terça-feira, 27 de setembro de 2011

Macaé é o segundo município no Estado do Rio em geração de emprego


O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou na última semana a lista mensal com os dados dos municípios que mais empregam no Brasil. Ao todo, nove Estados entraram na pesquisa e Macaé ficou com a 17ª posição no ranking brasileiro, e em segundo no Estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital. Um dos motivos para esta conquista se deve as novas empresas que se instalam todo mês em Macaé, abrindo assim novos postos de trabalho.

Segundo o Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a secretaria se consolida cada dia mais como órgão mediador de mão de obra da cidade e do entorno.

“Macaé se destaca na empregabilidade, ocupando o segundo lugar no Estado, perdendo apenas para capital. E no Brasil, entre os 5.565 municípios, ficamos na décima sétima colocação. Ganhamos inclusive de algumas capitais em matéria de geração de emprego. Isso mostra que os investimentos de infraestrutura realizados na cidade estão no caminho certo”, explica.

Crespo destaca ainda que estes investimentos, junto com a chegada de novas empresas a Macaé, amplia as oportunidades de emprego. “Com isso os munícipes se beneficiam, tendo mais ofertas de trabalho disponíveis na secretaria de Trabalho e Renda. Lembrando que a prefeitura de Macaé, visando uma inserção maior de profissionais no mercado, investe massivamente na qualificação em diversos setores da economia”, disse.

Com recorde de vagas, Trabalho e Renda inicia semana com mais de 1600 ofertas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé, esta semana , bate mais um recorde no quesito número de ofertas de trabalho disponíveis. Ao todo, 1.671 vagas de emprego foram disponibilizadas nesta segunda-feira (26). As vagas são para diversas áreas, como construção civil e serviços. Quem desejar se candidatar à vaga, deve comparecer na secretaria, na Rua Doutor Télio Barreto, nº 28 – Centro. O horário de atendimento é de 8h30 às 17h.
Documentos necessários para cadastrar-se na secretaria: CPF, Identidade, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, comprovante de residência, registro profissional (caso tenha), foto 3x4 e currículo atualizado. Original e xérox de todos os documentos. Quem já possui cadastro deve comparecer munido de Carteira de Trabalho, CPF e currículo (para o caso de conseguir encaminhamento para oportunidade de trabalho no mesmo dia). Lembrando que não é permitida a entrada de bermuda ou short, camiseta e trajes de banho.

CORRETOR DE IMÓVEIS - 200
OPERADOR DE TELEMARKETING - 200
ATENDENTE DE LANCHONETE FAST FOOD - 80
REPOSITOR (HIPERMERCADO) – 60
AJUDANTE – 30
MANOBRISTA - 30
PEDREIRO – 30
SERVENTE (OBRAS) - 30
CALDEIREIRO ESCALADOR (NÍVEL I OU II) – MASCULINO - 28
VENDEDOR (ARTIGOS ESPORTIVOS) - 26
TAIFEIRO (OFFSHORE) - 25
PEDREIRO BLOQUEIRO / ALVENARIA - 25
CORRETOR DE VENDAS (INTERNO E EXTERNO) - 25
MAÇARIQUEIRO - 25
TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES (ELETRÔNICO JUNIOR) - 23
CARPINTEIRO DE FORMA - PARA RIO DAS OSTRAS - 20
VENDEDOR - 18
SOLDADOR TIG/ER ESCALADOR (NÍVEL I OU II) - 16
CONFERENTE DE DEPÓSITO - 15
VENDEDOR (A) - 15
PROMOTOR (A) DE VENDAS - 13
TÉCNICO EM TURBOMÁQUINAS - 13
SUPERVISOR ESCALADOR NIVEL III - 12
CONSULTOR DE VENDAS - 10
LAMINADOR DE FIBRA DE VIDRO - 10
MOTORISTA E (CARRETEIRO) - 10
HIDROJATISTA (OFFSHORE) - 10
OPERADOR DE TELEMARKETING-PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 10
PEDREIRO - PARA RIO DAS OSTRAS - 10
CALDEIREIRO / ENCANADOR - 8
ESTOFADOR (MÓVEIS) - 8
PEDREIRO - 8

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Serviços divulgados


Trabalho e Renda: atendimento jurídico trabalhista será oferecido


A Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) vai disponibilizar mais um tipo de serviço aos trabalhadores macaenses, a partir desta semana que se inicia. Trata-se do atendimento jurídico trabalhista, através do advogado Dr. Mozar de Carvalho.
O atendimento será feito todas às segundas e sextas-feiras, entre 08 e 13h. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, o serviço oferecido será uma ótima oportunidade para aqueles que não têm acesso fácil., já que o intuito da secretaria, além de oferecer os serviços, é facilitar a vida dos trabalhadores que porventura estejam desempregados. Será oferecido acesso rápido e fácil a todas as pessoas que precisam desse tipo de serviço, para que tirem suas dúvidas e recebam orientações, sem contar que o serviço é gratuito.
Atendimento Jurídico Trabalhista: Tem a função de dar assistência jurídica aos trabalhadores , prestando consultas e orientações jurídicas, através de advogados credenciados. As orientações podem ser acerca do direito trabalhista ou previdenciário, processos coletivos, andamento de processos, elaboração e análise de contratos, entre inúmeros outros temas do ramo do direito.

Segurança é Responsabilidade de Todos é o tema da IV Sipat


Evento acontece até sexta-feira, na Praça Veríssimo de Melo

Começou nesta segunda-feira (12), a IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), Integradas do Norte Fluminense, realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Ao todo, 43 tendas foram montadas na Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé, envolvendo secretarias municipais, empreiteiras e empresas offshore. Durante a abertura do evento, autoridades municipais compuseram a mesa diretora, Margarida Mussi, mão do prefeito Riverton Mussi, o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo, o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, e o presidente da Cipa da Petrobras/Imbetiba, Ademir pinto de Souza.
Segurança é responsabilidade de todos. Este é o tema da quarta Sipat realizada neste ano. Segurança no Trabalho, Prevenção contra as drogas, Cuidados com a Saúde, são questões abordadas pelas entidades envolvidas no evento. Na ocasião, essas instituições estão fazendo a distribuição de cartilhas, panfletos educativos e brindes.
O principal objetivo do evento é desenvolver ações para a prevenção de doenças e acidentes entre os trabalhadores em seu ambiente de trabalho. “Estamos trabalhando aqui com a prevenção de acidentes e de doenças relativa ao trabalho. O acidente fica mais caro do que a prevenção”, disse o presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo.
Augusto ressalta ainda que o índice de acidente de percurso vem aumentando na região. “Macaé acolhe, diariamente, milhares de trabalhadores vindos de Rio das Ostras, Campos, Casimiro, entre outro. Todos enfrentam rodovias perigosas. Temos acompanhado inúmeros casos de acidente nesses trechos. Precisamos prevenir e mudar este quadro. É importante não sair em cima da hora e os trabalhadores devem procurar utilizar o veiculo coletivo. Além de mais seguro, reduz o número de veículos na pista”, orientou.
O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, falou sobre a importância da prevenção. “A pouco mais de um mês, a secretaria sediou o curso de capacitação dos novos empossados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA. Nós acreditamos que o trabalho desses profissionais, que protegem a vida dos servidores, é de extrema importância. A CIPA atua de forma que os acidentes de trabalho sejam investigados para que não se repitam no futuro, permitindo assim que os profissionais tenham um ambiente de trabalho seguro. ”, pronunciou informando que a Trabalho e Renda está com um estande onde a população poderá emitir a carteira de trabalho e receber orientações sobre serviços oferecidos pela secretaria.
O presidente da Cipa da Petrobras/Imbetiba, Adecir Pinto de Souza frisou a importância de estar discutindo assuntos relacionados à previsão de acidentes, junto ao órgão público. “A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento obrigatório, regulamentado pela NR-5 do Ministério do Trabalho. É importante a integração entre a Petrobras e a prefeitura, pois existem áreas públicas que a estatal não tem gerenciamento”, observou Adecir.
Adecir estava se referindo a passagem de pedestres da Petrobras. O viaduto construído sobre a linha férrea, próximo ao estacionamento da base logística da Petrobras UO-BC, na Praia Campista, está com o concreto danificado, pela ação do tempo e da maresia. Houve uma reunião entre a prefeitura e a Petrobras e depois de uma inspeção feita no local, a Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil interditou o acesso. “A inspeção no local foi realizada na sexta-feira, após solicitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) da Petrobras à CIPA da Prefeitura de Macaé que solicitou vistoria à Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, devido ao estado precário da passagem de pedestre no local”, destacou.

Prefeitura e Marinha entregam certificado do Curso de Pescadores


Aconteceu nesta segunda-feira a entrega de certificados e Carteira de Identificação e Registro (CIR) para os participantes do Curso de Formação de Aquaviário Especial (CFAQ-E), voltado para Pescadores Profissionais. A capacitação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda e Subsecretaria de Pesca, em parceria com Marinha do Brasil, Projeto Mosaico da Petrobras e Colônia de Pescadores Z3.
Participaram do evento o Subsecretário de Pesca, José Carlos Bento; Ivanete Pereira, representante do Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo; Capitão Robson Galhardo, da Capitania dos Portos de Macaé; Carolina Benassuli, do Projeto Mosaico da Petrobras; Marcelo Pereira, presidente da Colônia de Pescadores; Sidney Moreira e Alexandre de Miranda, do setor de ensino profissional marítimo da Marinha.
De acordo com Marcos Crespo, novos cursos virão. “Este foi apenas a primeira de muitas qualificações que faremos, por meio de um termo de cooperação. A prefeitura e a Marinha estreitam cada dia mais os laços e quem se beneficia é a população, com novos cursos de qualificação profissional. Parabenizo os pescadores por essa conquista, que além de qualificados recebem a carteirinha e com isso o benefício na época do defeso”, disse.
Segundo Carlos Bento, este curso mostra a renovação dos pescadores. “Pude perceber que temos muitos pescadores jovens e isso me deixa feliz, porque mostra que novas gerações vão manter essa profissão. Espero que vocês nunca deixem de acreditar na profissão, que hoje em dia é legalizada”, enfatiza.
O Capitão Galhardo lembra que com o curso os pescadores vão se adequar as leis do mar. “Com o curso eles se tornam aquaviários, estando com suas embarcações legalizadas e de acordo com a lei. Parabenizo aos formandos que se dedicaram a qualificação e hoje recebem sua carteira de identificação e registro”.
Para a representante do Projeto Mosaico, Macaé vai se beneficiar muito com essa parceria. “Queremos ver a atividade, de pesca, melhorar cada vez mais e é por isso que vamos apoiar nesse sentido, de qualificar”, enfatiza.
Já o presidente da Colônia de Pescadores, agradeceu a participação de todos os pescadores. “Agradeço a vocês que se propuseram a vir participar do curso. E também a Marinha, a Trabalho e Renda, a Pesca e a Petrobras pelo apoio”, disse.
Um dos pescadores, André Tavares, destaca que esta qualificação contribui muito para a melhoria do trabalho no mar. “Achei excelente porque muitos não tem a oportunidade de fazer um salvatagem, e aprendemos bastante coisa. Vimos o que estávamos fazendo de errado, como a iluminação dos barcos”, lembra.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Trabalhadores terão assistência jurídica na Secretaria de Trabalho e Renda

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé disponibiliza a partir desta segunda-feira (12) mais um serviço para a população. Com o intuito de dar um suporte legal para os trabalhadores, o órgão vai oferecer assistência jurídica na sede da secretaria toda segunda e sexta-feira, sempre entre 09 e 12 horas. O serviço é gratuito. A Trabalho e Renda fica na Rua Doutor Télio Barreto, nº 28, no centro de Macaé.

De acordo com o Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo, esta ação vem de encontro com as necessidades apresentadas por trabalhadores que visitam a secretaria. "Pesquisamos o grau de satisfação dos profissionais que buscam os nossos serviços e quais eles gostariam que tivesse aqui”.

Crespo lembra ainda que este serviço atende a solicitação feita pelos trabalhadores. “Eles relatam que ficam com dúvidas na hora de buscar seus direitos como profissional e pedem que tenhamos este atendimento jurídico. Como estamos sempre em busca de uma oferta de serviço mais completo aos profissionais vamos oferecer esta assistência a eles”, finaliza.

O advogado Mozar Carvalho da Trabalho e Renda, que vai prestar a assistência, detalha como será o atendimento. "Este serviço é para todos que quiserem saber a respeito dos seus direitos trabalhistas. Vamos orientar sobre caso tenham sido demitidos ou tenham pedido demissão e não sabem como proceder, ver se o termo de rescisão está correto ou não”, explica.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fonte: Inter TV

Aulas de formação de pescadores profissionais teve inícioo em Macaé


A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, iniciou na manhã desta segunda-feira (5), as aulas do curso de formação de Pescadores Profissionais, oficialmente chamado de Curso de Formação de Aquaviários Especial (CFAQ-E). Ao todo 35 pescadores participam da qualificação. Esse curso é realizado em parceria com a Marinha, Projeto Mosaico da Petrobras e a Colônia de Pescadores Z3.

Participaram da aula inaugural o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo; o subsecretário de Trabalho e Renda, Fernando Buechem; o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Claudio Lopes Bonifácio; e o capitão-de-fragata da Marinha, André Silva.

- Este é apenas a primeira de várias qualificações que ofertaremos para pescadores, moço de convés e moço de máquinas, estes últimos chamados de aquaviários. Iniciamos esta turma com 35 pessoas, porque não precisa de muita estrutura, apenas uma sala com data show e espaço. Vamos abrir novas turmas, mas com um número menor de participantes. E se precisar, colocaremos duas turmas por dia, disse secretário Marcos Crespo.

Segundo Sebastião Bonifácio, o curso tem em sua maioria jovens. “São pescadores entre 20 e 30 anos que querem se qualificar e com a carteira que eles vão receber, terão direito a receber o defeso e outros benefícios. Cada dia eles terão aula com um instrutor, hoje eu estou ministrando a qualificação sobre primeiros socorros e salvatagem”, explica.

Para o pescador Carlos Augusto, a duração do curso foi essencial para que ele participasse. "Tenho 23 anos de experiência e fico muito tempo no mar. Quando fico em terra é no máximo 10 dias. Como os cursos duravam muito tempo não podia participar, agora que veio esse com uma semana de duração aproveitei a oportunidade. Estou gostando bastante porque estou aprendendo coisas como primeiros socorros, que é muito importante para quem trabalha com barco", disse.

O curso acontece do dia cinco ao dia nove, exceto dia sete, e tem formatura prevista para segunda-feira (12). Durante as aulas, os pescadores terão orientações sobre primeiros socorros, salvatagem, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia. No final do curso, os participantes receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR), tornando-os aptos a embarcar e terão ainda barcos regulamentados.

Curso destinado a pescadores profissionais teve início ontem


Teve início ontem (5), o Curso de Formação de Aquaviários - Módulo Especial (CFAQ-E) ou Curso Profissional de Pescadores, na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé. Fruto de uma parceria com a Marinha, o Projeto Mosaico da Petrobras e Colônia de Pescadores Z3, a capacitação será sempre das 8h às 16h, durante toda a semana (exceto amanhã - feriado de 7 de setembro).
Os temas abordados são primeiros socorros, salvatagem, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia. Ao todo, 35 profissionais estão participando do curso e ao final, todos receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR), tornando-se aptos a embarcar com segurança e terão seus barcos regulamentados.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a ideia de realizar o curso surgiu a partir de uma necessidade muito clara por parte dos pescadores de Macaé. “Na verdade esses profissionais ficam muito tempo no mar trabalhando e quando voltam, o tempo é curto para dividir entre mais trabalho, família e informação, então percebemos que eles estavam sendo “deixados de lado”, por isso decidimos investir no curso”, explicou.
Já o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Cláudio Lopes Bonifácio, contou que o primeiro dia de curso foi bastante proveitoso e que os pescadores participantes estão demonstrando muito interesse. “São muitos jovens participando e o conteúdo está bastaste dinâmico, o que atrai ainda mais a atenção deles, sem contar com o que mais importa, que é a qualificação de mão de obra.
Com a carteira que eles vão receber, terão direito ao defeso e outros benefícios. A cada dia eles terão aula com um instrutor diferente, hoje eu estou ministrando a qualificação sobre primeiros socorros e salvatagem”, explicou.
Para o experiente pescador Carlos Augusto, acostumado a ficar 25 dias no mar e apenas 10 em terra, o curso veio bem a calhar, já que ele conseguiu conciliar todos os horários. “O curso está facilitando e muito o meu trabalho. As lições de primeiros socorros são as mais importantes para mim, que trabalho no barco e corro muitos perigos. Muitas coisas vão me ajudar ainda mais para a realização de um trabalho de qualidade”, enfatizou.




Participaram da aula inaugural o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo; o sub-secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Fernando Buechem; o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Claudio Lopes Bonifácio; e o Capitão-de-Fragata da Marinha, André Silva.




O curso acontece até o dia nove e a formatura está prevista para segunda-feira (12). Ao final, os participantes receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR), tornando-os aptos a embarcar e terão ainda barcos regulamentados.

Novas turmas serão abertas futuramente, dependendo da procura e da necessidade observada.

Secretaria de Trabalho e Renda dá início às aulas de formação de pescadores profissionais


A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda, iniciou na manhã desta segunda-feira (05), as aulas do curso de formação de Pescadores Profissionais, oficialmente chamado de Curso de Formação de Aquaviários Especial (CFAQ-E). Ao todo 35 pescadores participam da qualificação. Esse curso é realizado pela prefeitura, por meio da Trabalho e Renda, em parceria com a Marinha, Projeto Mosaico da Petrobras e a Colônia de Pescadores Z3.
Participaram da aula inaugural o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo; o Sub Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Fernando Buechem; o Coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Claudio Lopes Bonifácio; e o Capitão-de-Fragata da Marinha, André Silva.
De acordo com Marcos Crespo este curso concretiza a parceria entre a prefeitura e a Marinha. “Este é apenas a primeira de várias qualificações que ofertaremos para pescadores, moço de convés e moço de máquinas, estes últimos chamados de aquaviários. Iniciamos esta turma com 35 pessoas, porque não precisa de muita estrutura, apenas uma sala com data show e espaço. Vamos abrir novas turmas, mas com um número menor de participantes. E se precisar, colocaremos duas turmas por dia”, enfatiza o secretário.
Segundo Sebastião Bonifácio, o curso tem em sua maioria jovens. “São pescadores entre 20 e 30 anos que querem se qualificar e com a carteira que eles vão receber, terão direito a receber o defeso e outros benefícios. Cada dia eles terão aula com um instrutor, hoje eu estou ministrando a qualificação sobre primeiros socorros e salvatagem”, explica.
Para o pescador Carlos Augusto, a duração do curso foi essencial para que ele participasse. "Tenho 23 anos de experiência e fico muito tempo no mar. Quando fico em terra é no máximo 10 dias. Como os cursos duravam muito tempo não podia participar, agora que veio esse com uma semana de duração aproveitei a oportunidade. Estou gostando bastante porque estou aprendendo coisas como primeiros socorros, que é muito importante para quem trabalha com barco", disse.



O curso acontece do dia cinco ao dia nove, exceto dia sete, e tem formatura prevista para segunda-feira (12). Durante as aulas, os pescadores terão orientações sobre primeiros socorros, salvatagem, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia. No final do curso, os participantes receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR), tornando-os aptos a embarcar e terão ainda barcos regulamentados.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Debate: Curso para pescadores profissionais será oferecido pela Trabalho e Renda





A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) está com mais uma novidade. Além de oferecer diversos serviços aos trabalhadores macaenses, a repartição passa a sediar o curso CFAK-E, para formação de pescadores profissionais.

O curso pretende atingir as expectativas no que diz respeito a capacitação profissional gratuita.

Os pescadores do município poderão desfrutar do curso a partir da próxima semana, com formatura prevista para o dia 12 de setembro.

A parceria entre a Trabalho e Renda, a Marinha e a Colônia de Pescadores Z3, promete beneficiar centenas de profissionais, inclusive com a emissão da Carteira de Identificação e Registro (CIR), que permitirá aos profissionais um embarque seguro e a regulamentação das embarcações.

De acordo com a assessoria de imprensa da Semtre, a data do novo curso foi definida durante uma reunião realizada na última terça-feira (30), entre o secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo; o subsecretário de Trabalho e Renda, Fernando Buechem; e o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Cláudio Lopes Bonifácio.

O secretário Marcos Crespo, explicou que o curso permitirá que os pescadores profissionais trabalhem de maneira mais segura, ressaltando ainda, que o objetivo da Secretaria não é apenas qualificar, mas também permitir que esses profissionais se adequem às necessidades do mercado.

Farão parte do cronograma do curso, temas tais como salvatagem, primeiros socorros, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia, já que ao partirem para o alto mar, os pescadores deixam em terra, familiares e compromissos, não podendo contar apenas com a sorte ou com o bom tempo. Sendo assim, foi observada a necessidade real dos pescadores profissionais receberem instruções sobre as atividades que exercem.

Ainda com base nos dados da assessoria, Sebastião Bonifácio, da Marinha, ressaltou a importância da parceria existente e da oportunidade de capacitação de jovens macaenses. Comentou ainda, que a Marinha também oferece inúmeros cursos no setor aquaviário, mas infelizmente, falta espaço físico para formar os profissionais e é justamente aí que a Secretaria de Trabalho e Renda entra para somar.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Secretaria de Trabalho e Renda sedia curso de formação de pescadores profissionais



A Secretaria de Trabalho e Renda continua superando as expectativas no que diz respeito a capacitação gratuita profissional. Desta vez os beneficiados são os pescadores de Macaé. Fruto de uma parceria entre Trabalho e Renda, Marinha e Colônia dos Pescadores Z3, o curso acontece na próxima semana, com formatura prevista para o dia 12. Ao final, os profissionais receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR).

A data foi definida durante reunião realizada nesta terça-feira (30) entre o Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo; o Sub Secretário de Trabalho e Renda, Fernando Buechem; e o Coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Claudio Lopes Bonifácio.

Segundo Marcos Crespo este curso permitirá que eles trabalhem de maneira mais segura. “Nosso objetivo não é só qualificar, mas também permitir que os profissionais se adéqüem as necessidades do mercado. No caso dos pescadores, eles aprenderão sobre salvatagem e primeiros socorros. Não podemos esquecer de que quando esses profissionais saem para o mar, deixam na terra seus familiares e não podem contar somente com a sorte ou com o bom tempo para retornarem a salvo para seus lares”, concluiu o secretário.

De acordo com Bonifácio, a parceria entre a Marinha e a secretaria de Trabalho e Renda vem para somar a necessidade de capacitação de jovens macaense. “A marinha oferece inúmeros cursos no setor aquaviário, mas falta espaço físico para formar esses profissionais. Por isso que digo que a secretaria vem para somar”, disse.

O curso, chamado de CFAK-E, é de formação de Pescadores Profissionais. Durante as aulas, os pescadores terão orientações sobre primeiros socorros, salvatagem, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia. Com a Carteira de Identificação e Registro (CIR) em mãos, os profissionais estarão aptos a embarcar e terão os barcos regulamentados.