sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Semtre e CIEE selecionam 20 jovens para estagiar em empresa



Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin


Só em 2009 houve mais de mil jovens inseridos no mercado de trabalho, em Macaé

Processo seletivo realizado na Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) escolhe 20 jovens para atuarem como estagiários em uma empresa do ramo do petróleo, instalada em Macaé. Isso se deu devido à parceria dessa pasta com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Os jovens vão atuar na área administrativa da firma. No processo, houve cerca de 80 candidatos, que desde o fim da semana passada fizeram diversos testes na secretaria. Responderam e escreveram sobre conhecimentos gerais, matemática e testes psicológicos. As idades dos jovens variavam entre 17 e 21 anos.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, Macaé é a cidade fluminense que mais cumpre a Lei 1097/2000, a Lei do Jovem Aprendiz. “É importante selecionar os jovens com maior capacidade e com maiores rendimentos para a vida profissional”, conta ele.

Marcos Crespo comenta ainda que só em 2009 houve mais de mil jovens inseridos no mercado de trabalho, em Macaé, através da sua secretaria. “De janeiro a março de 2010 já ultrapassamos a marca de 150 jovens inseridos nas empresas”, afirma.

A parceria

Para proporcionar mais estágios e a execução de programas de aprendizagens a jovens com idades entre 14 e 21 anos, a Semtre e o CIEE estão dando o pontapé inicial para a inserção dessa faixa etária no mundo do trabalho.

- Essa parceria tem grande importância. O CIEE seleciona os jovens cujo perfil mais se adequa à determinação das empresas. Muitos deles fazem carreira na firma. A Semtre tira o jovem da ociosidade, confere esperança a ele, apoio a sua família, além de promover sua auto-estima e estimulá-lo a estudar. Tudo em cumprimento da Lei do Jovem Aprendiz, explica o secretário.

Ele enfatiza também que parcerias como essa colaboram para unir instituições públicas e privadas com o mesmo objetivo: proporcionar um atendimento de qualidade à juventude que busca inserção no mercado de trabalho.

O supervisor de Unidade de Operação do Centro de Integração Empresa Escola, Humberto Lima Júnior, disse que o CIEE é uma instituição sem fins lucrativos, vinculada ao terceiro setor, tendo no Brasil 310 unidades e estando presente em Macaé há dez anos, promovendo estágios.

O CIEE já está utilizando sala da Semtre e o laboratório de Informática da Incubadora de Cooperativas Tonito Parada. O centro é constituído por profissionais que visam capacitar, fazer consultoria e atuar na área administrativa. Já encaminharam cerca de 600 jovens para estagiar em Macaé.

Fonte:http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=19831 Publicado em 11 de Mar. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário