sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Incubadora poderá contar com programa Ecos no próximo ano



Ive Talyuli

Créditos da foto: Ive Talyuli

Com o objetivo de levar informação a moradores de bairros carentes, professoras do curso de Enfermagem da UFRJ se reuniram, na última terça-feira (15), com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, para realizar oficinas e cursos voltados para a população.


A reunião aconteceu na última terça-feira e serviu como primeiro passo para a implantação do programa Ecos

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UFRJ, professora-doutora Glaucia Valente Valadares, o encontro serviu para apresentar a intenção de criação e implementação do Espaço Colaborativo em Saúde (Ecos). “O espaço será voltado para a educação das pessoas para que elas tenham melhor qualidade de vida e a nossa intenção é formar uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda, para que eles possam nos ceder o espaço”, explicou.

O local de realização dos cursos será a Incubadora de Cooperativas, situada no bairro Ajuda de Baixo. “O objetivo é utilizar uma ou duas salas, mas a parceria ainda não foi totalmente firmada. O público-alvo será a comunidade adjacente a Incubadora, dos bairros Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Planalto da Ajuda, Aeroporto, entre outros”, declarou Glaucia.

O curso vai trabalhar a educação através de oficinas, tendo como base metodologias ativas, que são atividades que utilizam as possibilidades sensoriais das pessoas. “Os alunos da universidade também vão participar das oficinas, auxiliando os professores que ministrarão as aulas”, acrescentou a coordenadora.

Para Marcos Crespo, secretário de Trabalho e Renda, esta é uma oportunidade ímpar que a UFRJ está oferecendo para a população carente do município. “O objetivo é justamente atingir pessoas que não têm noção nenhuma de primeiros socorros. A Incubadora é um local estratégico para a realização desses cursos, já que está situada próximo a bairros considerados carentes, onde o acesso a informação é mais difícil. Portanto, é realmente uma grande iniciativa da universidade”, ressaltou.

Participaram da reunião, além do secretário e da coordenadora do curso de Enfermagem, as professoras, também da UFRJ, Juliana Pontes e Patrícia Siqueira. Uma nova reunião está agendada para o dia 12 de janeiro de 2010, onde a parceria ficará mais bem definida. A intenção do grupo é de que as oficinas comecem no mês de março.

Fonte: Jornal O Debate diário de Macaé, publicado em 22 de Dezembro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário