quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Secretaria de Trabalho e Renda sedia curso de formação de pescadores profissionais



A Secretaria de Trabalho e Renda continua superando as expectativas no que diz respeito a capacitação gratuita profissional. Desta vez os beneficiados são os pescadores de Macaé. Fruto de uma parceria entre Trabalho e Renda, Marinha e Colônia dos Pescadores Z3, o curso acontece na próxima semana, com formatura prevista para o dia 12. Ao final, os profissionais receberão a Carteira de Identificação e Registro (CIR).

A data foi definida durante reunião realizada nesta terça-feira (30) entre o Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo; o Sub Secretário de Trabalho e Renda, Fernando Buechem; e o Coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Claudio Lopes Bonifácio.

Segundo Marcos Crespo este curso permitirá que eles trabalhem de maneira mais segura. “Nosso objetivo não é só qualificar, mas também permitir que os profissionais se adéqüem as necessidades do mercado. No caso dos pescadores, eles aprenderão sobre salvatagem e primeiros socorros. Não podemos esquecer de que quando esses profissionais saem para o mar, deixam na terra seus familiares e não podem contar somente com a sorte ou com o bom tempo para retornarem a salvo para seus lares”, concluiu o secretário.

De acordo com Bonifácio, a parceria entre a Marinha e a secretaria de Trabalho e Renda vem para somar a necessidade de capacitação de jovens macaense. “A marinha oferece inúmeros cursos no setor aquaviário, mas falta espaço físico para formar esses profissionais. Por isso que digo que a secretaria vem para somar”, disse.

O curso, chamado de CFAK-E, é de formação de Pescadores Profissionais. Durante as aulas, os pescadores terão orientações sobre primeiros socorros, salvatagem, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia. Com a Carteira de Identificação e Registro (CIR) em mãos, os profissionais estarão aptos a embarcar e terão os barcos regulamentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário