sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeitura discute implantação de programa federal de educação e geração de emprego

Foto: Ana Chaffin


Representantes de secretarias da Prefeitura de Macaé e do Programa Bolsa Família, se reuniram esta semana na Trabalho e Renda de Macaé
Com o objetivo de detalhar como funciona o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e quais os desdobramentos que serão realizados para a inscrição e oferta de cursos, representantes de secretarias da Prefeitura de Macaé e do Programa Bolsa Família, se reuniram esta semana na Trabalho e Renda de Macaé. O Pronatec oferece cursos de qualificação como forma de inserção no mercado de trabalho.
Para o subsecretário de Trabalho e Renda, Fernando Damasceno Buechem, que estava representando o secretário Marcos Crespo, a união entre os órgãos municipais, Sistema Firjan e o Programa Bolsa Família será fundamental para o sucesso da ação.
- Nos reunimos hoje para tratar do Pronatec e direcionar quais as ações que realizaremos daqui para frente. Cada encontro vai tratar de uma etapa. Este primeiro familiarizou os participantes com o Programa e com a participação de cada envolvido. A próxima reunião já está marcada e será na semana que vem, disse.
O coordenador do Pronatec no município, Rafael Amorim, explica que esta comissão foi criada, tendo como carros chefe o Programa Bolsa Família e a Trabalho e Renda. “São eles os mais envolvidos, e esta é uma ação inclusiva, aberta a outros órgãos que desejam nos auxiliar. Este grupo foi criado como forma de operacionalizar a parceria com o Governo Federal no que diz respeito ao Pronatec” Explica, lembrando que o Senai e o IFF (antigo Cefet) também participam.



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prefeitura de Macaé promove workshop para o Programa Jovem Aprendiz

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), está dando sequência aos encontros com temas voltados para apresentação pessoal e currículo, no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Nesta terça-feira (17) a aula foi focada em “Currículos” e amanhã, quarta-feira (18) o tema abordado será "Mitos e verdades sobre dinâmicas de grupo".

Na próxima terça-feira (24) o assunto selecionado é "Vivenciando uma entrevista de Emprego". A iniciativa do workshop é do CIEE Rio, com total apoio da Unidade Macaé do CIEE e da Semtre, direcionado aos participantes do Programa Jovem Aprendiz.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, poder oferecer palestras como essa, é uma conquista para os jovens participantes do Programa Jovem Aprendiz.



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Secretário de Trabalho e Renda ministra palestra no Senai



“O Mercado de Trabalho para Técnicos na Indústria do Rio e Orientação Profissional sobre os Cursos Técnicos”. Este foi o tema da palestra apresentada pelo Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, nesta terça-feira (10), no auditório do Senai/ unidade Macaé. Além de profissionais da rede, estudantes e seus responsáveis participaram do encontro, que faz parte do “Terça Sem Dúvidas”, oferecido pela Firjan de forma gratuita, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho.

Para Marcos Crespo, poder mostrar como é o mercado de trabalho de Macaé e suas mudanças auxilia os participantes a seguirem no caminho certo. "Esta iniciativa permite que a plateia saia daqui sem dúvidas e com uma ideia geral de como está o mercado na região e quais cursos técnicos estão em alta. Aproveitei para passar um vídeo sobre o Porto do Açú e alertar sobre a necessidade de se qualificar, ou se requalificar, para suprir a necessidade de mão de obra qualificada que este empreendimento vai gerar. Agradeço ao Sistema Firjan, por meio do Senai, pelo convite e pela oportunidade de mostrar o trabalho da secretaria", disse.

Para saber mais acesse: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=25483
Publicado em: 11.01.2012

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Secretário de Trabalho e Renda ministra palestra amanhã no Senai

Publicado em: 09.01.2012


O Secretário Municipal de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, ministra amanhã (10), a partir das 9h, a palestra de tema “O Mercado de Trabalho para Técnicos na Indústria do Rio e Orientação Profissional sobre os Cursos Técnicos”. O evento acontecerá no Auditório do SENAI, localizado na Estrada Virgem Santa, s/n.º, bairro Botafogo, em Macaé.
Este encontro faz parte do ´Terça Sem Dúvidas´, criado pelo Sistema Firjan, como forma de orientar e esclarecer sobre o mercado de trabalho e as profissões que estão em alta.


Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=25465
Jornalista: Samanta Fernandes

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Oportunidades de emprego devem crescer 44% no estado do Rio em 2012

Publicado em: 27.12.2011

Macaé é uma das cidades que mais atraem pessoas em busca de trabalho e a expectativa é de que vagas continuem crescendo.
O estado do Rio de Janeiro se destaca nas expectativas de aumento de vagas em 2012 em relação aos outros estados brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos, as oportunidades devem crescer até 44%. Em São Paulo, por exemplo, esse crescimento deve ser de 27%. Ou seja, tem muito emprego vindo por aí. E quem está de olho nessas vagas está cheio de esperanças.
Macaé é uma das cidades que mais atraem pessoas em busca de oportunidade de trabalho. Gente que muitas vezes está à procura do primeiro emprego na cidade. O município vive um momento positivo e a expectativa é de que o número de novos empregos e reinserções continue crescendo. Pelo menos 70 mil vagas. Os setores que alavancam estas contratações são: serviços, construção civil e comércio. Mas o profissional precisa estar qualificado.


Fonte: in360_rj e RJINTERTV

Trabalho e Renda realiza processo seletivo de Jovem Aprendiz para rede de supermercado

Publicado em: 14.12.2012

A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé vem garantindo cada vez mais espaço para participantes do Jovem Aprendiz no mercado de trabalho do município. Com parcerias já firmadas com empresas on e offshore, o órgão da prefeitura agora conta com a rede de supermercados Walmart como apoiadora do Jovem Aprendiz, realizado em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Ao todo 15 jovens participarão do processo seletivo, que ocorre nesta quarta-feira (14) no auditório da Secretaria, a partir das 10h30.
Os aprovados na seleção estudarão meio período na secretaria, com professores do CIEE, e trabalharão meio expediente no supermercado.Os jovens que participam deste processo foram selecionados por meio do perfil exigido pela Lei da Aprendizagem, nº 10.097/2000.


Fonte: Jornal Esporte e Saude

Contratações temporárias devem crescer 12% em Macaé, garante Marcos Crespo

Publicado em: 14.12.2011


Informação foi repassada pelo secretário em entrevista ao Jornal DIÁRIO DA COSTA DO SOL em parceria com a Light FM

Com a proximidade do Natal e as festas de fim de ano, o comércio é um dos setores mais beneficiados. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a expectativa é de que as contratações temporárias tenham alta de 12%. A informação foi repassada pelo secretário durante entrevista ao quadro Momento Cidadão – parceria do Jornal DIÁRIO DA COSTA DO SOL com a Light FM, dentro do projeto TV DIÁRIO.
De acordo com Marcos Crespo, a chegada do verão e das férias escolares movimenta também o setor gastronômico da cidade, o que acaba gerando mais trabalho. Ele destaca o fato de Macaé ser uma cidade diferenciada, onde é produzido 85% do petróleo brasileiro, como fator de sucesso para o elevado número de empregos.
- Macaé é a segunda cidade do Estado, só perdendo para a capital, na geração de empregos, em agosto ocupamos a 17ª posição no ranking de Trabalho e Emprego, de acordo com o Ministério do Trabalho e em três anos inserimos cerca de 140 mil pessoas no mercado de trabalho. Todos esses fatores fizeram a cidade conquistar o título de “Prefeito Amigo do Emprego 2011”, disse.
O secretário de Trabalho e Renda lembrou que apesar da cidade ter uma oferta muito grande de empregos, ao mesmo tempo atrai pessoas sem qualificação, o que acaba gerando, além de problemas sociais, a prevalência por mão de obra de fora de Macaé.
- Mesmo com os investimentos que o prefeito tem feito para o trabalhador macaense, é muita gente chegando todos os dias e a cidade não consegue acompanhar essa demanda. Inclusive a nossa região está prestes a sofrer um apagão de mão de obra, por conta dos grandes investimentos que estão sendo realizados e não haverá profissionais suficientes para tocar essa produção, avalia.
Atento às exigências do mercado, Marcos Crespo apontou que é grande a carência de profissionais técnicos, nos mais diversos setores. Segundo o secretário, esse é o setor que mais sofre com a falta de pessoas qualificadas.


Fonte: Jornal O Diário da Costa do Sol

Equipe do Sebrae visita Trabalho e Renda

Publicado em: 13.12.2011



Uma comissão técnica do Sebrae esteve nesta segunda-feira (12) na Secretaria de Trabalho e Renda para conhecer o espaço e serviços oferecidos

Macaé está entre as 20 cidades selecionadas, entre 72 inscritas, para o "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, quarta edição, que reconhece os municípios com atitudes empreendedoras. Por conta disso, uma comissão técnica do Sebrae esteve nesta segunda-feira (12) na Secretaria de Trabalho e Renda para conhecer o espaço e serviços oferecidos ao trabalhador de Macaé e região. A Central do Trabalhador Macaense foi uma das ações inscritas
Para o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, este tipo de visita é importante para mostrar as facilidades que a secretaria oferece ao trabalhador.
- O Sebrae é um parceiro nosso, que já realizou uma qualificação do público interno, no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Uma reciclagem com a equipe já foi marcada, para aprimorar ainda mais a excelência do atendimento. Fico feliz em saber que o trabalho do prefeito Riverton Mussi, no setor do Emprego e Renda foi reconhecido e está entre os projetos inscritos para este prêmio. Nós da Trabalho e Renda buscamos, continuamente, colocar em prática todas as parcerias possíveis para facilitar a vida do trabalhador, finaliza.
Para presidir a equipe que visitou a Secretaria de Trabalho e Renda, estava o gerente regional do Sebrae-Macaé, Gilberto Soares Reis. Segundo ele, foram selecionados projetos de grande destaque em Macaé.
A Central do Trabalhador é uma das ações que merecem o reconhecimento. Nós visitamos todo o espaço e conhecemos o que é oferecido, além das parcerias que eles realizam, afirmou.

Para saber mais: www.macae.rej.gov.br/trabalhoerenda

Trabalho e Renda participa do “Terça sem Dúvida

Publicado em: 09.12.2011


A “Terça sem Dúvida” do Senai já é um evento bastante conhecido pela população macaense e a cada edição atrai ainda mais interessados, já que durante as palestras são abordados temas de grande importância, que refletem o cenário atual que Macaé vive. Entre os assuntos mais debatidos estão as novidades do mercado de trabalho e as profissões que estão em alta, desta forma, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, engajada no processo de empregabilidade do município, participou da última edição, realizada na terça-feira (6).
Participaram do evento, estudantes de escola pública, representantes da Secretaria e do Senai. A participação do secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, chamou a atenção dos participantes ao destacar a importância da participação das pessoas nas palestras oferecidas pelo Senai, aproveitando para dar as boas-vindas aos presentes, lembrando também da exigência atual do mercado de trabalho, que é a qualificação de mão de obra.
Para o secretário, o Brasil vem sofrendo com o apagão de mão de obra e existe a real necessidade de suprir essa carência, qualificando e incentivando cada vez mais a capacitação profissional. “Atualmente o mercado exige um curso técnico primeiro, pois este é o tipo de profissional mais requisitado atualmente”, disse Marcos Crespo .


Para saber mais acesse: www.odebateon.com.br

Arteiras de Macaé definem novas ações com secretário de Trabalho e Renda

Publicado em: 06.12.2011

O grupo Arteiras de Macaé se reuniu nesta terça-feira (6) na Secretaria de Trabalho e Renda com o secretário Marcos Crespo para definir novas ações. O objetivo foi definir os novos rumos que as artesãs seguirão daqui para frente. Decidiu-se que as barracas, trocadas recentemente, sejam o ponto de partida para criar novos eventos voltados para o setor do artesanato. Entre os tópicos abordados está a criação de uma nova Feira de Artesanato, a ser realizada a partir de fevereiro de 2012. Ao todo, 50 artesãs estiveram presentes. Uma reunião já fora com elas na quinta-feira (1).
De acordo com Marcos Crespo, a união das associações de artesãs de todo o município é essencial para o sucesso. “Venho tentando criar, desde a época da Incubadora, criar uma cooperativa mista, para que possamos reunir o maior numero de pessoas dentro de uma mesma administração. A reunião de hoje me mostrou que isso é possível, pois há o interesse das artesãs”, disse.
- Macaé recebe mais de 80 mil pessoas flutuantes por dia. E nada mais justo que termos mais um espaço onde elas possam comprar uma lembrança da cidade, um artesanato como presente de aniversário ou casamento. Nossa ideia é reunir mais de 100 artesãs no mesmo local, dando assim maior visibilidade aos trabalhos delas – finaliza.
Além do apoio dado à divulgação dos eventos, a Trabalho e Renda auxilia no transporte das artesãs. A cada 45 dias, elas realizam uma viagem para a capital do Rio de Janeiro, para a compra de material para confecção dos produtos, em condução oferecida pela secretaria.
A coordenadora das Arteiras, Maria da Paz, enfatiza que o apoio que é dado alavancou as vendas e também o grupo. “Se não fosse o secretário Marcos Crespo, que abraçou a nossa ideia, não teríamos chegado onde estamos. Antigamente, ficávamos na praça, mas não conseguíamos ter espaço para todas. Ai veio o convite para ficar com a Feirinha de Natal por uma semana na Sociedade Nova Aurora, expondo nosso artesanato e, conforme foi passando o tempo, fomos ganhando mais espaço. E atualmente ficamos durante um mês lá”

Para saber mais acesse: www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda

Qualificação: parcerias rendem vagas

Publicado em: 02.12.2011

Com o intuito de acrescentar ainda mais no setor de empregabilidade de Macaé é que a cada dia novas parcerias são firmadas. Exemplo disso é a parceria existente entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e o Sistema Firjan, por intermédio do SESI/SENAI, a fim de oferecer qualificação gratuita e de qualidade aos trabalhadores macaenses.
De acordo com a Secretaria, a parceria foi concretizada na ultima quarta- feira(30) e serão ofertadas 240 vagas de cursos de qualificação, destinados a jovens a partir de 17 anos, com ensino médio (cursando ou já completo). As vagas serão preenchidas por jovens cadastrados na Secretaria de Trabalho e Renda.
Para o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, a parceria busca a inclusão de jovens no mercado de trabalho. “A oferta é valida para estudantes de escolas públicas, que terão oportunidade de realizar um curso em áreas como Assistente de Logística, Operador de Telemarketing, Operador de Suporte Técnico em TI (Help Desk), Auxiliar de Operações de Logística e almoxarife”, detalha.
Crespo destacou ainda que esta iniciativa surgiu da necessidade de incluir jovens com interesse em se qualificar. “É muito importante que parcerias sejam firmadas, com intuito de aumentar o número de pessoas empregadas, e para que isso ocorra é preciso permitir que elas se qualifiquem de maneira gratuita para facilitar seu ecesso ao mercado. Como possuímos um banco de dados extenso, com pessoas interessadas em participar desses cursos, nos colocamos à disposição para auxiliar no preenchimento dessas vagas”, finalizou.

Para saber mais acesse: www.odebateon.com.br


Candidatos ao Jovem Aprendiz participam de Workshop

Publicado em: 01.12.2011

Trabalho e Renda e CIEE realizam na próxima semana Workshop.
Candidatos ao programa Jovem Aprendiz participarão, na próxima semana, de um Workshop,como forma de preparação dos jovens para entrevistas de emprego. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) em parceria com o Centro de integração Empresa Escola (CIEE) – Unidade Macaé.
Os Jovens estão cadastrados na Secretaria e foram selecionados com o perfil da lei da Aprendizagem nº 10.097/2000. Segundo informou a acessória de imprensa da Semtre, hoje(1), os jovens selecionados junto com seus responsáveis, participarão de uma palestra, onde será feito uma prévia de como funcionará o workshop. Já a primeira palestra será na próxima segunda-feira (5) de 16h às 19h, no CIEE, que fica no Centro de Macaé.
A ideia surgiu a partir de uma reunião realizada na última segunda-feira (28), o subsecretário de Trabalho e Renda de Macaé, Fernando Buechem; o supervisor da Unidade Macaé do CIEE, Humberto Lima; as assistentes sociais da secretaria, Anna Luiza Lorenz e Selma Gavião, e a assistente administrativa Renata Rocha dos Santos, que definiu detalhes do evento.
Fernando Buechem, subsecretário de Trabalho e Renda, explicou que o workshop beneficiará os jovens na hora de procurar uma vaga de trabalho, já que esta é a intenção do secretário Marcos Crespo, capacitando os jovens que já participaram de processos seletivos para o Jovem Aprendiz, mas que por algum motivo não conseguiram ser inseridos.
O workshop será o último evento deste ano, entre a secretaria e a CIEE, mas a expectativa para 2012 é que ainda mais qualificações e vagas de jovem aprendizes sejam oferecidas a partir da parceria existente.

Para saber mais acesse: www.odebateon.com.br

Prefeitura e Sistema Firjan oferecem 240 vagas para curso de qualificação

Publicado em: 30.11.2011





Beneficiar o setor da empregabilidade, oferecendo qualificação gratuita e de qualidade. Com essa ideia, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, fechou parceria nesta quarta-feira (30) com o Sistema Firjan, por intermédio do Sesi/Senai, para oferecer 240 vagas de cursos de qualificação. O público alvo são jovens a partir de 17 anos, com ensino médio (cursando ou já completo). As vagas serão preenchidas por jovens cadastrados na Secretaria de Trabalho e Renda.
Os cursos serão oferecidos de duas formas, presencial (Auxiliar de Operações de Logística e Almoxarife) e a distância (Assistente de Logística, Operador de Telemarketing e Operador de Suporte Técnico em TI -Help Desk). Para os cursos presenciais as inscrições vão até o dia cinco e os não presenciais, até o dia 19 de dezembro, por meio do site www.firjan.org.br/educamais.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, a parceria busca a inclusão de jovens no mercado de trabalho. “A oferta é valida para estudantes de escola pública, que terão a oportunidade de realizar um curso em áreas como Assistente de Logística, Operador de Telemarketing, Operador de Suporte Técnico em TI (Help Desk), Auxiliar de Operações de Logística e Almoxarife.”, detalha.
Crespo destaca ainda que esta iniciativa surgiu da necessidade de incluir jovens com interesse em se qualificar. “A Prefeitura vem buscando parcerias com o intuito de aumentar o número de pessoas empregadas. Para que isso ocorra é preciso permitir que as mesmas se qualifiquem de maneira gratuita para facilitar seu acesso ao mercado. Como possuímos um banco de dados extenso, com pessoas interessadas em participar desses cursos, nos colocamos a disposição para auxiliar no preenchimento dessas vagas”, explica.


Para saber mais: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=25199

Arteiras de Macaé: opção para presentes de Natal.

Publicado em: 25/11/2011

Com a chegada do final do ano, aumenta a procura por presentes de Natal. Uma das opções são os produtos encontrados em locais como a Feira de Artesanato das Arteiras de Macaé, que está até o dia 23 de dezembro, na sede da Sociedade Musical Nova Aurora, no Calçadão do Centro da cidade. E, buscando dar maior conforto não só as artesãs, mas também a clientela, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé trocou todas as tendas utilizadas na Feira. O horário de funcionamento da feira é de 10h às 22h.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, essa troca vai beneficiar em muito as artesãs.
- Elas ficam em um ponto bastante estratégico, que é no Centro, e nesse período a procura por presentes de natal aumenta. Como vão funcionar diariamente, achamos conveniente proporcionar um maior conforto. Colocamos 10 novas tendas, aonde as trabalhadoras ficarão mais protegidas dos intempéries do tempo. E com isso criamos maiores oportunidades para que o faturamento delas aumente, explica.



Para saber acesse:http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=25160