quarta-feira, 18 de maio de 2011

Macaenses podem concorrer 12.770 vagas de empregos no Comperj


A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) está cadastrando e selecionando currículos de candidatos a 12.770 vagas de empregos diretos para as obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). O secretário da pasta, Marcos Crespo, acredita que esta é uma grande oportunidade de se aproveitar mão de obra especializada que já existe em Macaé.

— Macaé é conhecida como a capital do Petróleo, mas também como a capital das oportunidades novas, com a experiência da vinda da Petrobras para a cidade. Fomos convidados a participar de um evento onde pudemos trocar experiências com outros secretários. Mais de 12 mil vagas de empregos diretos é uma boa chance para incentivar o trabalho nesses setores. Acredito que, com a instalação do Porto do Açu, em São João da Barra, também teremos chances de oferecer mão de obra especializada, visto que é uma obra grande que vai precisar aproveitar muitos profissionais. Isso é bom para o trabalhador que será valorizado, pois esse tipo de mão de obra ainda é escassa no mercado, explica Crespo.

O secretário ressalta que o papel da prefeitura é buscar qualificar os munícipes com altas chancelas, para que tenham oportunidades. “Não adianta qualificar com uma chancela fraca, porque senão, na hora de tentar uma vaga, fica em desvantagem com outros candidatos. E nós queremos que haja qualificação eficaz”, diz Marcos Crespo, acrescentando que, quando são criadas tantas vagas de empregos diretos, são criadas muito mais vagas indiretas no entorno da obra.

O Comperj está sendo construído numa área de 45 milhões de metros quadrados localizada no município de Itaboraí, com investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões. A produção de resinas termoplásticas e combustíveis consolidará o Rio de Janeiro como grande concentrador de oportunidades de negócios no setor, estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo que têm nos produtos petroquímicos suas matérias-primas básicas e vai gerar cerca de 212 mil empregos diretos, indiretos e efeito renda, em âmbito nacional.

Com início de operação previsto para 2012, o Comperj tem como principal objetivo aumentar a produção nacional de produtos petroquímicos, com o processamento de cerca de 150 mil barris/dia de óleo pesado nacional.

Confira as vagas disponíveis para a obra:

3.000 armadores
5.000 ajudantes de obras (1º grau)
2.500 soldadores - Mig-Mag,Navais, Eletrodos (2º grau)
900 caldeireiros
50 motoristas de caminhão e empilhadeira (2º grau)
20 tratoristas (2º grau)
10 engenheiros
10 arquitetos
30 estagiários de Arquitetura e Engenharia
50 estagiários de Petróleo e Gás
20 mecânicos (2º grau técnico)
40 auxiliares de mecânico (2º grau)
50 mestres de obras (2º grau)
100 pintores
500 pedreiros
50 eletricistas
100 carpinteiros
20 encanadores
20 encarregados
10 guincheiros
10 administradores de empresas
10 agentes administrativos (2º grau)
10 assistentes administrativos (3º grau)
10 técnicos administrativos (2º grau)


Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 18/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário