segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalho e Renda: Mais uma parceria para cursos de qualificação





A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, amplia mais uma vez as ofertas de qualificação profissional. Dessa vez na área de gestão de projetos com o curso de MS-Project. A parceria foi fechada nesta segunda-feira (29) com a Bessa Consultoria, durante reunião na sede da Trabalho e Renda. O próximo passo será a assinatura do termo de cooperação técnica entre o governo e a empresa.

Participaram do encontro o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo; Luiz Bessa, consultor e dono da empresa; o Capitão Robson Galhardo, Delegado da Capitania dos Portos de Macaé; e o Assessor Especial da Trabalho e Renda, Rogério Manoelito.

Segundo Marcos Crespo, esta qualificação não existe em Macaé. “Este curso não é oferecido de maneira gratuita no município, e nosso objetivo é suprir as necessidades, em termos de qualificação, dos profissionais da cidade. Fiquei contente com essa intermediação do Capitão Galhardo, que permitirá ampliar a gama de serviços que a prefeitura oferece através de empresas e órgãos parceiros”, destaca.

Segundo Bessa os cursos serão oferecidos no turno da noite. “Queremos permitir que todos tenham acesso a essa curso. E para quem trabalha, o período noturno é o melhor. Vamos oferecer primeiro o curso de MS-project, e mais para frente o Primavera P6, que aborda, e outro sobre Gerenciamento de Projetos”, detalhou.

O curso do MS-Project tem como objetivo capacitar o profissional no setor de gerenciamento de Projetos no que diz respeito a prazo, recursos, custo do projeto, além do planejamento, execução e controle adequado do projeto. Além disso, busca desenvolver nos participantes o conhecimento e capacidade de gerenciar projetos de qualquer porte utilizando o software MS Project. O curso tem como público alvo gerentes, engenheiros e profissionais envolvidos em projetos de qualquer natureza.





sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Trabalho e Renda recebe treinamento para o Mais Emprego





Uma equipe da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé recebe esta semana, treinamento para utilizar o novo sistema do Ministério do Trabalho, o Mais Emprego. A capacitação teve início na terça-feira (23) e é realizada por profissionais da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro (Setrab Rio). O treinamento é dividido em duas partes, a primeira aborda como é feita a intermediação de mão de obra e como é captada a vaga. Ao todo oito pessoas participam da capacitação.

Segundo o Secretário Marcos Crespo, a implantação do Mais Emprego vai permitir um atendimento mais ágil. “O objetivo da Trabalho e Renda, além de se adequar ao novo sistema, é oferecer um serviço de excelência aos trabalhadores. Para isso, também convidamos os funcionários do atendimento ao trabalhador para participar do treinamento junto com o pessoal do Sistema Nacional de Emprego, Sine”, disse.

Dois funcionários ministram o treinamento, Ricardo Cruz, Supervisor Chefe da Setrab Rio; e Paulo Roberto, técnico da Intermediação de Mão de Obra (IMO) da Setrab. Segundo Paulo, as vagas agora estarão disponíveis a nível nacional.

- A intenção do Ministério do Trabalho é exatamente essa, permitir que todos tenham acesso a uma vaga de emprego. Por exemplo, a vaga é captada pelo posto de Macaé, mas quem estiver em outros lugares poderá se inscrever para ela. E essa vaga será administrada pelo posto que a captou, só ele pode atualizar informações, ter resposta dos encaminhamentos – explicou.

Ricardo Cruz lembra que esta é a primeira parte do treinamento. “Depois que for concluído outra equipe virá a Macaé para explicar e detalhar como será a utilização do sistema para a emissão do seguro desemprego”, finaliza.

O Mais Emprego é um sistema que reúne em um só espaço diversos serviços, entre eles, ofertas de qualificação profissional, informações sobre PIS/Abono salarial, vagas de emprego, requerimento de seguro desemprego, e outros.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Subsecretário estadual de Trabalho e Renda visita Macaé



A Prefeitura de Macaé recebeu nesta quinta-feira (18) o Subsecretário Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, Wagner Montes Filho. O objetivo da visita foi de conhecer o posto da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé, para firmar ainda mais a parceria entre estado e município. Na ocasião, foi mostrada a estrutura e também os serviços oferecidos aos trabalhadores pela secretaria, como o salão de beleza, o atendimento multidisciplinar, o posto do Sine, emissão de carteira de trabalho, mediação de mão-de-obra, entre outros serviços.

Esta foi a primeira vez que o subsecretário visitou o órgão municipal. Wagner Montes Filho se mostrou surpreso com a quantidade de serviços prestados pela secretaria de Trabalho e Renda. “A secretaria está de parabéns pela estrutura montada para atender o trabalhador de Macaé. Não imaginava que o local reunisse tantos serviços”, disse.

Um dos motivos da vinda do subsecretário ao município foi de ver o funcionamento do posto, que com a atualização do novo sistema, antes Sigae e agora o Mais Emprego, vem atender a solicitação do Secretário da pasta, Marcos Crespo, onde ficou acordado a vinda de mais computadores e materiais de expedientes, cedidos pela Setrab Rio, para atender a demanda de atendimentos diários.

De acordo com Wagner Montes Filho, o novo sistema liga o Ministério do Trabalho com o Estado e os municípios. “O Mais Emprego é um site que será acessado de maneira mais ágil e eficiente. O trabalhador vai poder acompanhar de casa as vagas de emprego que se encaixe ao seu perfil e também se manter atualizado sobre como anda o seu processo de seguro desemprego”, afirma.
Marcos Crespo ressalta ainda que os funcionários da secretaria sejam treinados para utilizar o Mais Emprego. “Os nossos profissionais participarão de um treinamento, na própria secretaria, com profissionais da Setrab Rio. Em menos de uma semana eles estarão aptos para acessar o Mais Emprego, e conforme eles forem pegando prática com o sistema, o Sigae será desativado”, explica.

Primeiro emprego: aumenta a procura pelo Jovem Aprendiz


Fonte: O Debate

Em meio as competitividades do mercado de trabalho que exige cada vez mais mão de obra capacitada, o “Programa Jovem Aprendiz” atua na inserção de jovens no mercado. Em Macaé, a procura por parte dos futuros profissionais que buscam pelo primeiro emprego aumentou com relação a 2010 e a expectativa da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) que atua em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), é de que a superação seja de aproximadamente 20%, o equivalente ao ingresso de 1.200 a mais que no ano passado.
Com o registro de grande procura por parte dos próprios jovens interessados em concorrer a uma vaga e entrar para o mercado, o Secretário da Semtre, Marcos Crespo, enfatiza a sensação de dever cumprido. “Para nós é uma satisfação muito grande atuar como mediadores desses jovens que muitas vezes são efetivados após o período de contrato de dois anos. É também uma oportunidade de conscientizarmos a população de que essa lei do jovem aprendiz veio para tirar os jovens da vulnerabilidade social”, disse.
Marcos explicou que os jovens cadastram seu currículo na Secretaria, e que eles são selecionados de acordo com as demandas emitidas pelas empresas. “Selecionamos os currículos, enviamos para e empresa solicitante que faz todo o processo seletivo com o jovem”, ressaltou.
Para Gabriela Rosa, 19 anos, que atua na Ensco (antiga Pride), uma oportunidade que jamais vai esquecer. “É o meu primeiro emprego que consegui após cadastrar o meu currículo para o Programa. Entrei no meio do ano passado e posso garantir que já aprendi e aprendo a cada dia como profissional e pessoalmente na formação do meu caráter”, enfatizou.
Gabriela contou ainda que por meio do Programa está custeando o seu curso técnico de Logística, área a qual atua na empresa, mas que os planos para o futuro é ingressar na área de química. “Química é a minha grande paixão e já no próximo ano pretendo fazer um curso técnico e posteriormente o curso de engenharia química”, explicou.
A estudante deixou um recado para os futuros jovens aprendizes: “Aproveitem a oportunidade. Ela é única e representa muito para nós que estamos começando a carreira agora. Por isso deem o melhor de vocês, pois nada melhor do que sermos reconhecidos”, finalizou.

Metas da Trabalho e Renda

De acordo com Marcos Crespo, a meta da secretaria é registrar no final do ano a inserção de 7.200 jovens no mercado e de carteira assinada. Em 2010 a cidade alcançou o primeiro lugar em inserção de jovens no mercado de trabalho, inserindo 5.900 jovens.
Por meio do Programa, os futuros profissionais também participam de cursos de capacitação. “Além de adquirir experiência profissional eles saem do Jovem Aprendiz qualificados”, ressaltou.
Como participar da seleção - Para concorrer a uma vaga no programa, o candidato deve ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado na rede pública de ensino e ter boa frequência. Depois eles passam pela pré-seleção e são encaminhados para o processo seletivo da própria empresa. O processo de seleção acontece mensalmente, dependendo da necessidade das empresas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Jovem Aprendiz encaminha pessoas para o sucesso profissional





Gabriela Cavararo agradece a secretaria de Trabalho e Renda pela oportunidade



Há quase dois anos, Gabriela Rosa Cavararo, 19 anos, buscou o primeiro emprego na Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé. Pela pouca idade e por se encaixar no perfil, foi encaminhada para participar do processo seletivo do Jovem Aprendiz. Foi escolhida e hoje faz parte da turma de jovens que se prepara para entrar no mercado de trabalho. Gabriela fez questão de voltar à sede da secretaria para elogiar o empenho e as ações do Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.



Em 2010, com o trabalho da secretaria, Macaé alcançou o primeiro lugar em inserção de jovens no mercado de trabalho, inserindo 5.900 jovens, trabalhando com carteira assinada por dois anos. Este ano o município está em segundo lugar no programa, atrás apenas de Barueri. O Jovem aprendiz é realizado por meio da parceria da Trabalho e Renda com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).



Segundo Marcos Crespo muitos jovens que participam do programa se encaixam no perfil e conseguem permanecer na empresa, caso da Gabriela. “Estamos com uma procura muito grande aqui na secretaria, o que mostra que o Jovem Aprendiz tem um retorno bastante positivo, por parte dos jovens de Macaé ”, disse.



A empresa que contratou Gabriela, Ensco (antiga Pride) poderá no final do contrato admití-la de forma permanente. Para a jovem, a oportunidade beneficiou não só o lado profissional como também fez evoluir seu lado pessoal. “Quando me inscrevi no programa, não pensei que fosse conseguir o emprego tão rápido. Trabalhar como auxiliar técnica administrativa numa empresa como a Ensco, certamente, contribui muito com meu crescimento profissional. Além do mais, hoje estou menos inibida e lido com as pessoas mais facilmente”, observou.



O jovem Iago Prata Vicente da Silva também pretende ter o mesmo sucesso que Gabriele. “É a primeira vez que participo do projeto, assim que eu conseguir a vaga, farei o possível para permanecer nela”, almejou o jovem Iago, 17 anos.



Para se inscrever - Para participar do Jovem Aprendiz, é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado na rede pública de ensino e ter boa freqüência. Depois eles passam pela pré-seleção e são encaminhados para o processo seletivo da própria empresa. O processo de seleção acontece mensalmente, dependendo da necessidade das empresas.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Palestra na Trabalho e Renda orienta sobre cursos de qualificação da Marinha





Com uma relação cada vez mais estreita, a prefeitura municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, junto com a Marinha, através da Capitania dos Portos, realizou uma palestra sobre cursos de qualificação de Moço de Convés e Moço de Máquinas. O evento aconteceu no auditório da Trabalho e Renda na manhã desta terça-feira (16) e reuniu representantes do governo municipal, Petrobras, Sistema Firjan, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), entre outros.

Marcos Crespo destacou a importância destes cursos, que só será possível com a participação da prefeitura de Macaé. “Queremos formar uma equipe com as diversas secretarias envolvidas, para que esta qualificação saia do papel. Cada órgão da prefeitura e empresas parceiras são de grande valia para que uma qualificação tão importante no setor marítimo, seja disponibilizada para a comunidade. Tivemos a presença dos participantes do Jovem Aprendiz, que puderam conhecer mais uma área na cidade com grandes oportunidades profissionais para quem tem qualificação”, disse.

O Delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Robson Galhardo, enfatiza que este é um campo muito grande, mas pouco divulgado. “Com a parceria vamos ampliar o número de beneficiados, e com isso permitir que mais pessoas estejam qualificadas no setor marítimo. Para entrar no curso não é fácil, tem que fazer uma prova que exige que o candidato estude, se dedique”, finaliza.

A palestra inicial, proferida pelo Tenente André Silva, da Marinha, abordou diversos pontos no que diz respeito ao setor marítimo. Entre eles estava o funcionamento da Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, o que é e como funciona a Organização Marítima Internacional (IMO), a lei nº 7.573/86 que rege o Ensino Profissional Marítimo e explicou também o que é cada curso.

-O aquaviário é aquele que trabalha a bordo de embarcações, como taifeiro (garçom), moço de convés, moço de máquinas e outros. Os não aquaviários, são aqueles que apenas prestam serviços em plataformas , como o operador de lastro e supervisor de manutenção entre outros. Nossos cursos são ministrados na capitania e promovemos visitas aos barcos, para que os alunos saibam como é o dia a dia e também para trocar experiências- explicou. Ao final da palestra o público pode tirar suas dúvidas.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Trabalho e Renda participa do Encerramento de Cursos de Aquaviários da Marinha



Trinta e cinco novos homens do mar, qualificados em Moços de Convés e Moços de Máquinas. Este foi o número de formandos que receberam a carteira de permissão para navegar, durante a Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários, Turma 1/2011, na manhã desta sexta-feira (12), no Auditório Térreo da Petrobras/Imbetiba. O evento contou com a presença de vários representantes da Marinha do Brasil, autoridades locais, formandos e familiares e público em geral.
Como de praxe, a cerimônia iniciou com a declamação do Hino Nacional. Logo em seguida, foram chamados para compor a mesa diretora o capitão-de-fragata, Del. Robson da Silva Galhardo, o delegado da SOAMAR/Macaé, Marcelino Souza, o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, da Petrobrás, Alex Murteira Selem, e representando o secretário de Trabalho e Renda, Marco Crespo, o subsecretário José Fernando Damasceno.
Durante pronunciamento, o Del. Galhardo enfatizou a importância da Prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Renda, no evento. “O envolvimento do poder público municipal nas próximas ações de qualificação para o setor marítimo e pesqueiro na cidade de Macaé é de fundamental importância”, frisou.
O Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo frisou que a forma responsável que a Marinha do Brasil trata os cidadãos implementando gratuitamente esses cursos de capacitação, contribui para que esses cidadãos jovens e adultos possam ser inseridos dignamente no mercado de trabalho.
Crespo diz que na sua visão à frente da secretaria de Trabalho e Renda se sente impulsionado com o sucesso obtido pelos oficiais e já está formatando uma parceria promissora com a Instituição, fazendo com que os trabalhadores em vulnerabilidade social possam ser agraciados com mais essa oportunidade de trabalho nas embarcações locais, navios de perfuração e de transporte de toda a área offshore, já que com a chancela da Marinha esses certificados e carteiras são o passaporte definitivo para as oportunidades de trabalho nesse segmento em Macaé.
“Para tanto estaremos fazendo uma palestra no dia 16 de agosto, próxima terça-feira, no auditório da Secretaria de Trabalho e Renda envolvendo representantes do setor público e privado para operacionalizar as futuras ações em conjunto”, finalizou.
Com a palavra, o Capitão Robson que explicou toda a sistemática que os alunos irão enfrentar após a conclusão. “Uma das tarefas da autoridade marítima é oferecer através dos cursos do Ensino Profissional Marítimo a oportunidade para que a parcela da população brasileira ingresse em um mercado de trabalho que vive um momento ímpar. O crescimento do setor é evidente e certamente levará o nosso país a uma posição de destaque no cenário mundial. EM breve seremos uma das cinco maiores economias mundiais, já somos a oitava e um grande ator no cenário das relações internacionais”, explicou ressaltando a produção do petróleo; os transportes e a atividade pesqueira.
O poder marítimo, fração da nação que os jovens formandos acabam de incorporar fiscaliza o mar brasileiro contra pirataria, contrabando e exploração da fauna. O aquaviário, Gustavo de Araújo fez o agradecimento em nome da turma. “Aqui é somente o começo. Chegou a hora de partirmos e encararmos a nova fase de nossa carreira profissional. Vivemos momentos intensos aqui, mas estamos levando conosco o maior ensinamento, o trabalho em equipe. Estivemos juntos durante o curso e continuaremos trabalhando em equipe para garantir que o setor impulsione com grande força o desenvolvimento nacional”, concluiu.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trabalho e Renda participa de Fórum de Secretários em Duque de Caxias





A prefeitura Municipal de Macaé, por meio do Secretário de Trabalho e Renda, participou na sexta-feira (5) da terceira edição do Fórum dos Secretários de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro em Duque de Caxias. O evento buscou a integração entre municípios em prol de uma gestão compartilhada, no setor de emprego e geração de renda.



Durante o evento, realizado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, foram realizadas palestras com temas diversos, entre eles Ações de Empregabilidade pelo Poder Público, com o secretário de Trabalho de Duque de Caxias, Jorge Cezar; Plano de Empregabilidade nos Municípios, com o gerente de Relações Institucionais do Senac- RJ, André Gaudio.



Um dos pontos levantados foi a distribuição da quantidade de vagas disponíveis para os cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), onde Macaé foi contemplada com 200 vagas para o setor de Metal/Mecânica (Offshore). A implantação do sistema Mais Emprego, em substituição ao Sigae (emissor do seguro desemprego), do Ministério do Trabalho, também foi bastante debatida.



Para realizar a troca de sistemas, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de agosto, será preciso deixar de emitir durante estes dias o seguro desemprego. Em Macaé, nesse período, o seguro desemprego passará a ser emitido apenas no posto do Ministério do Trabalho. Quem estiver com o prazo de emissão do seguro desemprego para vencer terá prioridade no atendimento, sugestão dada pelo secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo.



- Neste último fórum pude sugerir uma nova metodologia para a implementação do Sistema de Seguro Desemprego, de forma que não prejudicasse os trabalhadores de municípios que não dispõem de um posto do Ministério. Nossa presença e a boa parceria que mantemos, fez com que Macaé fosse escolhida para sediar o próximo fórum, no dia 18 de novembro, destacou.





Trabalho e Renda entrega 441 RGs





No primeiro mês de funcionamento do Posto do DETRAN, secretaria supera expectativas



Em apenas um mês, cerca de 441 carteiras de identidade foram entregues, pela Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda. Isso vem comprovar a agilidade e o comprometimento do órgão, no novo posto do Departamento de Trânsito (Detran), que funciona na sede da secretaria. A expectativa é de que até o final do ano, o órgão receba a solicitação de 4 mil documentos. A procura maior é pela 1ª via, principalmente por menores de 25 anos.



O Secretário Marcos Crespo destaca a importância desses números."Esse resultado impulsiona a busca de futuras parcerias para inserir, na secretaria, serviços que beneficiem a população de Macaé", finaliza.



A supervisora do Posto, Anne Córdova, acredita que o número de solicitações da identidade foi grande devido ao período de férias. “Neste primeiro mês, entregamos 441 carteiras de identidade, e estamos superando as expectativas de poder fazer a entrega dos documentos entre 15 a 20 dias, desafogando assim o posto do Detran já existente na cidade”, concluiu.



Para emitir a carteira de identidade, no caso de solteiros, é preciso trazer original e xérox autenticada da certidão de nascimento; os casados ou divorciados, devem trazer a original e xérox autenticada da certidão de casamento. Para brasileiros naturalizados é preciso trazer original e xérox autenticada da naturalização.



No caso de 2ª via, é preciso efetuar o pagamento, no valor de R$26.59, do DUDA no Banco Itaú. A emissão do boleto também é feita na secretaria. Quem perdeu ou teve sua identidade roubada precisa trazer o boletim de ocorrência para ter gratuidade na emissão da segunda via. A Fundação Leão XIII, que fica na Av Gov Roberto Silveira nº 494 centro, também oferece a isenção. Para a 2ª via, para quem já teve identidade emitida pelo Detran e não houve alterações, não precisa levar outros documentos. Quem deseja incluir PIS ou CPF, também precisa trazer original e xérox autenticada. A foto 3x4 é opcional, já que o serviço também é oferecido no local.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Polo de Cooperativismo poderá ser implantado em Macaé



Trabalho e Renda se reúne com representantes da OCB para viabilizar o projeto
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (04), uma reunião prévia para definir futuras formatações do termo de cooperação técnica, entre o Sistema OCB/RJ – Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e a Prefeitura Municipal de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda.
Trata-se da implantação de um Polo de Cooperativismo, na região Norte Fluminense, com base em Macaé. De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, o objetivo é fazer a inclusão social, através da geração de trabalho com melhor distribuição de renda e desenvolvimento local sustentado e sustentável.
A ideia é reestruturar as cooperativas existentes. Além de fomentar a criação de novas cooperativas, como a de reciclagem de resíduos sólidos e líquidos. “Houve uma mudança na legislação ambiental, onde diz que fica proibida a atuação de catadores de lixo em aterros sanitários. E para se adequar a ela, as cidades estão criando cooperativas para alocar essas pessoas e também ajudar na reciclagem e coleta seletiva, promovendo o desenvolvimento socioambiental do município”, explicou.
Com a assinatura de cooperação técnica, esses resíduos serão destinados para uma unidade captadora, onde a cooperativa vai atuar. “Com isso, vamos obter a renda necessária para os participantes do empreendimento e também melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, frisou.
De acordo com o superintendente Técnico da OSB/RJ, Jorge Barros, o objetivo do sistema é contribuir para o crescimento do cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro. “O OCB vem se empenhando na criação e consolidação de Cooperativas por ramos de diversas atividades: Cooperativas de Saúde; Trabalho; Habitacionais; Agropecuárias; Créditos; Educacionais; Transporte Alternativo; Táxis; e de Infraestrutura.
O secretário de relações Sindicais e Institucionais, Vinícius Oliveira Mesquita, explica que cooperativismo é um sistema fundamentado na reunião de pessoas e não do capital. “Nós já nascemos capitalistas. Temos que trabalhar em grupo, visando às necessidades de um todo, não só do lucro. Assim, a prosperidade passa a ser em conjunto e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica mais eficaz.
A reunião contou a presença da comitiva de representantes da OCB, Professor Jorge Barros, Superintendente Técnico; Vinícius Mesquita, Secretário de Relações Sindicais e Institucionais da OCB; e Luiz Amaral, Assessor do Presidente da OCB.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Trabalho e Renda e Marinha estreitam relações




Com o objetivo de buscar cursos de qualificação que beneficiem a população macaense, a Secretaria de Trabalho e Renda, se reuniu, na manhã desta terça-feira (02), com representantes da Marinha, na Delegacia da Capitania dos Portos.

Segundo Marcos Crespo esta foi a primeira reunião. “Viemos conversar sobre o que pode ser feito em termos de qualificação profissional na área marítima. O que a Marinha tem a nos oferecer e o que nós, como prefeitura, podemos disponibilizar para eles. Sai bastante satisfeito dessa reunião, que além de produtiva, já nos deu uma idéia do que pode ser oferecido pela Marinha para os profissionais em vulnerabilidade social que desejam trabalhar no ramo marítimo”, disse.

Galhardo destaca a vontade de estreitar os laços entre prefeitura e Marinha. “Na Delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre mantinha uma relação muito boa com o governo municipal de lá. Aqui espero o mesmo, que a partir desta parceria, possamos ajudar a comunidade de Macaé. Primeiro vamos definir o que podemos fazer, em termos de qualificação, para depois alinharmos como será a parceria de fato”, explica.

Participaram da reunião o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo; o sub-Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Fernando Buechem; o Delegado da Capitania dos Portos em Macaé, Robson Galhardo; o Encarregado do Ensino Profissionalizante Marítimo, Robson Silva; e o Imediato da Capitania, Jefferson Oliveira.