quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cursos gratuitos no Senai/Macaé

A mais nova da turma é uma adolescente de 14 anos e o mais velho, um jovem de 20 anos os dois fazem parte do grupo de 20 jovens contemplados os cursos gratuitos de mecânica e eletricista no Senai Macaé. Os cursos são fruto da parceria entre a prefeitura de Macaé e o Sistema firjan com o objetivo de qualificar mão de obra local para o mercado de trabalho uma das metas do governo Riverton Mussi. Os cursos do Senai chegama custar cerca de R$ 3 mil estão sendo oferecidos gratuitanlente por meio da parceria entre o poder público e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.

Os 20 jovens que fazem parte das duas turmas passaram por processo seletivo, com provas de português e matemática aplicados por professores do Senai. Os cursos começam na próxima segunda-feira (24) e tem duração de seis a oito meses. O jovem aprendiz forma" do pelo Senai que ingressa na indústria tem 95% de chance de se tornar um profissional.

"Existe uma carência grande nessa área de elétrica e mecânica e o Senai de Macaé possui equipamentos de última geração para formar esses jovens. A Citroen vai se instalar na cidade e eles provavelmente vão precisar de mão de obra qualificada para ocupar essas vagas de emprego. No Senai, por exemplo, ,existem modelos de veículos e moto zero quilômetro para eles poderem aprender", explica o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícios Marins Crespo.

O subsecretário acredita que essa parceria entre a prefeitura e, o Sistema FiIjan será a primeira de muitas. "Terça-feira (17) visitamos, com o secretario de Estado de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, as instalações do Senai Macaé. Ouvimos a promessa do secretário de que vários cursos serão implantados naquela entidade, por meio do Plano Setorial de Qualificação (panseq)", explica Crespo.

De acordo com o subsecretário Municipal de Trabalho e Renda, existe a possibilidade de que os jovens que participarão dos cursos de eletricista e mecânica do Senai, sejam contemplados com uma bolsa. ''Talvez seja possível dar uma Bolsa IndÍístria para os jovens que mais se destacarem no curso . Esses 20 jovens que estão ingressando agora nesses cursos gratuitos do Senai são cotistas do Senai e não têm direito à bolsa. Por isso, vamos tentar a Bolsa Indústria para alguns, assim eles terão um auxílio que servirá de incentivo", frisa.

Jovens antenados com o mercado

Os dois jovens que vão Cursar as turmas gratuitas do Senai - o mais novo e o mais velho da turma - têm como meta profissional o competitivo mercado de trabalho da cadeia produtiva de petróleo e gás de Macaé. Jana Soares Rocha, 14 anos, nasceu em Cachoeira do Itapemirim (ES) e veio para Macaé com um ano, terra natal de Sua mãe. A jovem cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e vai fazer o curso de elétrica do Senai. "Busco qualificação profissional , no futuro, um bom emprego. Quero fazer engenharia de petróleo e gás", explica determinada. já o carioca Gustavo Bonjardirn desistiu do curso de mecatrônica da Escola Técnica para cursar o de mecânica do Senai. "Meu cunhado, falou do curso e fiz a prova de seleção. Não podia deixar passar uma opor¬unidade de um curso desse gratuito. Agora pretendo fazer o curso de engenharia mecânica pelas oportunidades que o mercado de trabalho oferece e pelo salário que essa profissão possa me dar de retorno", observa.

Fonte: Jornal O Debate Diário de Macaé, publicado em 20 de agosto de 2009.

2 comentários: