quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estado e município querem ampliar acesso do trabalhador a cursos de qualificação

Jornalista: Simone Noronha

Foto: Kaná Manhães

Secretário conferiu as novas instalações da CTM


Ampliar o acesso do trabalhador macaense ao mercado de trabalho, promovendo a sua qualificação. Este foi um dos assuntos discutidos nesta terça-feira (18) pelo secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Azaro, e o subsecretário municipal da pasta, Marcos Vinícius Marins Crespo. Em visita a Macaé, onde veio participar das Primeiras Jornadas Norte Fluminense de Relações do Trabalho, Cidadania e Meio Ambiente, o secretário estadual ressaltou a necessidade de investimento em qualificação profissional.

- Temos na prefeitura de Macaé uma grande parceira, tanto que já firmamos diversos convênios em benefício do trabalhador. Estamos agora em busca de novas uniões para implantarmos cursos de qualificação profissional. A demanda do Estado por trabalhadores qualificados está crescendo a cada dia, disse o secretário, que além da sede da Central do Trabalhador de Macaé (CTM), esteve também nas novas instalações do SENAI.

O subsecretário de Trabalho e Renda do município lembrou que hoje a demanda é de pelo menos 285 mil trabalhadores principalmente nas áreas de construção civil e offshore. “Temos todo interesse em ajudar a preparar o trabalhador macaense para este mercado. Hoje, a construção civil é o setor que mais cresce no município”, ressaltou Marcos Crespo.

Durante a visita, o secretário Ronald Azaro formalizou o convênio entre o município e o Sine, que já funciona na Central de Atendimento do Trabalhador (CTM) na captação e oferecimento de vagas no mercado de trabalho. “Fiquei muito contente com o que vi na CTM. O trabalhador agora tem um espaço digno, com diferentes serviços”, comentou.

O subsecretário Marcos Crespo lembrou que hoje Macaé é o município do Norte Fluminense com maior índice de trabalhadores com carteira assinada - 48,8% da população está no mercado formal. Os números de janeiro a julho deste ano, do Ministério do Trabalho, que contabilizou para Macaé a criação de 103 mil empregos formais. “Estamos trabalhando para que estes números cresçam cada vez mais”, afirmou.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=17788 publicado em 18 de agosto 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário