sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Debate: Curso para pescadores profissionais será oferecido pela Trabalho e Renda





A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) está com mais uma novidade. Além de oferecer diversos serviços aos trabalhadores macaenses, a repartição passa a sediar o curso CFAK-E, para formação de pescadores profissionais.

O curso pretende atingir as expectativas no que diz respeito a capacitação profissional gratuita.

Os pescadores do município poderão desfrutar do curso a partir da próxima semana, com formatura prevista para o dia 12 de setembro.

A parceria entre a Trabalho e Renda, a Marinha e a Colônia de Pescadores Z3, promete beneficiar centenas de profissionais, inclusive com a emissão da Carteira de Identificação e Registro (CIR), que permitirá aos profissionais um embarque seguro e a regulamentação das embarcações.

De acordo com a assessoria de imprensa da Semtre, a data do novo curso foi definida durante uma reunião realizada na última terça-feira (30), entre o secretário municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo; o subsecretário de Trabalho e Renda, Fernando Buechem; e o coordenador de Cursos Externos da Delegacia da Marinha de Macaé, Sebastião Cláudio Lopes Bonifácio.

O secretário Marcos Crespo, explicou que o curso permitirá que os pescadores profissionais trabalhem de maneira mais segura, ressaltando ainda, que o objetivo da Secretaria não é apenas qualificar, mas também permitir que esses profissionais se adequem às necessidades do mercado.

Farão parte do cronograma do curso, temas tais como salvatagem, primeiros socorros, sistemas de motores, meio ambiente e marinharia, já que ao partirem para o alto mar, os pescadores deixam em terra, familiares e compromissos, não podendo contar apenas com a sorte ou com o bom tempo. Sendo assim, foi observada a necessidade real dos pescadores profissionais receberem instruções sobre as atividades que exercem.

Ainda com base nos dados da assessoria, Sebastião Bonifácio, da Marinha, ressaltou a importância da parceria existente e da oportunidade de capacitação de jovens macaenses. Comentou ainda, que a Marinha também oferece inúmeros cursos no setor aquaviário, mas infelizmente, falta espaço físico para formar os profissionais e é justamente aí que a Secretaria de Trabalho e Renda entra para somar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário