terça-feira, 6 de setembro de 2011

Curso destinado a pescadores profissionais teve início ontem


Teve início ontem (5), o Curso de Formação de Aquaviários - Módulo Especial (CFAQ-E) ou Curso Profissional de Pescadores, na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé. Fruto de uma parceria com a Marinha, o Projeto Mosaico da Petrobras e Colônia de Pescadores Z3, a capacitação será sempre das 8h às 16h, durante toda a semana (exceto amanhã - feriado de 7 de setembro).
Os temas abordados são primeiros socorros, salvatagem, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia. Ao todo, 35 profissionais estão participando do curso e ao final, todos receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR), tornando-se aptos a embarcar com segurança e terão seus barcos regulamentados.
De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, a ideia de realizar o curso surgiu a partir de uma necessidade muito clara por parte dos pescadores de Macaé. “Na verdade esses profissionais ficam muito tempo no mar trabalhando e quando voltam, o tempo é curto para dividir entre mais trabalho, família e informação, então percebemos que eles estavam sendo “deixados de lado”, por isso decidimos investir no curso”, explicou.
Já o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Cláudio Lopes Bonifácio, contou que o primeiro dia de curso foi bastante proveitoso e que os pescadores participantes estão demonstrando muito interesse. “São muitos jovens participando e o conteúdo está bastaste dinâmico, o que atrai ainda mais a atenção deles, sem contar com o que mais importa, que é a qualificação de mão de obra.
Com a carteira que eles vão receber, terão direito ao defeso e outros benefícios. A cada dia eles terão aula com um instrutor diferente, hoje eu estou ministrando a qualificação sobre primeiros socorros e salvatagem”, explicou.
Para o experiente pescador Carlos Augusto, acostumado a ficar 25 dias no mar e apenas 10 em terra, o curso veio bem a calhar, já que ele conseguiu conciliar todos os horários. “O curso está facilitando e muito o meu trabalho. As lições de primeiros socorros são as mais importantes para mim, que trabalho no barco e corro muitos perigos. Muitas coisas vão me ajudar ainda mais para a realização de um trabalho de qualidade”, enfatizou.




Participaram da aula inaugural o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo; o sub-secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Fernando Buechem; o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Claudio Lopes Bonifácio; e o Capitão-de-Fragata da Marinha, André Silva.




O curso acontece até o dia nove e a formatura está prevista para segunda-feira (12). Ao final, os participantes receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR), tornando-os aptos a embarcar e terão ainda barcos regulamentados.

Novas turmas serão abertas futuramente, dependendo da procura e da necessidade observada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário