terça-feira, 1 de março de 2011

Brasil Offshore promove geração de trabalho e renda temporária


A expectativa é que mais de três mil trabalhadores sejam contratados até o final da Feira

A Feira Brasil Offshore 2011 vai contar com um fator que irá contribuir para o sucesso do evento – a mão de obra qualificada. A procura pelo cadastramento para trabalho temporário na terceira maior feira de petróleo e gás está intensa. De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, cerca de mil pessoas procuram, diariamente, a Central do Trabalhador de Macaé (CTM) – desenvolvida pela secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), para fazer o cadastramento.

“O cadastramento para trabalho temporário para a feira foi uma inovação realizada com sucesso na edição de 2009, quando mais de duas mil pessoas conseguiram uma vaga de emprego antes, durante e depois da Feira. Desta vez, estamos trabalhando com antecedência e estimamos contratar cerca de 3 mil trabalhadores até o final do evento,” contou ressaltando as funções: chapas (ajudante de caminhoneiro), tradutores, recepcionista, montador de andaimes, eletricista, entre outras. O secretário lembra que não existe garantia de emprego, a secretaria apenas disponibiliza o banco de dados às empresas. “Não garantimos a vaga de emprego. Nosso trabalho é fazer a intermediação da mão de obra, repassando os nomes para as empresas participantes”, explicou Marcos Crespo.

De acordo com o subsecretário de Governo e diretor da Feira, em âmbito municipal, Fernando Amorim, os empregos temporários são gerados em vários setores e abrem um leque de emprego. “Oferecer essas vagas ao trabalhador macaense foi uma solicitação feita pelo prefeito Riverton Mussi e a secretaria de Trabalho e Renda está cumprindo com seu dever em promover a inserção de mão de obra local no evento”, sustentou Fernando.

Esperançosa, a auxiliar administrativa, Renata Nascimento, 22 anos, procurou a CTM para se cadastrar na vaga de recepcionista. “Foi rápido e fácil. Agora é aguardar pra ver se alguma empresa me contrata”, disse.

Admilson Correia, 25 anos, compartilha da mesma expectativa. “O CTM é a melhor ponte no momento. Minha área também é administrativa e espero que alguma empresa se interesse por mim”, proferiu.

Qualificação - Além de dar oportunidade para o cadastramento, a secretaria oferece ao trabalhador oficinas para qualificação profissional. Os interessados em se preparar para uma das vagas oferecidas pelo mercado em função da Brasil Offshore podem aproveitar fazer uma oficina de conversação básica de Inglês no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Serão três oficinas com 120 vagas, com duração de 20 horas. As inscrições estão sendo feitas na secretaria do Cetep, de segunda à sexta das 8h às 17h.

Segundo Marcos Crespo, a secretaria de Trabalho e Renda tem trabalhado em qualificação para a Brasil Offshore desde o ano passado. “Em 2010, cerca de 1.736 pessoas receberam o certificado de qualificação, entre logística empresarial, inglês, eletricistas, secretárias, etc”, frisou.

Como se cadastrar – Os interessados em concorrer a uma vaga de emprego temporário na Brasil Offshore podem se inscrever na Central do Trabalhador de Macaé, que fica na Rua Télio Barreto, 28, das 9h às 16h, no centro da cidade. Para fazer o cadastro, é necessário levar os seguintes documentos (originais e cópias): currículo atualizado, carteira de trabalho, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e uma foto 3x4. Os salários serão combinados direto com as empresas.

Feira Brasil Offshore 2011 – Consolidada no mercado de petróleo e gás como a terceira maior feira de petróleo e gás do mundo e com 10 anos de existência, a Brasil Offshore 2011 promete bater todos os recordes anteriores. A expectativa é que com todo o planejamento da Brasil Offshore 2011, a Feira volte a ser reconhecida como a segunda maior do setor.

O evento será realizado entre os dias 14 e 17 de junho e é organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, que já confirmou a comercialização de 85% de sua área total de exposição.

Empresas como a Aker Solutions, Baker Hughes, FMC, Gaia, GE, Goodyear, Lupatech, National Oilwell Varco, Odebrecht, Oil States, Petrobras, Schlumberger, Sinopec, Technip, Tenaris Confab, Uniforja, UTC, V&M e Weatherford já confirmaram presença.

Credenciamento online - A entrada é gratuita para os profissionais que efetuarem o credenciamento online antecipado ou apresentarem o convite impresso da Brasil Offshore na ocasião. Para inscrições no local, a entrada custará R$ 50,00 (formas de pagamento: dinheiro ou cartão de débito).

Credenciamento e mais informações: http://www.brasiloffshore.com/Home/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Brasil Offshore
Data: 01/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário