quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Parceria entre prefeitura e Sistema Firjan promove curso gratuito no Senai

Jornalista: Catarina Brust

Foto: Luiz Bispo

Cursos do Senai chegam a custar cerca de R$ 3 mil e estão sendo oferecidos gratuitamente

A mais nova da turma é uma adolescente de 14 anos e o mais velho, um jovem de 20 anos. Os dois fazem parte do grupo de 20 jovens contemplados com cursos gratuitos de mecânica e eletricista no Senai Macaé. Os cursos são fruto da primeira parceria entre a prefeitura de Macaé e o Sistema Firjan com o objetivo de qualificar mão de obra local para o mercado de trabalho – uma das metas do governo Riverton Mussi.

Os cursos do Senai chegam a custar cerca de R$ 3 mil e estão sendo oferecidos gratuitamente por meio da parceria entre o poder público e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Os 20 jovens que fazem parte das duas turmas passaram por processo seletivo, com provas de português e matemática aplicados por professores do Senai. Os cursos começam na próxima segunda-feira (24) e tem duração de seis a oito meses. O jovem aprendiz formado pelo Senai que ingressa na indústria tem 95% de chance de se tornar um profissional.

- Existe uma carência grande nessa área de elétrica e mecânica e o Senai de Macaé possui equipamentos de última geração para formar esses jovens. A Citroën vai se instalar na cidade e eles provavelmente vão precisar de mão de obra qualificada para ocupar essas vagas de emprego. No Senai, por exemplo, existem modelos de veículos e moto zero quilômetro para eles poderem aprender, explica o subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícios Marins Crespo.


O subsecretário acredita que essa parceria entre a prefeitura e o Sistema Firjan será a primeira de muitas. “Terça-feira (17) visitamos, com o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, as instalações do Senai Macaé. Ouvimos a promessa do secretário de que vários cursos serão implantados naquela entidade, por meio do Plano Setorial de Qualificação (Panseq)”, explica Crespo.

De acordo com o subsecretário Municipal de Trabalho e Renda, existe a possibilidade de que os jovens que participarão dos cursos de eletricista e mecânica do Senai, sejam contemplados com uma bolsa. “Talvez seja possível dar uma Bolsa Indústria para os jovens que mais se destacarem no curso. Esses 20 jovens que estão ingressando agora nesses cursos gratuitos do Senai são cotistas do Senai e não têm direito à bolsa. Por isso, vamos tentar a Bolsa Indústria para alguns, assim eles terão um auxílio que servirá de incentivo”, frisa.

Jovens antenados com o mercado

Os dois jovens que vão cursar as turmas gratuitas do Senai – o mais novo e o mais velho da turma – têm como meta profissional o competitivo mercado de trabalho da cadeia produtiva de petróleo e gás de Macaé. Jana Soares Rocha, 14 anos, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim (ES) e veio para Macaé com um ano, terra natal de sua mãe. A jovem cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e vai fazer o curso de elétrica do Senai. “Busco qualificação profissional e, no futuro, um bom emprego. Quero fazer engenharia de petróleo e gás”, explica determinada.

Já o carioca Gustavo Bonjardim desistiu do curso de mecatrônica da Escola Técnica para cursar o de mecânica do Senai. “Meu cunhado falou do curso e fiz a prova de seleção. Não podia deixar passar uma oportunidade de um curso desse gratuito. Agora pretendo fazer o curso de engenharia mecânica pelas oportunidades que o mercado de trabalho oferece e pelo salário que essa profissão possa me dar de retorno”, observa.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=17806 publicado em 19 de agosto 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário