segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Segunda turma de NR 33 é iniciada na Incubadora de Cooperativas


Jornalista: Samanta Fernandes

O curso da Norma Regulamentadora 33 (NR), sobre trabalho em espaços confinados, é realizado pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com a empresa de consultoria Petroexon. Ao todo, cerca de 50 pessoas participaram da aula inaugural realizada nesta quinta-feira (30). O curso tem carga horária de 16 horas. Ao final os participantes receberão um diploma de conclusão do curso, com validade de um ano.

O professor Wagner Saraiva, iniciou a aula explicando a didática do curso, sua duração, e o que é a Norma Regulamentadora 33. “Essa NR vem para dar segurança aos profissionais, evitando que acidentes aconteçam. A 33 estabelece os quesitos de segurança dentro de espaços confinados, como em siderúrgicas, plataformas, e outros ambientes fechados. O curso tem validade de acordo com sua carga horária, o que oferecemos vale por um ano. Já o com duração de 40 horas vale por dois anos”, explica.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, esta parceria foi realizada para suprir a necessidade de profissionais qualificados. “A secretaria, verificou em seu cadastro de profissionais, que muitos não possuíam os cursos de qualificação necessários para concorrer às vagas que almejavam. Por isso, a Prefeitura, através da Semtre, em parceria com a Petroexon, oferece os cursos de Normas Regulamentadoras, as NRs, na Incubadora de Cooperativas. Nós entramos com a infraestrutura e as apostilas, e a empresa entra com o curso em si, e a grade curricular”, afirma.

As Normas Regulamentadoras são um conjunto de leis desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho, que tem como objetivo regulamentar a condição do trabalho de profissionais dentro de uma empresa. Aprovada em 08 de junho de 1978, através da Portaria número 3.214, existem mais de 40 NRs atualmente. Entre as mais conhecidas, e que a secretaria oferece, estão a 6, que regulamenta o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Já a 10 tem como tema “segurança em instalações e serviços em eletricidade”, sendo voltada exclusivamente para eletricistas. A 18 aborda o tema “Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção”. E a 33, regula a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=21782 publicado em 01.10.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário