terça-feira, 31 de maio de 2011

Carta de agradecimento das Arteiras de Macaé ao Secretário Marcos Crespo.

Senhor Secretário,

As arteiras de macaé através da Coordenadora Maria da Paz, agradece a
oportunidade dada ao grupo de artesanato durante a Feira de
Responsabilidade Social.

As vendas não foram satisfatórias, porém os contatos foram
importantíssimos.

As Arteiras mais uma vez ganhou visibilidade na mídia local,estamos no
site do Azul Limão, graças a sensibilidade desta Secretaria que vem
fortalecendo o nosso grupo de artesanato.

Estamos felizes e contamos sempre com o apoio dessa Secretaria tão
importante para o grupo.

Estamos aguardando uma resposta para podermos participar da Brasil
Offshore.

Contamos com o total apoio da SEMTRE.

Atenciosamente

Marcia Silva
Secretária do grupo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Moradores do Imburo beneficiados com corte e maquiagem de graça.

A dona de casa Antônia Guilhermina dos Santos, 30 anos, era só sorrisos ao mostrar aos amigos, os cabelos repicados e a sobrancelha feita por futuros profissionais que estão no fim do curso de Cabeleireiro e Maquiagem, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre). “Eu costumo cortar meu próprio cabelo, em casa mesmo, por que aqui na localidade não tem esse tipo de serviço. Isso chegou em boa hora”, explicou.

Com as filhas Maria Luiza, sete anos – que também cortou as madeixas e foi para casa com uma leve maquiagem – e Jeniffer, de um ano, Antonia foi uma das muitas pessoas beneficiadas com o serviço itinerante de corte de cabelo, sobrancelha e maquiagem, no Aterrado do Imburo.

Os serviços foram prestados por professores e alunos do Curso de Cabeleireiro e Maquiagem da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Essa foi a primeira vez que o projeto itinerante aconteceu na localidade, na Praça Expedicionário José Rodrigues, atraindo muitos homens, mulheres, e crianças de diversas idades, acompanhadas pelos pais.

Janaína Silva dos Santos, presidente da Associação de Moradores da localidade, onde vive há quase 11 anos, fez o contato com a prefeitura para que o projeto fosse levado ao espaço. “Eu fiquei sabendo de um trabalho semelhante que eles fizeram no Bairro aeroporto, e logo procurei saber como fazer para trazer à nossa comunidade que aprovou a idéia, visto que é mais fácil receber esses serviços em casa, do que se locomover, gastar passagem e dinheiro no Centro da cidade”, observa.

Marcilene Manhães, 22 anos, também aproveitou a oportunidade para dar uma mexida no visual com os alunos do curso. “Acho muito importante esse tipo de ação em localidades como o Imburo, onde é tudo muito tranqüilo e não acontecem muitas coisas. Essa é uma forma prática da gente ajeitar o cabelo, por exemplo, sem precisar ir a um lugar mais distante. Eu gosto muito de projetos como esse porque é uma forma de reunir as pessoas da comunidade, um momento de descontração”, diz a jovem.

Bom para os alunos – As vantagens não são apenas para quem recebe os serviços, mas também para quem os pratica. A aluna do curso, Eliane Cristina de Oliveira Maia, 41 anos, acredita que esse tipo de aula prática é fundamental para que os futuros cabeleireiros fiquem ainda mais confiantes com o trabalho prestado ao cliente. “A gente vai perdendo o medo e ganhando mais confiança, porque aqui a gente tem o apoio do professor na hora da prática. Desde o início do curso, no ano passado, estou participando dessas ações. Já fiz um estágio em um salão grande na cidade e pretendo montar o meu próprio salão”, afirma.

Maria dos Anjos Bastos Macedo, 52 anos, concorda com a colega de turma, quanto à importância das aulas práticas. “Cada cabelo é diferente, e, nessas ocasiões, nós encontramos de tudo. Mesmo quando a gente se forma, a gente continua participando para pegar mais prática. Desde pequena, sempre gostei de cortar cabelo, e em junho em encerro o curso, mas vou continuar ajudando”, diz.

O que os professores acham – A professora de maquiagem, Raquel da Motta Couto estava atenta a todos os atendimentos de maquiagem prestados na comunidade. Segundo ela, esse tipo de ação é importante não só para os alunos, mas também para as comunidades beneficiadas. “Vemos muitas dificuldades e esse tipo de trabalho é bom para a auto-estima das pessoas. São pessoas amorosas, carentes e que nos tratam muito bem, em qualquer lugar onde vamos. É gratificante para mim, como professora. Já para as alunas é muito bom porque elas podem colocar a mão na massa”, acredita.

Há um ano a frente do curso de cabeleireiro, o professor Lino Santana diz que, somente com essa prática os alunos aprendem a lidar com o trabalho, que aponta para a importância de se trabalhar a cidadania, ajudar o próximo.

– Nós também atendemos ao projeto social da prefeitura, Pousada da Cidadania, onde ajudamos pessoas de rua, dependentes químicos e lidamos com diversas situações. Isso é mesmo gratificante para mim como profissional. Com um ano de trabalho, nós já visitamos uns 50 a 60 lugares. Já formamos uma turma, cujos 90% já estão no mercado de trabalho. Estamos no segundo curso, que termina agora em junho, já vamos montar uma nova turma no dia 06 e já temos 120 alunos inscritos – observa Santana.

Agenda – A comunidade do Aterrado do Imburo vai ser beneficiada com os serviços mais vezes, nos dias 08 de junho e 06 de julho. A localidade de Cajueiros também será beneficiada com os mesmos serviços na próxima terça-feira (24), das 14h às 17h, num trabalho solidário em parceria com a Ong Rosa de Saron e Vida, próximo à Escola de Samba Princesinha. Os serviços em Cajueiros também acontecem nos dias 14 de junho e 12 de julho.


Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 20/05/2011

Brasil Offshore pode ser uma oportunidade de emprego efetivo.


Faltam menos de um mês para inicio da Feira mais importante ligada ao segmento petrolífero, que acontece em Macaé, mas que movimenta a região norte fluminense e trás para esse cenário as empresas e os empreendedores mais consagrados do ramo offshore.
A Brasil Offshore é bem mais que uma promessa de evento bem sucedido do município, e sim um acontecimento consagrado e que mobiliza milhões em negociações. A prefeitura de Macaé já está selecionando currículos para a feira, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda , para os interessados em fazer desse evento a sua vitrine para captar um bom emprego, basta procurar a unidade da Secretaria e deixar um currículo com foto.
O Secretário Marcos Crespo, salientou que não está sob sua responsabilidade contratar e sim encaminhar três currículos para cada vaga de oferta pelas empresas. Para então, os representantes da instituição, selecionarem os profissionais que atendem melhor ao perfil da instituição.
- Nosso trabalho consiste em intermediar a busca por profissionais especializados para atenderem cada necessidade dos empregadores. As demandas são desde as ligadas a parte de construção civil e manutenção, até a questão de montagem da estrutura, a parte de limpeza, atendimento em restaurante e recepção.
A Brasil Offshore, uma das maiores feiras do mundo na área de petróleo , deve gerar neste ano 16.000 chances temporárias de emprego, sendo que no ano anterior só no município foram gerados 3 mil empregos temporários.
- A expectativa é superar esse número, visto que o prefeito firmou em contrato a necessidade de que 60% da mão de obra gerada com o evento, seja da Cida.

Fonte: O Diário da Costa do Sol
Data: 20/05/2011

Estrangeiros em Macaé já representam 10% da população.


Oportunidade de emprego um lugar paradisíaco e uma cidade com estrutura e costumes típicos de lugar pequeno. Assim é Macaé, que tem produção e arrecadação correspondentes às de um grande centro urbano. Dado ao porte das empresas instaladas na localidade e ao expressivo poder econômico que o estado atribui, Macaé não só se tornou porta de entrada para estrangeiros, como também reduto daqueles que pretendem firmar raízes no país.
Segundo informações de órgãos oficiais, divulgadas em pesquisa do Governo Federal, já chega a representar uma fatia de 10% da população, o número de pessoas advindas de outros países para a capital do petróleo.
Segundo o Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a oferta de empregos na cidade é um acontecimento crescente, visto que as empresas não param de chegar na região, objetivando investir e prestar serviços para a Petrobrás. Embora a demanda corresponda e supere as pretenções de todo gestor público, nossa satisfação não é completa, em virtude da falta de profissionais da cidade capacitados para ingressarem nessa indústria on e offshore.
A nossa cidade gera empregos com constância, e não só no ramo petrolífero, mas no segmento hoteleiro, imobiliário, na construção civil, dentre outros ramos. Mas o grande problema, é que não temos esses profissionais por aqui, desta forma precisamos importar essa mão de obra. Por isso, além da oferta de empregos, estamos disponibilizando também cursos profissionalizantes e de especificação, para que nossos munícipes tenham mais chance de alcançar as melhores vagas de emprego. A criação de unidades como CETEP, por exemplo , é um símbolo dessa nossa prioridade” , afirmou o secretário.
Uma novidade apontada pelo secretário para mudar essa realidade, “de que as melhores vagas vão para pessoas de fora”, é a realização de uma parceria com a Petrobrás para que os cadastrados no banco de empregos da secretaria tenham prioridade para ocupar as vagas que forem geradas em contratos da estatal com empresas fixadas na região.
A empresária Mére Bartolomê, de nacionalidade filipina, argumenta que esse quantitativo de turista que a região apresenta também se expressa na sua unidade hoteleira, visto que cinqüenta por cento dos seus hóspedes são estrangeiros.
Aqui no hotel firmamos parcerias com empresas da região. Elas fazem reservas para seus funcionários, que são oriundos dos mais diversos locais. Pelo que observo daqueles que fincam raízes no país e na região, eles buscam um local que ofereça um emprego estável, e no qual haja possibilidade de crescimento profissionais. E como Macaé tem grandes empresas, acaba sendo escolhida, e quando os mesmo chegam na região, ainda são surpreendidos por esse litoral paradisíaco e encantador”, disse a empresária.

Fonte:O Diário da Costa do Sol
Data: 20/05/2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Macaenses podem concorrer 12.770 vagas de empregos no Comperj


A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) está cadastrando e selecionando currículos de candidatos a 12.770 vagas de empregos diretos para as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O secretário da pasta, Marcos Crespo, acredita que esta é uma grande oportunidade de se aproveitar mão de obra especializada que já existe em Macaé.

— Macaé é conhecida como a capital do Petróleo, mas também como a capital das oportunidades novas, com a experiência da vinda da Petrobras para a cidade. Fomos convidados a participar de um evento onde pudemos trocar experiências com outros secretários. Mais de 12 mil vagas de empregos diretos é uma boa chance para incentivar o trabalho nesses setores. Acredito que, com a instalação do Porto do Açu, em São João da Barra, também teremos chances de oferecer mão de obra especializada, visto que é uma obra grande que vai precisar aproveitar muitos profissionais. Isso é bom para o trabalhador que será valorizado, pois esse tipo de mão de obra ainda é escassa no mercado, explica Crespo.

O secretário ressalta que o papel da prefeitura é buscar qualificar os munícipes com altas chancelas, para que tenham oportunidades. “Não adianta qualificar com uma chancela fraca, porque senão, na hora de tentar uma vaga, fica em desvantagem com outros candidatos. E nós queremos que haja qualificação eficaz”, diz Marcos Crespo, acrescentando que, quando são criadas tantas vagas de empregos diretos, são criadas muito mais vagas indiretas no entorno da obra.

O Comperj está sendo construído numa área de 45 milhões de metros quadrados localizada no município de Itaboraí, com investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões. A produção de resinas termoplásticas e combustíveis consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas e vai gerar cerca de 212 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, em âmbito nacional.

Com início de operação previsto para 2012, o Comperj tem como principal objetivo aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos, com o processamento de cerca de 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.

Confira as vagas disponíveis para a obra:

3.000 armadores
5.000 ajudantes de obras (1º grau)
2.500 soldadores - Mig-Mag,Navais, Eletrodos (2º grau)
900 caldeireiros
50 motoristas de caminhão e empilhadeira (2º grau)
20 tratoristas (2º grau)
10 engenheiros
10 arquitetos
30 estagiários de Arquitetura e Engenharia
50 estagiários de Petróleo e Gás
20 mecânicos (2º grau técnico)
40 auxiliares de mecânico (2º grau)
50 mestres de obras (2º grau)
100 pintores
500 pedreiros
50 eletricistas
100 carpinteiros
20 encanadores
20 encarregados
10 guincheiros
10 administradores de empresas
10 agentes administrativos (2º grau)
10 assistentes administrativos (3º grau)
10 técnicos administrativos (2º grau)


Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 18/05/2011

Maquiagem e cabeleireiro de graça para moradores do Imburo.

Os cursos de maquiagem e cabeleireiro promovidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé vêm rendendo bons resultados no município. Além dos participantes das aulas, a comunidade também sai lucrando com os serviços itinerantes no município.

Nesta quarta (18), das 14h às 17h, os moradores do Aterrado do Imburo vão ser beneficiados com os serviços de corte de cabelo, sobrancelha e maquiagem, realizados pela equipe de professores. A comunidade vai receber ainda os serviços nos dias oito de junho e seis de julho. As atividades acontecem na sede da Associação de Moradores da comunidade.

A localidade de Cajueiros também será beneficiada com os mesmos serviços no próximo dia 24, das 14h às 17h, num trabalho solidário em parceria com a Ong Rosa de Saron e Vida, próximo à Escola de Samba Princesinha. Os serviços também acontecem nos dias 14 de junho e 12 de julho.

- Essa é uma atividade muito interessante promovida pela prefeitura e atende às pessoas que têm dificuldade de saírem da comunidade e até pagar por esses serviços. É uma forma de os alunos praticarem o que vêm aprendendo nos cursos — ressalta o secretário da pasta, Marcos Crespo.

Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 17/05/2011

Secretaria de Trabalho e Renda inicia curso de Recepcionista



Noções de cidadania, marketing pessoal, ética profissional, Língua Portuguesa e outras disciplinas serão ministradas no Curso de Recepcionista que teve início nesta terça-feira (17), na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre). Trinta e cinco alunos estão inscritos no curso, que visa qualificar o profissional para o mercado de trabalho no município.

- Existe uma preocupação por parte do prefeito e sua equipe para preparar essa mão de obra para conseguir as melhores oportunidades na região, visto que muitas vagas são oferecidas a pessoas de foram, porque não há qualificação o suficiente. Essa é uma forma da Secretaria de Trabalho e Renda buscar beneficiar a população, com cursos de qualidade. Só vamos dar o certificado de conclusão de curso para quem realmente estiver preparado para o mercado — afirmou o secretário, Marcos Crespo.

O curso, ministrado pela instrutora Euzinéia Santuchi, tem duração de 80 horas e as aulas acontecem sempre as terças e quintas, das 9h às 11h. “Quem tiver oportunidade e tempo para se dedicar, estamos oferecendo também, curso de inglês básico. Para essa profissão, e qualquer outra, na verdade, é necessário ter essa segunda língua, que abre portas e é um diferencial”, observa o secretário.

Tammy dos Santos Souza, de 28 anos, é uma das alunas que iniciou o curso pensando em entrar de cabeça nesse mercado. “Sempre trabalhei com o público, e vi que eu gosto dessa área. Aproveitei o curso oferecido pela prefeitura porque é uma oportunidade muito boa. Também já me matriculei no inglês e quero seguir até o fim”, diz a jovem.

Marilene Maria da Silva de Araújo, 36 anos, também quer aproveitar a oportunidade para se qualificar. “Nunca tinha pensado em fazer esse curso em específico, mas quando soube da oportunidade, vi que não podia perder. Vejo que terei mais chance de conseguir algo melhor”, acredita.

Esse é o terceiro curso de recepcionista promovido pela Semtre nos últimos dois anos. Já foram promovidos, também cursos de soldador, eletricista, profissionais de Recursos Humanos, Logística, inglês, cabeleireiro, maquiagem, montador, mecânico de motores navais e operador de solda.

Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 17/05/2011

Prefeitura recebe currículos para vagas temporárias na Brasil Offshore

Quem quiser tentar uma oportunidade para trabalho temporário na sexta edição da Brasil Offshore (Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás), deve deixar um currículo com foto na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Um balcão específico para as oportunidades da feira vai ser criado no local.

- Recebemos alguns currículos por e-mail, mas, com a proximidade da realização da feira, entendemos que, o posto de recebimento montado dessa forma, vai agilizar ainda mais o processo de seleção. Já temos 6.600 pessoas inscritas, e creio que esse número vai aumentar muito mais — acredita o secretário da pasta, Marcos Crespo, lembrando que durante o evento, a secretaria vai estar presente no local com os cadastros para atender a demanda das empresas participantes durante o evento. “Este ano, estaremos em um espaço com mais visibilidade para atender a mais empresas e valorizar a mão de obra local”, diz.

As vagas mais procuradas pelas empresas para a fase inicial do evento são montador de andaime, montador de estande, eletricista, carpinteiro, chapista e vidraceiro. Já durante a Feira, as vagas mais procuradas são: garçom, auxiliar de serviços gerais, serviço de Buffet e recepcionistas, que devem ter boa aparência e serem bilíngües.

- Aliás, ser bilíngüe é um diferencial, já que teremos muitas empresas estrangeiras, então, pessoas que falem inglês, alemão, espanhol e mandarim podem ter muitas chances. E aqueles que não tiverem um currículo, podem utilizar a lan house da secretaria que atende com esse serviço gratuitamente — observa o secretário.

A Feira Brasil Offshore, que em 2011 comemora 10 anos de existência, vai ser promovida entre os dias 14 e 17 de junho, no Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé.

Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 17/05/2011

Curso de recepcionista começa nesta terça-feira na Secretaria de Trabalho e Renda

Têm início nesta terça-feira (17) as aulas do curso de recepcionista, promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre). Trinta e cinco alunos participam da aula inaugural, a partir das 9h, no auditório da secretaria. As aulas, que têm como instrutora a profissional Euzinéia Santuchi, vão acontecer sempre as terças e quintas, das 9h às 11h, com previsão de término para o dia 28 de julho.

Esse é o terceiro curso de recepcionista promovido pela Semtre nos últimos dois anos e visa buscar a qualificação dos moradores de Macaé para se prepararem para o mercado de trabalho.

- Já formamos soldadores, eletricistas, profissionais de Recursos Humanos, Logística, inglês, cabeleireiros, maquiadores, montadores, mecânicos de motores navais e operadores de solda, sempre buscando a especialização das pessoas para ocuparem as vagas, informa o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.

Serviços itinerantes – Os cursos de maquiagem e cabeleireiro vêm rendendo frutos na comunidade. Além dos participantes das aulas, a população também sai lucrando com os serviços itinerantes no município. Nesta quarta (18), das 14h às 17h, os moradores do Aterrado do Imburo vão ser beneficiados com os serviços de corte de cabelo, sobrancelha e maquiagem, realizados pela equipe de professores. A comunidade vai receber ainda os serviços nos dias 08 de junho e 06 de julho. As atividades acontecem na sede da Associação de Moradores da comunidade.

A localidade de Cajueiros também será beneficiada com os mesmos serviços no próximo dia 24, das 14h às 17h. Os serviços serão realizados na Ong Rosa de Saron e Vida, próximo à Escola de Samba Princesinha. Os serviços também acontecem nos dias 14 de junho e 12 de julho.

Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 16/05/2011

Prefeitura divulga novas vagas de emprego na cidade para a próxima segunda-feira

A Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) da Prefeitura de Macaé divulga para a próxima segunda-feira (16) uma nova lista de vagas de emprego na cidade. Ao todo são 719 vagas. Para se cadastrar, basta levar currículo e documentos para concorrer a uma das vagas oferecidas. A inscrição é totalmente grátis.

Os documentos necessários para o cadastro na Semtre são (originais e cópias): currículo atualizado, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3x4.

Os trabalhadores cadastrados passam por critérios estabelecidos para serem encaminhados às empresas conveniadas de acordo com o perfil pessoal e da vaga. E quem estiver habilitado, é imediatamente contratado para a vaga escolhida.

Os interessados devem comparecer à Secretaria de Trabalho e Renda, situada à Rua Dr.Télio Barreto, 28, Centro da cidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones são (22) 27624518 (22) 27624518, 27624740, 27726495 e 27726845.


VAGAS:
AÇOUGUEIRO - 3
AÇOUGUEIRO (TEMPORÁRIO) - 1
AJUDANTE DE PADEIRO - 1
AJUDANTE DE PEDREIRO - 1
ANALISTA DE ALMOXARIFADO - 1
APONTADOR/FERRAMENTEIRO - 1
ASSISTENTE DE LOGÍSTICA - 3
ASSISTENTE DE MANUTENÇÃO - 1
ATENDENTE - 1
ATENDENTE (FARMÁCIA)- PARA CÓRREGO DO OURO - 1
ATENDENTE (PADARIA) - 3
ATENDENTE DE BALCÃO - 2
ATENDENTE DE HOSPEDAGEM - 1
AUXILIAR DE AÇOUGUEIRO - 1
AUXILIAR DE BANHO E TOSA (PET SHOP) - 1
AUXILIAR DE CABELEIREIRO - 1
AUXILIAR DE COMPRAS - 1
AUXILIAR DE COZINHA - 17
AUXILIAR DE COZINHEIRA - 1
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL - 2
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - 10
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (CHOPPERIA) - 1
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (HOTEL) - 4
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (RESTAURANTE) - 6
AUXILIAR FINANCEIRO (CONTABILIDADE) - 1
AUXILIAR TÉCNICO - 1
BABÁ (PARA DORMIR NO LOCAL) - 1
BABÁ(PARA DORMIR) - 1
BALCONISTA (FARMÁCIA) - 2
BALCONISTA (LANCHONETE) - 2
BALCONISTA (PADARIA) - 1
BALCONISTA (PEÇAS) - CÓRREGO DO OURO - 1
BARBEIRO - 1
BOMBEIRO HIDRÁULICO - 1
BORRACHEIRO - 2
CABELEIREIRA (O) - 1
CAMAREIRA (HOTEL) - 1
CARPINTEIRO DE FORMA - 2
CASEIRO (AGRICULTURA) - 1
CHAPEIRO - 1
CONFEITEIRO (A) - 2
CONFERENTE - 2
COORDENADOR DE CONTRATOS - 1
COPEIRO - 1
CORRETOR IMOBILIÁRIO - 1
CORTADEIRA(COSTUREIRA) - 1
COSTUREIRA - 1
COSTUREIRA (ALTA COSTURA) - 1
COZINHEIRA - 3
COZINHEIRA (O) - 1
COZINHEIRO - 10
COZINHEIRO (A) - 1
COZINHEIRO (HOTEL) - 1
COZINHEIRO GERAL - 1
COZINHEIRO MARÍTIMO - 9
COZINHEIRO OFFSHORE - 1
CUIDADOR ( PORTADOR DE NECESSIDADES) - 1
CUMIM - 1
CUMIN - 4
DEPILADORA - 1
DESENHISTA - 1
DESIGNER GRÁFICO - 2
DIVULGADOR EXTERNO - 1
DOMÉSTICA - 3
DOMÉSTICA PARA DORMIR - 1
ELETRICISTA AUTOMOTIVO - 1
ELETRICISTA DE MOTOR DIESEL - 1
ENCANADOR HIDRÁULICO - 3
ENGENHEIRO ELETRICISTA - 1
ESCOVISTA - 1
ESTAGIÁRIO -ENGENHEIRO CIVIL - 1
ESTETICISTA - 1
ESTETICISTA (DRENAGEM E LIMPEZA DE PELE) - 2
FARMACÊUTICO - 1
FISCAL DE LOJA - PESSOA COM DEFICIÊNCIA (SUPERMERCADO) - 10
FISCAL DE SALÃO - 1
GARÇOM - 15
GARÇOM (PIZZARIA) - 2
GARÇOM/CUMIN - 2
GARÇONETE - 1
GERENTE (PADARIA) - 2
GERENTE COMERCIAL - 1
INSPETOR DE PINTURA NÍVEL II - 1
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA (PARA RIO DAS OSTRAS) - 1
INSTRUTOR DE WEB DESIGN (PARA RIO DAS OSTRAS) - 1
INSTRUTOR INGLÊS E/OU PORTUGUÊS (CURSO DE IDIOMAS) - 4
LANTERNEIRO - 1
LAVADOR DE VEÍCULOS - 1
MANICURE - 5
MANOBRISTA - 30
MARCENEIRO - 1
MECÂNICO (MOTOS) - 1
MECÂNICO AR CONDICIONADO - 1
MECÂNICO AUTOMOTIVO (MÁQUINAS PESADAS) - 1
MECÂNICO AUTOMOTIVO (VEÍCULOS PESADOS) - 4
MECÂNICO DE SUSPENSÃO - 3
MECÂNICO DIESEL (CAMINHÕES) - 1
MECÂNICO EM REFRIGERAÇÃO (PARA RIO DAS OSTRAS) - 1
MÉDICO DO TRABALHO - 1
MENSAGEIRO (HOTEL) - 1
MONTADOR DE MÓVEIS - 1
MOTOBOY - 3
MOTOBOY (PADARIA) - 1
MOTORISTA MUNK - 3
MOTORISTA C - 1
MOTORISTA C / D - 1
MOTORISTA D - 7
MOTORISTA D / E - 10
MOTORISTA E - 2
MOTORISTA EXECUTIVO - 1
MOTORISTA MUNK - 2
NUTRICIONISTA - 1
OPERADOR DE CAIXA - 3
OPERADOR DE CEIFADEIRA - 20
OPERADOR DE HIDROJATO (HIDROJATISTA) - 25
OPERADOR DE PLATAFORMA ARTICULADA - 1
OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA - 1
OPERADOR DE SUPERMERCADO - 20
OPERADOR DE TELEMARKETING - 200
OPERADOR DE TELEMARKETING-PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 10
PADEIRO - 2
PADEIRO (OFFSHORE) - 3
PEDREIRO - 25
PINTOR AUTOMOTIVO - 3
PINTOR HIDROJATISTA - 25
PODÓLOGO - 3
POLIDOR AUTOMOTIVO - 1
PORTEIRO - 1
PREPARADOR AUTOMOTIVO - 1
PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA - 1
PROMOTOR DE VENDAS EXTERNO (COM VEÍCULO PRÓPRIO) - 5
PROPAGANDISTA (FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO) - 1
RECEPCIONISTA - 2
RECEPCIONISTA (HOTEL) - 1
RECEPCIONISTA (POUSADA) - 1
RECEPCIONISTA, EM GERAL - 1
SALADEIRA - 2
SALGADEIRO - 2
SALONEIRO - 3
SECRETÁRIA - 1
SECRETÁRIA BILINGUE - 1
SEPARADOR (RANCHO) - 1
SERVENTE DE OBRAS - 4
SERVENTE DE PEDREIRO - 10
SUPERVISOR - 1
SUPERVISOR DE VENDAS EXTERNAS - 1
TÉCNICO DE INFORMÁTICA - 1
TECNICO DE MANGUEIRA HIDRAULICA DE ALTA E BAIXA PRESSÃO - 1
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - 2
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES PREDIAL - 1
TÉCNICO EM INFORMÁTICA (HELPDESK) - 1
TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO - 1
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES (ELETRÔNICO JUNIOR) - 10
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES (ELETRÔNICO PLENO) - 8
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES (ELETRÔNICO SENIOR) - 7
VENDEDOR - 3
VENDEDOR (AUTÔNOMO) - 1
VENDEDOR (BALCONISTA) - 1
VENDEDOR (CONSÓRCIOS) - 4
VENDEDOR EXTERNO - 8
VENDEDOR(A) - 1
VENDEDOR(RAMO DE TRANSPORTES) - 2
VENDEDORA - 1
VENDEDORA (LOJA DE CALÇADOS) - 2
VENDEDORA (LOJA VESTUÁRIO FEMININO) - 2
VENDEDORA (VESTUÁRIO FEMININO) - 5


Fonte: ww.macae.rj.gov.br
Data: 13/05/2011

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seis mil currículos já foram cadastrados para Brasil Offshore.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda já contabiliza mais de seis mil currículos cadastrados para trabalho temporário na Brasil Offshore, feira de petróleo e gás que acontece entre os dias 14 e 17 de junho, no centro de convenções Jornalista Roberto Marinho Macaé Centro. O cadastro começou há dois meses, é específico para o evento e atenderá às empresas que necessitem de mão de obra local durante a feira.
Recebemos muitos elogios em 2009 quanto a qualidade da mão de obra que encaminhamos, inclusive de estrangeiros que participaram do evento. A facilidade que este serviço da secretaria proporcionou para as empresas foi a responsável pelo sucesso desta inovação da prefeitura. Na época, as empresas tiveram que contratar trabalhadores na véspera do evento e no primeiro dia da feira, por não conseguirem hospedagem na cidade para os funcionários. Para este ano, abrimos as inscrições para a Brasil Offshore bem antes do evento, e esperamos encaminhar um bom numero de trabalhadores do município – explicou o Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo.
Faltando quase um mês para abertura da terceira maior feira de petróleo e gás do mundo, os interessados em conseguir uma vaga de trabalho temporário ou ganhar um dinheiro extra, ainda podem mandar seu currículo para o e-mail: semtre@macae.rj.gov.br, ou procurar a Semtre, que fica na Rua Dr. Télio Barreto, 28, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Se a pessoa já está cadastrada na Secretaria de Trabalho e Renda, só é necessário mandar o CPF para a localização do cadastro e sua disponibilização no Banco de Currículos para a Brasil Offshore.
A maior procura é para profissionais bilíngües, principalmente recepcionistas e tradutores. Além de inglês e espanhol, o alemão e até o mandarim são algumas das línguas estrangeiras requisitadas para os profissionais que querem trabalhar no evento.

Fonte: o Diário da Costa do Sol
Data: 11/05/2011

Prefeitura recebe seis mil inscrições para vagas na Brasil Offshore


Mais de seis mil pessoas já se inscreveram para conquistarem uma vaga nos trabalhos temporários na Brasil Offshore, o evento que este ano comemora 10 anos de existência e acontece entre os próximos dias 14 e 17 de junho, no Centro Municipal de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé.

Ainda dá tempo de se inscrever. Os currículos para quem deseja participar da feira, principalmente profissionais bilíngües, podem ser enviados para o email semtre@macae.rj.gov.br. O secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, comemora o número de inscritos e acredita que até o início do evento, o número tende a aumentar.

- O cadastro para os interessados em arrumarem um trabalho temporário no evento já está sendo realizado há dois meses. E durante o evento, a secretaria vai estar presente no local com os cadastros para atender a demanda das empresas participantes. Esse sistema foi implantado na última edição da feira e teve uma aceitação grande. Este ano, estaremos em um espaço com mais visibilidade para atender a mais empresas, valorizando a mão de obra local — afirma.

Crespo observa que a Semtre, que possui mais de 90 mil currículos no banco de dados, tem disponibilizado mão de obra para todos os eventos que acontecem no município, inclusive eventos de iniciativa privada. O secretário acrescenta que, aqueles que já tiverem o cadastro no Semtre podem enviar apenas o número do CPF pelo email, que o currículo será direcionado aos empregadores da Feira.

As vagas mais procuradas pelas empresas para a fase inicial do evento são montador de andaime, montador de estande, eletricista, carpinteiro, chapista e vidraceiro. Já durante a Feira, as vagas mais procuradas pelas empresas são garçom, auxiliar de serviços gerais, serviço de Buffet e recepcionistas, que devem ter boa aparência e serem bilíngües.

- Aliás, ser bilíngüe é um diferencial, já que teremos muitas empresas estrangeiras, então, pessoas que falem inglês, alemão, espanhol e mandarim têm muitas chances, observa o secretário.

Semtre na Offshore – A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) vai estar presente durante toda edição da Feira Offshore, direcionando, de forma dinâmica e prática, candidatos às empresas participantes do evento. “Vamos ter um balcão de currículos no evento, porque o principal é aproveitar e valorizar a mão de obra local. Já são dois mi empregos diretos e indiretos, nos serviços básicos do evento e esses números vão aumentar ainda mais”, comemora o secretário, acrescentando que na feira, a Semtre vai ser representada por uma réplica de plataforma de petróleo em aço inox, que vai ser instalada em um grande aquário. “Trata-se de um trabalho muito interessante e acredito que todos os participantes vão gostar”, diz.

Oportunidades e criação da Escola de Qualificação do Trabalhador de Macaé – As firmas terceirizadas que prestam serviço para Petrobras já estão buscando profissionais no banco dados da Semtre. O trabalho favorece, não apenas a mão de obra local, mas facilita o trabalho da Petrobras, por exemplo, que orienta as empresas terceirizadas a encontrem candidatos em um só local.

- O que temos que buscar agora é aumentar a qualificação da mão de obra e os índices de escolaridade para atender a essas procuras. O prefeito Riverton Mussi já separou uma área no Lagomar e aprovou orçamento para a implantação da Escola de Qualificação do Trabalhador de Macaé, visando essa qualificação — observa Crespo.

Feira Itinerante no Imburo – O secretário lembra que, ainda esse mês, a Semtre vai a realizar mais três edições da Feira Itinerante de Integração, que oferece serviços diversos à população. Nos próximos dias 18 de maio, oito de junho e seis de julho, a comunidade do Aterrado do Imburo. Os serviços oferecidos são: corte de cabelo e emissão da Carteira de Identidade. As edições da Feira Itinerante acontecem sempre uma vez por mês em diversas localidades do município.

Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 11/05/2011

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Macaé integra Fórum Permanente de Trabalho e Renda

Macaé é um dos cinco entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, selecionados para o Fórum Permanente de Secretários Municipais de Trabalho e Renda do Estado, que visa estreitar interlocução das prefeituras com o Estado e Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego.

A seleção aconteceu durante uma reunião comandada pelo Secretário de Estado de Trabalho e Renda (Setrab), Sérgio Zveiter, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ), onde participaram secretários e representantes municipais de Trabalho e Renda do Estado.

Além de Macaé, Nova Iguaçu, Búzios, Caxias e Teresópolis integram a comissão que vai agendar novas reuniões. A primeira delas já acontece no próximo dia 27, em Búzios, com a presença do ministro de Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Na ocasião, serão desdobradas as sugestões para melhorias no sistema de políticas públicas voltadas para o trabalhador no Estado. Entre as novidades, está a implantação, pelo Ministério de Trabalho e Emprego, de um novo sistema de controle de vagas de emprego nos próximos meses.

Na reunião no Rio, o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, apresentou algumas ações da Secretaria no ano de 2010 e ressaltou a importância desse apoio do Estado e Governo Federal para sanar alguns problemas referentes à geração de trabalho e renda nos municípios. Crespo entregou a Zveiter - eleito presidente do Fórum - um relatório com metas e resultados registrados na referida pasta.

Segundo Crespo, as ações implementadas pela prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, são citadas durante eventos do porte, como exemplos positivos de gestão. “Os projetos desenvolvidos em Macaé estão servindo de modelo para outros municípios”, ressaltou.

Depois de Búzios, as cidades de Nova Iguaçu e Macaé serão sedes para novos encontros, que visam potencializar ainda mais o trabalho na geração de empregos e renda no Estado. Painéis de discussão serão apresentados por especialistas, tendo com meta principal a reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nos municípios, além de novos convênios e novas formas de gestão.

Projetos – Entre as propostas que serão discutidas nos encontros, está a implantação de cursos de qualificação em diversas áreas, sempre em parceria com o Estado e a União, com preferência de atuação em áreas carentes e ao fator preponderante de cada município, tirando como base e economia local e às especialidades das empresas instaladas. A idéia é contemplar a vocação econômica de cada área do Estado.

- Cada município desenvolve ações para melhorias profissionais de seus munícipes e ainda não foram atingidas as metas básicas de aproveitamento da mão de obra local, ressalta o secretário Marcos Crespo.



Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 10/05/2011

Empregos: prefeitura firma parceria com a Petrobras


Macaé obteve mais uma conquista para quem está à procura de emprego nas empresas ligadas ao petróleo. Nesta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) firmou uma parceria com a Petrobras, com o objetivo de aumentar a as chances para quem almeja uma vaga no mercado de trabalho, principalmente na área offshore.

Na parceria, os currículos que diariamente são deixados na Petrobras serão repassados para o cadastro da Semtre, que encaminha os interessados às vagas disponíveis em seu balcão de empregos. Ao mesmo tempo, as empresas prestadoras de serviço da Petrobras vão disponibilizar para a Semtre as suas vagas disponíveis.

- Muitas vezes, quando a Petrobras fecha o contrato com alguma prestadora de serviços, a empresa tem dificuldade em recrutar a mão de obra necessária. Nosso papel será o de facilitar a vida destas empresas, disponibilizando o nosso banco de currículos, explica o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.

O gerente de Comunicação e Segurança da informação da Petrobras, Lincoln Weinhardt, acompanhou de perto o processo de captação de vagas de emprego e de encaminhamento da mão-de-obra oferecidos pela Semtre, e elogiou a estrutura montada na Secretaria.

- Os setores estão muito bem estruturados. Com a parceria com a prefeitura de Macaé, também queremos diminuir a demanda de currículos que são enviados diariamente para a Petrobras e unificar tudo na Semtre. Isso com certeza será bom para as empresas instaladas em Macaé e para quem deseja uma vaga na área. Para trabalhar na Petrobras só mesmo através de concurso, mas empresas terceirizadas têm sempre uma grande demanda por profissionais qualificados, explicou o gerente de Comunicação da Petrobras.

Marcos Crespo disse que firmar uma nova parceria com a Petrobras é uma mais conquista para o município.

- Essa conquista confirma toda a dedicação e transparência de um trabalho contínuo da nossa equipe. Estou satisfeito com essa parceria, que vai aumentar ainda mais a oferta de vagas e as chances de quem procura por um emprego, ressaltou o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.

Em 2010, Macaé ficou em segundo lugar em empregabilidade nacional, de acordo com a Firjan. Só a Secretaria de Trabalho e Renda conseguiu encaixar 55 mil pessoas no mercado de trabalho, todas com carteira assinada. Neste ano, 15.111 pessoas já conseguiram emprego através da Semtre.

A secretaria de trabalho e renda possui uma Lan Hause pública, cedida pela secretaria de Tecnologia e Informação para a população preparar o currículo. O processo seletivo conta aproximadamente cinco salas.

Os interessados devem comparecer à Central do Trabalhador de Macaé, situada à Rua Dr.Télio Barreto, 28, Centro da cidade. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os telefones são (22) 27624518 (22) 27624518, 27624740, 27726495 e 27726845. Os documentos necessários para o cadastro na Central são (originais e cópias): currículo atualizado,carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3x4. O cadastro é gratuito.


Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 03/05/2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maior parte das domésticas ainda trabalham sem carteira assinada.


De acordo com o balanço emitido pelo governo, através da Secretaria Especial de Políticas para mulheres, a maior parte das profissionais do lar, que são encaminhadas para atuarem enquanto domésticas, acabam se tornando diaristas.
Isso se deve a facilidade que as mesmas julgam ter nessa condição, visto que o vinculo empregatício nessa modalidade não se confirma. Uma vez optando por serem profissionais com carteira assinada, elas alegam que teriam encontra partida a desvantagem de abdicar de uma rotina flexível na qual se conciliava as atividades de suas residências, com o serviços realizados em dias e horários alternados. Sem ter que necessariamente cumprir a carga horária de 40 horas semanas.
Essa triste estatística salienta o quanto essa classe ainda desconhece os seus direitos, e também como essa aparente vantagem alegada pela mesmas, pode ser convertida em eventual prejuízo e dano para se estabelecer futuramente seus direitos trabalhistas.
Por não terem carteira assinada, afiançando os seus vínculos com algumas instituições, as profissionais não conseguem oportunidades de empregos melhores do que as quais se submetem, como diaristas, isso se deve a falta de algo que venha comprovar que exerciam seguramente suas funçoes.
O mesmo relatório que comprova o contigente de 70% que não se apresentam carteira assinada demonstra enquanto argumento que a maior parte da categoria ainda não tem os direitos trabalhistas reconhecidos na prática.
Atualmente existe no país cerca de sete milhões de empregados domésticos, dos quais 95% são mulheres. Outros problemas que elas também vem enfrentando são as constantes vítimas de intolerância racial, assédio moral e sexual.
Na cidade de Macaé estimasse que por mês sejam encaminhadas 21 empregadas domésticas, para atuarem em residências na localidade. Antes de receberem as cartas de encaminhamento, elas passam por uma triagem feita por uma equipe multidiciplinar da Secretária de Trabalho e Renda, que é composta por psicólogas, assistentes sociais e um contador. Esses profissionais esclarecem as dúvidas e fazem uma minuciosa seleção do candidato, para a então direciona-lo para a vaga.
“Atendemos de 700 a 850 pessoas por dia, só no inicio desse ano já empregamos 15.111 pessoas. Mais as faltas de qualificação, ainda é o maior empecilho para a nossa cidade. Na lista dos municípios que mais empregam no estado, só perdemos para a capital, isso demosntra a capacidade de gerar emprego e renda da nossa região. O que falta mesmo, é mão de obra qualificada, argumento o secretário de trabalho e renda”, Marcos Crespo.

Fonte: Diário da Costa do Sol
Data:04/05/2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Macaé tem recorde de empregos gerados


Os trabalhadores têm hoje um motivo a mais para comemorar o 1º de maio – o Estado do Rio comemora a sua melhor fase na área e chega ao mês de maio com recorde de empregos. Em Macaé, a situação não é diferente: a cidade também vive um recorde no setor e já superou os números do ano passado.
Em todo estado, foram 23.883 empregos formais registrados no três primeiros meses do ano. Já em Macaé, a secretaria de Trabalho e Renda registra mais de 15 mil trabalhadores com carteira assinada. Para o secretário Marcos Crespo , a tendência é que estes números só aumentem.
“A cidade vive o boom do pré-sal e os investimentos atraem cada vez mais empresas para cá. Hoje, segundo dados do Caged ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, Macaé é a segunda cidade em geração de trabalho, só perdendo para a capital”, ressaltou. O setor que mais empregou este ano foi o de prestação de serviços, ficando em segundo lugar a construção civil.
Segundo Crespo, a Central do Trabalhador, administrada pela secretaria de Trabalho e Renda, disponibiliza diariamente cerca de 800 vagas, mas a maioria não é preenchida por falta de mão de obra qualificada: “Apesar dos investimentos feitos, como cursos de inglês e em outras áreas, a cidade ainda é carente em vários setores”, acredita.
Falta de qualificação ainda preocupa - A grande oferta de vagas e a falta de qualificação faz com que a maioria das oportunidades de empregos sejam ocupadas por pessoas que não são originárias da cidade, o que faz o secretário defender mais investimentos para a população local seja a principal beneficiada: “Precisamos melhorar o nível de qualificação, escolaridade, entre outros. Macaé cresce em uma velocidade grande e a cidade não consegue absorver toda essa demanda”, explicou Crespo.
Apesar dos pontos positivos em relação à geração de empregos, nenhuma medida que o governo tome se torna suficiente para atender as necessidades da população: “Como não temos controle sobre o direito de ir e vir das pessoas, não conseguimos atender essa demanda. Tudo o que o governo municipal planeja acaba ficando aquém das necessidades”

Fonte: Diário da Costa do Sol
Data: 03/05/2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Macaé lidera geração de empregos com carteira assinada no Brasil.


A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) vem desempenhado um papel muito importante na vida dos trabalhadores de Macaé e Região, com serviços gratuitos que só beneficiam a população e adiantam a burocracia do dia a dia no mercado de trabalho. Em especial neste domingo (1), Dia do Trabalho, a Semtre tem muitos motivos para comemorar.
Inicialmente comemorando o fato de que Macaé bate todos os recordes na geração de empregos. Segundo Marcos Crespo, secretário de Trabalho e Renda, essa informação procede porque existem investimentos públicos em áreas de desenvolvimento econômico e social que atraem ainda mais empresas a se instalarem em Macaé. “Existe uma quantidade muito grande de vagas de emprego disponíveis no mercado macaense. Nos três primeiros meses desse ano, por exemplo, Macaé já ultrapassou a marca de 2010, contrariando inclusive, as expectativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ou seja, Macaé vem na contra mão, mostrando que tem diferencial, superando os dados apontados por pesquisas”, explicou Marcos Crespo.
Os dados oficiais indicam que nos meses de janeiro, fevereiro e março, exatamente 15.111 profissionais foram admitidos com carteira assinada. Partindo destes números, o secretário conclui que até o final do ano, seja possível ultrapassar a marca de 60 mil empregos com carteira assinada em Macaé. “Em 2010, durante todo o ano foram registrados 55 mil admissões, se até agora temos mais temos um número superior a 15 mil, só podemos elevar também as nossas expectativas”.


Divulgação de Vagas de emprego / Balcão de empregos


Diariamente, a Trabalho e Renda, por meio da Central do Trabalhador de Macaé (CTM) divulga entre 700 e 800 vagas de empregos. Diante desta realidade, conclui-se que Macaé atualmente tem mais vagas de empregos disponíveis do que profissionais para preenche-las. Marcos Crespo explica a principal causa do desemprego no município. “Por que existe desempregados em Macaé? Porque falta a qualificação de mão de obra. Mesmo com todos os investimentos públicos, com todas as vagas disponibilizadas pelas empresas terceirizadas, muitas vagas não são ocupadas por não existir profissionais qualificados”, completou.


Falta mão de obra qualificada no mercado


Por ano, Macaé inscreve entre 2 e 3 mil CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o que significa que a mesma quantidade de empresas estão sendo abertas, de maneira legalizada, mas ainda assim faltam muitos profissionais que tenham um certificado de curso de qualificação. Com base no banco de dados da Secretaria de Trabalho e Renda, é possível saber quais são os profissionais que estão desaparecendo do mercado de trabalho macaense, são eles: técnicos, em todas as áreas, de um modo geral; engenheiros; pedreiros, marceneiros, carpinteiros e muitos outros. Após alguns estudos realizados, a Semtre chegou a conclusão de que para trabalhar, o profissional precisa ser qualificado, precisa mostrar o diferencial.


Conheça os setores que mais empregam


Em qualquer área, seja para qualquer cargo, as empresas se mostram cada vez mais exigentes. Para conseguir a vaga tão desejada é preciso mais que sorte, é preciso experiência comprovada, compreender a teoria da profissão, lidar com público e mais, atender ainda uma extensa lista de pré-requisitos básicos para garantir a vaga. Em Macaé, os setores que mais empregam são:
1º lugar – Serviços – que corresponde a áreas como academias, laboratórios, padarias, sapatarias, pet shops, complexos bancários e médicos, entre outros; 2º lugar – Comércio; 3º lugar – Construção Civil e 4º lugar, a Indústria de Transformação.


Macaé a longo prazo, na visão da Trabalho e Renda


Numa visão futurista, a Secretaria de Trabalho e Renda enxerga Macaé de uma forma muito mais desenvolvida. Daqui a aproximadamente 5 anos, a expectativa é de que a Prefeitura Municipal já tenha conseguido construir o Colégio do Trabalhador, no bairro Lagomar.
Marcos Crespo completa ainda, que para que o progresso realmente seja como o esperado, os trabalhadores de Macaé devem melhorar os histórico escolar e as empresas precisam ter consciência de que está mais do que na hora de se criar um “pulmão” de mão de obra. “Infelizmente estamos falando não só de Macaé, mas a nível de Brasil”, finalizou.


Serviços que a Semtre oferece a população


Atualmente a Semtre conta com inúmeros serviços, disponíveis diariamente aos munícipes, distribuídos em diversos setores de atendimento especializado. São: setor destinando aos jovens; setor destinado às domésticas e diaristas; atendimento psicológico e de assistência social; contadores para orientar os pequenos empreendedores; equipe de captação de vagas no mercado de trabalho; salão que será responsável por emitir carteiras de trabalho e seguro desemprego; encaminhamento do trabalhador para as empresas; lan house, para que os trabalhadores façam seus currículos, inclusive com foto e imprimam na hora; pedagogas que oferecem oficinas sobre como se comportar em entrevistas de emprego; salão de beleza que realizam cortes de cabelo, sobrancelha e maquiagem para as mulheres se apresentarem nas empresas (apenas para os desempregados); palestras informativas a cerca do mercado de trabalho; setor de aqruivo de currículos, onde mais de 90 mil trabalhadores de Macaé e Região estão cadastrados; funcionários treinados do cartório eleitoral para atendimento; convênio com a Defensoria Pública para emissão de segunda via e certificados, como de casamento, óbito, entre outros.
Em maio será inaugurado o salão que passará a emitir os documentos de carteira de identidade. Será um setor destinando apenas a esse tipo de serviço.


O que a Trabalho e Renda representa para Macaé?


“A Semtre é hoje a segunda casa do trabalhador”.

Fonte: Jornal O Debate
Data: 01/05/2011