segunda-feira, 13 de junho de 2011

Programa Jovem Aprendiz inseriu 36 jovens no mercado de trabalho


Na manhã da última terça-feira (7), 36 profissionais com faixa etária entre 16 e 24 anos, foram inseridos no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz, que acontece com o aval do Governo Municipal, da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).


Neste caso, a empresa Engevix foi a responsável por selecionar as vagas, após os bons resultados no processo seletivo. De acordo com a Semtre, participaram do processo o setor de recursos humanos da empresa, professores do CIEE e o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.


O programa proporciona aos jovens de Macaé e região, a admissão com carteira assinada, contrato de trabalho de quatro horas diárias pelo período de dois anos, além de reunir os jovens uma vez por semana, no auditório da Semtre para uma espécie de encontro-aula, onde os participantes recebem noções de educação, cidadania e aprendem a permanecer inseridos na sociedade.


Geralmente os encontros acontecem com a participação especial de professores convidados, que atribuem atividades complementares, formando o jovem não só para o campo profissional.


Para Marcos Crespo, o Jovem Aprendiz é uma das ações que mais gratificam o governo atual. “É por meio deste programa que os jovens adquirem a tão desejada experiência de trabalho exigida pelas empresas, que por sua vez, são responsáveis por moldar os jovens e inserir o maior número de profissionais no mercado de trabalho, fazendo com que se cumpra a Lei 10.097/00, que estabelece uma cota obrigatória de participação das empresas no processo de profissionalização de adolescentes.


Em Macaé, a grande maioria dos jovens empregados são encaminhados para empresas offshore, que atendem a Petrobras. O CIEE promove o acompanhamento destes jovens envolvidos no Programa, tanto na escola como na empresa contratante.

Fonte: O Debate
Data: 06/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário