terça-feira, 13 de setembro de 2011

Segurança é Responsabilidade de Todos é o tema da IV Sipat


Evento acontece até sexta-feira, na Praça Veríssimo de Melo

Começou nesta segunda-feira (12), a IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), Integradas do Norte Fluminense, realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Ao todo, 43 tendas foram montadas na Praça Veríssimo de Melo, no Centro de Macaé, envolvendo secretarias municipais, empreiteiras e empresas offshore. Durante a abertura do evento, autoridades municipais compuseram a mesa diretora, Margarida Mussi, mão do prefeito Riverton Mussi, o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, o presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo, o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, e o presidente da Cipa da Petrobras/Imbetiba, Ademir pinto de Souza.
Segurança é responsabilidade de todos. Este é o tema da quarta Sipat realizada neste ano. Segurança no Trabalho, Prevenção contra as drogas, Cuidados com a Saúde, são questões abordadas pelas entidades envolvidas no evento. Na ocasião, essas instituições estão fazendo a distribuição de cartilhas, panfletos educativos e brindes.
O principal objetivo do evento é desenvolver ações para a prevenção de doenças e acidentes entre os trabalhadores em seu ambiente de trabalho. “Estamos trabalhando aqui com a prevenção de acidentes e de doenças relativa ao trabalho. O acidente fica mais caro do que a prevenção”, disse o presidente da Cipa, Augusto Francisco Adolfo.
Augusto ressalta ainda que o índice de acidente de percurso vem aumentando na região. “Macaé acolhe, diariamente, milhares de trabalhadores vindos de Rio das Ostras, Campos, Casimiro, entre outro. Todos enfrentam rodovias perigosas. Temos acompanhado inúmeros casos de acidente nesses trechos. Precisamos prevenir e mudar este quadro. É importante não sair em cima da hora e os trabalhadores devem procurar utilizar o veiculo coletivo. Além de mais seguro, reduz o número de veículos na pista”, orientou.
O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, falou sobre a importância da prevenção. “A pouco mais de um mês, a secretaria sediou o curso de capacitação dos novos empossados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA. Nós acreditamos que o trabalho desses profissionais, que protegem a vida dos servidores, é de extrema importância. A CIPA atua de forma que os acidentes de trabalho sejam investigados para que não se repitam no futuro, permitindo assim que os profissionais tenham um ambiente de trabalho seguro. ”, pronunciou informando que a Trabalho e Renda está com um estande onde a população poderá emitir a carteira de trabalho e receber orientações sobre serviços oferecidos pela secretaria.
O presidente da Cipa da Petrobras/Imbetiba, Adecir Pinto de Souza frisou a importância de estar discutindo assuntos relacionados à previsão de acidentes, junto ao órgão público. “A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é um evento obrigatório, regulamentado pela NR-5 do Ministério do Trabalho. É importante a integração entre a Petrobras e a prefeitura, pois existem áreas públicas que a estatal não tem gerenciamento”, observou Adecir.
Adecir estava se referindo a passagem de pedestres da Petrobras. O viaduto construído sobre a linha férrea, próximo ao estacionamento da base logística da Petrobras UO-BC, na Praia Campista, está com o concreto danificado, pela ação do tempo e da maresia. Houve uma reunião entre a prefeitura e a Petrobras e depois de uma inspeção feita no local, a Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil interditou o acesso. “A inspeção no local foi realizada na sexta-feira, após solicitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) da Petrobras à CIPA da Prefeitura de Macaé que solicitou vistoria à Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil, devido ao estado precário da passagem de pedestre no local”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário