sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Trabalho e Renda promove cursos de qualificação


Jornalista: Monica Torres

Foto: Kaná Manhães


Secretaria de Trabalho e Renda está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para 10 cursos, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda. A secretaria, que em 2008 atendia 78 pessoas por dia, hoje promove uma média de 900 atendimentos, batendo todos os recordes.

O secretário Marcos Crespo informa que, constantemente, outros estados vêm visitar o município devido à qualidade do atendimento oferecido pela Central do Trabalhador. E o link da secretaria, disponibilizado no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br/semtre), já tem registrado mais de um milhão de acessos.

Serviço de excelência - O governo Riverton Mussi propõe para o ano de 2010 uma meta de 108 mil atendimentos na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), com 60 mil encaminhamentos para 36 mil vagas de empregos oferecidos. Mas a expectativa é de que passem no processo seletivo e preencham as vagas 25 mil trabalhadores. A Secretaria de Trabalho e Renda ainda tem a meta de qualificar 3.500 trabalhadores, este ano, e inserir 1.500 jovens aprendizes no mercado de trabalho.
São exigidos para se inscrever na Central do Trabalhador de Macaé: título de eleitor, comprovante de residência na cidade, carteira de trabalho, CPF, Identidade e currículo.

Com uma população de 230 mil habitantes, a cidade de Macaé tem uma média de 190 mil residentes e 40 mil flutuantes de outros municípios. De todo este montante, apenas 28 mil são nativos. “A maioria das pessoas que vêm à sede da Central não nasceu em Macaé e, por muitas vezes, não vota na cidade”, esclarece o secretário, que continua: “Boa parte também chega com alguma qualificação (técnica ou superior). Mas muita gente chega até aqui por falta de qualificação e estes são nativos de Macaé”, lamenta.

O secretário responsabiliza o Sistema Firjan (Senai, Sebrae e Sesi) pela pouca qualificação dos nascidos em Macaé: “A Firjan é subsidiada pelo governo federal e indústrias e não está qualificando os trabalhadores da cidade, não dando oportunidade para a população carente”. E completa: “É um absurdo o valor cobrado pelos cursos em Macaé, o mesmo valor de cursos particulares. As pessoas desempregadas não têm como pagar”, indigna-se.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda atende com uma equipe multiprofissional, com assistente social e psicólogo, emite carteira de trabalho, seguro-desemprego, captação de vagas. A secretaria fica à Rua Dr. Télio Barreto, 28, no Centro da cidade. E, com relação aos cursos oferecidos, o número de vagas é limitado e as inscrições só podem ser feitas na sede.

Os cursos

CURSO DE CORTE E COSTURA (CUSTOMIZAÇÃO)
Corte, modelagem, criação, tendências da moda, entre outros, aprendendo a fazer diversas peças de roupas como calças, camisas, vestidos, uniformes.
Público: Pessoas acima de 16 anos
No de participantes: 45 alunos
Carga Horária: 32 horas/aula
Duração: 4 meses

INFORMÁTICA BÁSICA
Curso de curta duração, ensina ao aluno de maneira abrangente e dinâmica, as principais ferramentas do MS Windows e MS Office, além dos principais recursos da Internet.
Público: Pessoas acima de 16 anos
No de participantes: 48 alunos
Carga Horária: 48 horas/aula.
Duração: 6 meses

CABELEIREIRO
Curso destinado a qualificar profissionais na área de beleza e estética, especificadamente no tratamento e corte capilar.
Público: Pessoas acima de 16 anos
No de participantes: 60 alunos
Carga Horária: 144 horas/aula.
Duração: 6 meses

INGLÊS BÁSICO
Curso destinado a pessoas interessadas em aprender outro idioma, como fonte de qualificação profissional, tendo em vista as necessidades que o mercado exige.
Público: Pessoas acima de 16
No de participantes: 30 alunos
Carga Horária: 32 horas/aula
Duração: 4 meses

INGLÊS PARA RECEPCIONISTA DE HOTEL
Curso destinado a pessoas interessadas em aprender outro idioma, com vistas à empregabilidade no ramo de hotelaria.
Público: Pessoas acima de 16 anos
No de participantes: 50 alunos
Carga Horária: 32 horas/aula
Duração: 4 meses

INGLÊS PARA GARÇOM
Curso destinado a pessoas interessadas em aprender outro idioma, com vistas à empregabilidade no ramo de hotelaria, restaurantes etc.
Público: Pessoas acima de 16
No de participantes: 50 alunos
Carga Horária: 32 horas/aula
Duração: 4 meses

CURSO DE ARTESANATO
Curso destinado a pessoas interessadas em aprimorar técnicas e desenvolver trabalhos manuais, tais como bordado e vagonite.
Público: Pessoas acima de 16 anos
No de participantes: 40 alunos
Carga Horária: 48 horas/aula
Duração: 3 meses

CURSO DE MAQUIAGEM
Curso voltado para profissionais da área de beleza e estética, desenvolvendo o ofício de maquiador.
Público: Pessoas acima de 16 anos
No de participantes: 75 alunos
Carga Horária: 48 horas/aula
Duração: 3 meses

ELETRECISTA PREDIAL
Com NR – 10

OPERADOR DE SOLDA – (SOLDADOR ELÉTRICO)
MIG e MAG e Operador de Banho de Solda.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=20064 Publicado em 30 de Mar. 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário