "O ambiente que estamos utilizando em Macaé é o ambiente mais apropriado do estado. A receptividade também foi boa e o trabalho está sendo desenvolvido maravilhosamente bem, e ,não queremos parar por aí", ressaltou.

Luciane da Cruz, Coordenadora do Programa Aprendiz Legal do CIEE, explica que o projeto faz parte da Lei 10.097, onde as empresas de médio e grande portes são obrigadas a contratar de 5 a 15% do seu quadro de funcionários, jovens entre 14 e 24 anos. "Os estudantes' têm direito a carteira assinada, FGTS, Vale transporte, férias e outros benefícios. Eles têm os mesmos direitos dos funcionários. Durante a fase prática de aprendizagem, os jovens ficam uma vez por semana com o CIEE e os outros quatro dias, passam na empresa. Os contratos podem durar até dois anos,estudantes têm grandes chances de efetivação, porque conhecem a cultura da organização e os procedimentos e processos de trabalho", detalhou.

As capacitações são feitas para quatro ocupações, áreas administrativas, varejo, tele-serviços e práticas bancárias. O maior número de jovens está inserido dentro das áreas administrativas. De acordo. ainda com Luciane, uma equipe do Programa Aprendiz Legal está atuando com jovens nas salas de aula e supervisionando a Unidade. "São quatro profissionais, entre eles, pedagoga, psicóloga, administrador e tecnólogo em RH. São educadores que ministram os encontros e assistem aos treinamentos", concluiu.

Humberto Júnior, supervisor da Unidade de Macaé falou da I importância deste convênio para a cidade. "Este acordo é positivo para os dois lados, uma vez que está sendo feita a inserção desses jovens no mercado. É Muito importante a parceria de uma empresa privada com um órgão municipal, visando o bem estar da população e o futuro da juventude da cidade", disse.

O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo reforça a importância desse importante trabalho para o município. '''É indispensável lembrar que Macaé hoje, é a segunda cidade do estado com maior número de jovens aprendizes, só perdendo para a Capital. “Isso pra gente é motivo de grande orgulho”, disse.

Fonte: O Debate Diário de Macaé, publicado 11 de Julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário