terça-feira, 13 de setembro de 2011

Prefeitura e Marinha entregam certificado do Curso de Pescadores


Aconteceu nesta segunda-feira a entrega de certificados e Carteira de Identificação e Registro (CIR) para os participantes do Curso de Formação de Aquaviário Especial (CFAQ-E), voltado para Pescadores Profissionais. A capacitação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda e Subsecretaria de Pesca, em parceria com Marinha do Brasil, Projeto Mosaico da Petrobras e Colônia de Pescadores Z3.
Participaram do evento o Subsecretário de Pesca, José Carlos Bento; Ivanete Pereira, representante do Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo; Capitão Robson Galhardo, da Capitania dos Portos de Macaé; Carolina Benassuli, do Projeto Mosaico da Petrobras; Marcelo Pereira, presidente da Colônia de Pescadores; Sidney Moreira e Alexandre de Miranda, do setor de ensino profissional marítimo da Marinha.
De acordo com Marcos Crespo, novos cursos virão. “Este foi apenas a primeira de muitas qualificações que faremos, por meio de um termo de cooperação. A prefeitura e a Marinha estreitam cada dia mais os laços e quem se beneficia é a população, com novos cursos de qualificação profissional. Parabenizo os pescadores por essa conquista, que além de qualificados recebem a carteirinha e com isso o benefício na época do defeso”, disse.
Segundo Carlos Bento, este curso mostra a renovação dos pescadores. “Pude perceber que temos muitos pescadores jovens e isso me deixa feliz, porque mostra que novas gerações vão manter essa profissão. Espero que vocês nunca deixem de acreditar na profissão, que hoje em dia é legalizada”, enfatiza.
O Capitão Galhardo lembra que com o curso os pescadores vão se adequar as leis do mar. “Com o curso eles se tornam aquaviários, estando com suas embarcações legalizadas e de acordo com a lei. Parabenizo aos formandos que se dedicaram a qualificação e hoje recebem sua carteira de identificação e registro”.
Para a representante do Projeto Mosaico, Macaé vai se beneficiar muito com essa parceria. “Queremos ver a atividade, de pesca, melhorar cada vez mais e é por isso que vamos apoiar nesse sentido, de qualificar”, enfatiza.
Já o presidente da Colônia de Pescadores, agradeceu a participação de todos os pescadores. “Agradeço a vocês que se propuseram a vir participar do curso. E também a Marinha, a Trabalho e Renda, a Pesca e a Petrobras pelo apoio”, disse.
Um dos pescadores, André Tavares, destaca que esta qualificação contribui muito para a melhoria do trabalho no mar. “Achei excelente porque muitos não tem a oportunidade de fazer um salvatagem, e aprendemos bastante coisa. Vimos o que estávamos fazendo de errado, como a iluminação dos barcos”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário