sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda irá criar uma cooperativa mista



Formar uma cooperativa mista. Este foi o caminho encontrado pela secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) para gerar menos custos e promover a integração entre as cooperativas, hoje instalado na Incubadora de Cooperativas de Macaé.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a medida visa também evitar a dissolução das atuais cooperativas. "Queremos fortalecê-las e, no prazo de dois anos que elas possam caminhar de forma independente", frisa.

De acordo com Crespo, as cooperativas geram um custo para a municipalidade com a contratação de um contador, advogado, pagamentos de impostos, entre outras despesas. A cooperativa mista engloba vários setores de atuação com uma administração única. Lembra o secretário que cabe à Incubadora a missão de formar e incentivar as cooperativas. "Como não tem estrutura, a prefeitura absorve toda a parte administrativa e sendo ela uma só, os custos serão únicos", esclarece.

De acordo com Crespo, as cooperativas geram um custo para a municipal idade com a contratação de um contador, advogado, pagamentos de impostos, entre outras despesas. A cooperativa mista engloba vários setores de atuação com uma administração única. Lembra o secretário que cabe à Incubadora a missão de formar e incentivar as cooperativas. "Como não tem estrutura, a prefeitura absorve toda a parte administrativa e sendo ela uma só, os custos serão únicos", esclarece.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, a OCB é o órgão máximo de representação das cooperativas no país. Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. Crespo lembra ainda que a OCB oferece cursos de qualificação, além de fazer palestras sobre cooperativismo. "Muitas pessoas se unem para formar uma cooperativa sem ao menos saber o que ela significa", conta, lembrando que isso acaba enfraquecendo as cooperativas.

Fonte: O Debate Diário de Macaé, publicado em 13 de Maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário