quinta-feira, 29 de março de 2012

Trabalho e Renda participa da Feira Artesanato que acontece em Macaé

O diretor da Interart, Osvaldo Almeida Junior(dir), esteve em reunião com o Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo 
Começa nesta sexta-feira (30) a Feira Internacional de Artesanato (Interart), e a Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé não poderia estar de fora. Grande apoiadora e incentivadora do artesanato no município, a secretaria terá como seus principais representantes o Grupo Arteiras de Macaé e os participantes do CriaSana. Além de colocar à venda seu artesanato, os artesãos terão a oportunidade de realizar um intercâmbio de informações, já que a feira reúne pessoas de 22 países e 15 estados brasileiros. Por seu histórico de apoio e incentivo ao setor do artesanato, e com isso a geração de renda informal, a Trabalho e Renda foi a primeira secretaria a confirmar apoio na realização do evento. O Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, destaca a satisfação de ter contribuído para a realização da Feira em Macaé. – Quando o diretor da Feira, Osvaldo, veio nos procurar pedindo nosso apoio, percebemos o quão importante a feira seria para a cidade. Fico realizado em ter ajudado a trazer para o município a Interart que, com toda certeza, será um sucesso e vai mostrar que Macaé não é feita apenas do setor de Petróleo e Gás, mas também é rica no que diz respeito ao artesanato regional – finaliza. Segundo o diretor da Interart, Osvaldo Almeida Junior, a expectativa para o evento é grande. “Vamos apresentar uma Feira como Macaé nunca viu, com muito artesanato e cultura não só brasileira, mas também mundial. A Interart já foi um sucesso em São Paulo e aqui não será diferente. Tenho certeza que ela será um divisor de águas para o setor do artesanato em Macaé e na região”, explica. Osvaldo lembra ainda que ficou surpreso com a quantidade de artesãos no município. “Tanto que ampliamos o estande da prefeitura, para que todos tivessem a oportunidade de expor seus trabalhos. Acompanhei a feira do grupo Arteiras de Macaé, que a Trabalho e Renda apóia, e pude ver como existem trabalhos bonitos e diferentes. Esperamos que estes artesãos, junto com os do CriaSana, aproveitem bastante esta troca de conhecimento com os outros participantes da feira”, destaca.

Jornalista: Samanta Fernandes

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bicuda Pequena foi uma das localidades beneficiadas



Não são apenas os bairros da cidade que recebem o “Beleza itinerante” da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé. Desta vez, o Órgão subiu a serra macaense e está oferecendo nos distritos os serviços mais procurados na sede da Secretaria. Entre eles estão a consulta a vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, encaminhamento para emissão da carteira de identidade, corte de cabelo e design de sobrancelhas. Segundo o Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, levar esta ação para toda Macaé é uma proposta apoiada pelo Prefeito Riverton Mussi. “Nosso objetivo é oferecer nos bairros, e distritos, os serviços mais procurados em nossa sede. 
Em breve vamos disponibilizar, de maneira itinerante, a emissão de carteira de identidade. Agradeço a todos que nos apoiam, principalmente os líderes de comunidade; presidentes e vice presidentes de associação de moradores, além da população, que comparece em peso nas nossas ações”, disse. Na última semana, um dos bairros beneficiados foi a Granja dos Cavaleiros, para o presidente da Associação de Moradores do bairro, Dirant Ferraz, a ação foi um sucesso. “Já realizamos no Novo Cavaleiros e agora na Granja. Pude ver a satisfação dos moradores em receber os serviços da Secretaria. Essa é uma forma de encurtar a distância entre eles e a Trabalho e Renda. Agradeço ao Secretário Marcos Crespo pela iniciativa e esperamos que o Beleza Itinerante volte mais vezes para cá”, destaca. 
 Na segunda-feira (26) foi a vez da Bicuda Pequena, na Escola Municipal Maria Augusta de Aguiar Franco, e na Bicuda Grande, na Escola Municipal Joaquim Augusto Borges. Já nesta terça-feira (27) quem recebe o “Beleza Itinerante” é o Frade, de 9h as 12h no Ginásio Poliesportivo, e Glicério, de 14h as 17h na praça do distrito. Quarta-feira (28) será a vez do Trapiche, de 9h a 12h na quadra poliesportiva, e Córrego do ouro, de 14h as 17h tambémn na quadra poliesportiva da localidade. Na quinta-feira (29) o “Beleza Itinerante” volta para a cidade e se concentra no Bairro Bela Vista, de 16h as 19h, na rua Maria Carolina da Conceição, em frente ao número 31. Na sexta-feira (30) será o Lagomar, na Rua W 22 travessa das Amendoeiras. 


 Fonte: Secretaria de Trabalho e Renda
 Jornalista: Samantha Fernandes

segunda-feira, 26 de março de 2012

SECRETÁRIO DE MACAÉ ELOGIA CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE MARATAÍZES

Durante visita ao município de Marataízes, o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Vinícios Marins Crespo, avaliou positivamente os cursos oferecidos no município nas áreas offshore e onshore, deixando um rastro de entusiasmo para os alunos que se preparam para o mercado de trabalho. A oferta de vagas cresce a cada dia, junto com a exigência de bons profissionais. Marataízes recebeu na manhã desta quarta-feira (21) a ilustre visita do Secretário de Trabalho e Renda do município de Macaé-RJ, Marcos Vinicios Marins Crespo, que veio conhecer o trabalho realizado na área de capacitação profissional pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento do município. Recepcionado pelo Secretário de Trabalho e Desenvolvimento, José Rubens Brumana, e sua equipe formada pelo Diretor de Trabalho, William Manhães Júnior e o funcionário Daniel, Marcos Crespo esteve na secretaria pela manhã avaliando os cursos oferecidos à população marataizense e indicando outros que estão em alta no mercado como, por exemplo, carpinteiro de forma, ferramentista, entre outros. E, na ocasião elogiou a Prefeitura de Marataízes pela preocupação em qualificar e preparar sua população para conquistar uma vaga no mercado, a cada mais acelerado e modernizado. “Fiquei impressionado com o que vi em Marataízes. Já passei por muitos outros municípios e a população daqui está muito bem servida de cursos que de fato irão proporcionar futuro.” Parabeniza. Encerrando sua visita ao município, Marcos Crespo fez questão de visitar todas as salas dos cursos oferecidos recentemente na área da construção civil em parceria com o SENAI, que estão sendo ministrados na Escola Domingos José Martins (Polivalente). Cerca de 150 alunos estão em processo de capacitação profissionais nas áreas: pedreiro, gesseiro, armador de andaime, pintor e eletricista. “Quero agradecer a visita do Marcos à Marataízes, sua presença aqui é de extrema importância porque nada melhor do que proporcionar aos nossos alunos esse contato com a realidade na qual eles estão se preparando para entrar. Quero ver o sucesso de todos, pois eu não tive essa oportunidade. Há 35 anos tive que deixar Marataízes em busca de qualificação. A Secretaria de Trabalho é nova e o nosso principal objetivo não é apenas oferecer um curso, queremos ver os resultados na prática, quero ver o sucesso de cada aluno. Lembre-se sempre disso: o emprego renova e liberta o cidadão.” Diz entusiasmado José Rubens Brumana. Além do entusiasmo proporcionado através de sua visita e das palavras de incentivo, outra boa notícia elevou o grau de satisfação dos alunos. Em breve a Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé disponibilizará acesso para Marataízes cadastrar os currículos dos profissionais da região no SINE (Sistema Nacional de Emprego). Através desse cadastro o profissional de Marataízes fica conhecido por todas as empresas do Brasil, podendo ser chamado para uma entrevista a qualquer momento, dependendo do perfil do empregador. 

Fonte:http://www.marataizes.es.gov.br/default.asp 
Jornalista: Assessoria de Comunicação PMM

segunda-feira, 19 de março de 2012

Calçadão do Centro de Macaé recebe Beleza Itinerante da Trabalho e Renda

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé continua oferecendo os seus serviços pelos bairros do município. Desta vez quem recebeu o ‘Beleza Itinerante’ foi o Centro da cidade. As ações ficaram concentradas no Calçadão da Avenida Rui Barbosa. Quem passou pelo local pôde aproveitar um dos serviços oferecidos pela Secretaria, que foram: encaminhamento para vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, corte de cabelo e design de sobrancelha. No Centro, a ação foi realizada em horário estendido, de 9h às 18h.



Em outros bairros o ‘Beleza Itinerante’ é realizado de 16h as 19h, permitindo assim que mais trabalhadores possam participar depois do seu horário de serviço. A ação é realizada sempre com apoio de líderes da comunidade, presidentes e vice-presidentes das associações de moradores, em pontos estratégicos do bairro, buscando atender a todos.

Para o Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo, um dos motivos para o sucesso da ação é o empenho de toda sua equipe. “Os profissionais da Secretaria foram qualificados para realizar um atendimento de qualidade, não só na sede, mas também nos bairros que recebe o ‘Beleza Itinerante’. Novas ações estão sendo formatadas buscando ampliar o número de serviços oferecidos aos trabalhadores na Secretaria e nos Itinerantes, seguindo a orientação do Prefeito Riverton Mussi”, enfatiza.

Crespo completa ainda, destacando o resultado positivo obtido com o ‘Beleza Itinerante’. “Nosso trabalho nos bairros tem sido um sucesso, e no Calçadão não foi diferente, realizamos cerca de 500 atendimentos, para corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, design de sobrancelha e vagas de emprego”, finaliza.

Nesta terça-feira (20) quem recebe a ação é a Virgem Santa, na praça do bairro; na quarta-feira (21) é a vez da Granja dos Cavaleiros, ao lado do Bar da Margarida; na quinta-feira (22) a Ajuda de Cima é a comunidade beneficiada, com o ‘Beleza Itinerante’ instalado em frente ao depósito de bebidas do bairro. E fechando a semana, na sexta-feira (23) será no Morro de São Jorge, na quadra.

Fonte: www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda
jornalista: Samanta Fernandes

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prefeitura participa de Fórum de Coordenadores dos SINEs do RJ

Representantes da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé estiveram nesta quinta-feira (15) no Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi participar de uma reunião com a cúpula da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do RJ e também do Fórum mensal de Coordenadores dos SINES (Sistema Nacional de Emprego) do Estado do Rio. Na ocasião, novos benefícios foram conquistados para Macaé, com base na boa relação entre estado e município.

A reunião contou com a participação do secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, e seu subsecretário Fernando Buechem; do secretário Estadual de Trabalho e Renda do RJ (Setrab Rio) e deputado federal, Sérgio Zveiter, o subsecretário Wagner Montes Filho; e o assessor Especial da Setrab Rio, Manoelito Reis.

Segundo Crespo, um dos benefícios conquistados é a emissão da carteira de identidade nos eventos itinerantes da secretaria municipal. “Conseguimos capacitar nossa equipe no Detran RJ para que, em breve, possamos oferecer mais este serviço para a população. Durante a visita a Zveiter e sua equipe, alinhamos e estreitamos ainda mais a nossa parceria para que mais projetos sejam desenvolvidos em Macaé” disse.

Durante o encontro do Sistema Nacional de Emprego, Crespo foi convidado a compor a mesa de palestrantes, representando todos os secretários de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. O Fórum contou também com a presença de grande parte dos chefes de Postos do SINE/RJ.

Na ocasião, Sérgio Zveiter destacou a importância de convênios com as prefeituras. “Graças a estas parcerias conseguimos desenvolver programas e projetos voltados para a geração de trabalho e renda no Estado do Rio de Janeiro, e buscamos qualificar o maior número de trabalhadores até o final do ano de 2012”, explica.

– Me coloco à disposição para que mais trabalhos em conjunto sejam realizados com as gestões municipais, levando a “Caravana do Trabalho” às comunidades onde se disponibiliza a emissão de carteiras de trabalho, orientações trabalhistas, retirada de fotos para documentos e viabilização de solicitação de seguro desemprego. Agradeço a todos os presentes, e ao secretário Marcos Crespo, que hoje está representando todos os demais secretários de Trabalho e Renda do Estado do Rio – finaliza Zveiter.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/noticias.php?page=leitura&idNoticia=25976
Jornalista: Samanta Fernandes

quarta-feira, 7 de março de 2012

Trabalho e Renda: Arteiras de Macaé festejam aniversário na Veríssimo de Melo

A festa foi realizada terça-feira (06), na Praça Veríssimo de Melo

Com música, artesanato e bolo, o Grupo Arteiras de Macaé festejou seu primeiro ano de atividades. A festa foi realizada terça-feira (06), na Praça Veríssimo de Melo. Na ocasião, foi feita a abertura oficial da Feira de Artesanato do Grupo, que conta com o apoio da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé. A feira permanece na Praça até sexta-feira (09), de 8h às 20h.

Participaram do evento o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo; o subsecretário da pasta, Fernando Buechem; o diretor da Interart (Feira Internacional de Artesanato), Osvaldo Júnior; o Coordenador do CriaSana, Fausto de Almeida. Expondo na feira, junto com o grupo, estão artesãos de outras frentes, como o Projeto Mulher Reciclando (Promur), capitaneado por Magali Cesar Machado; da Associação Comunitária de Artesãos e Trabalhadores Manuais com Reciclados de Macaé (Carma); da feirinha de Quinta-feira (AFA); Feirinha de Rio das Ostras; e Grupo 3ª Idade de Macaé.

A coordenadora do grupo, Maria da Paz, agradeceu a todos os envolvidos. “Hoje nós temos espaço suficiente para que não só os artesãos do Grupo Arteiras de Macaé, mas também que outros possam expor seus trabalhos, como os artesãos de Rio das Ostras que, participando da nossa feira, fazem um intercâmbio de conhecimento. Aproveito e parabenizo nosso grupo pelo primeiro ano de atividades”, disse, antes de cantar parabéns.

O secretário Marcos Crespo explicou que a Feira será realizada todo mês com duração de uma semana. “Com a comemoração do aniversário de um ano do grupo, a Trabalho e Renda teve consolidado todo o investimento realizado no setor da economia solidária. A Feira estará todo mês na Veríssimo de Melo, até dezembro, e com certeza continuará sendo um sucesso”, ressaltou.

Jornalista: Samanta Fernandes

segunda-feira, 5 de março de 2012

Trabalho e Renda anuncia 50 vagas para carpinteiro Vagas são para contratação imediata na Secretaria


A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé anunciou na última sexta-feira (2), a abertura de 50 vagas para a função de carpinteiro. Segundo informações, é necessário ter experiência na área, o salário é de R$ 1.000 mais alguns benefícios como plano de saúde e tíquete alimentação.

Os interessados podem procurar a sede da Secretaria, que fica na Rua Doutor Télio Barrto, n° 28, no Centro da cidade, para realização de cadastro e posteriormente entrevista. Vale ressaltar que a contratação é imediata.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, essa oferta é fruto de mais uma parceria com empresas de Macaé e região, em nossa constante busca para empregar o cidadão macaense. “Isso significa que os investimentos que estão sento feitos pelo poder público da cidade, em infra estrutura, vêm atraindo novas empresas gerando então, novas oportunidades de emprego para nossos munícipes.

E o que é ainda melhor, mantendo Macaé nas primeiras posições do ranking nacional de empregabilidade”, encerrou Marcos Crespo, frisando que o surgimento de mais vagas proporciona a toda equipe da Trabalho e Renda, a sensação de dever cumprido, atingindo as metas e propostas estabelecidas pela Prefeitura Municipal.

Fonte: http://www.odebateon.com.br
Jornalista: Renatta Viana/ renatta@odebateon.com.br