sexta-feira, 17 de junho de 2011

Artesanato macaense é destaque na Brasil Offshore


Os visitantes da Brasil Offshore podem apreciar belos artigos para presentes na Mostra do artesanato local do grupo “Arteiras de Macaé”, no estande da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) durante todos os dias do evento. Os produtos podem ser adquiridos na feira que funciona no pátio da sede da Sociedade Musical Nova Aurora, na Avenida Rui Barbosa (Calçadão) às sextas-feiras, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. Os preços variam entre R$ 1,00 e R$ 480,00. São aceitos todos os cartões de crédito e de débito.

Estão expostos objetos como puffs, jogos americanos, bolsas, pastas, porta moedas, porta chaves, caixas de decupagens em vários tamanhos, almofadas, bonecas, entre outros. Todos os artigos possuem uma etiqueta com certificado de origem, já que são produzidos de retalhos de tecidos utilizados na confecção de uniformes da Petrobras e de outras empresas do mercado Offshore.

A artesã e coordenadora do grupo, Maria da Paz Rodrigues, explicou que todos os produtos do “Arteiras de Macaé” são elaborados à mão pelas 23 artesãs que fazem parte do grupo, com a ajuda de máquinas com materiais recicláveis, respeitando as características culturais e tradição da região, preservando ao máximo o meio ambiente.

- Também utilizamos como obra-prima caixas de leite, sobras de madeiras de obras, fibras naturais, argila, cabaças e conchas do mar, transformando cada peça na mais pura expressão de arte e cultura do nosso município, destacou Maria da Paz.

Entusiasmada com o sucesso que o trabalho do grupo está repercutindo com a clientela da Feira Brasil Offshore, a secretária do grupo, Márcia Silva, conta que os produtos estão sendo muito bem vistos não só pela qualidade e beleza, mas também por mostrarem aspectos naturais e culturais de Macaé.

- Já atendemos representantes de empresas aqui no estande que pretendem comprar nossas peças em uma grande quantidade para presentear tanto os seus funcionários quanto seus clientes, que levarão uma lembrança do município, o que ajuda muito no marketing do nosso trabalho, ressaltou Márcia.

O secretário da pasta, Marcos Crespo, disse que foi aproveitado o espaço cedido à Semtre durante os quatro dias da Feira para também divulgar o trabalho realizado das “Arteiras de Macaé”, que tem se destacado em vários eventos deste setor, oferecendo ao grupo a oportunidade de conquistar mais clientes, principalmente num evento internacional como a Brasil Offshore.

- É uma satisfação para a prefeitura de Macaé poder apoiar essas mulheres lutadoras, que em sua maioria, são donas de casa que complementam a renda familiar e até mesmo sustentam as despesas de suas casas através do dinheiro das vendas do artesanato que produzem semanalmente, destacou o secretário.

Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 15/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário