quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prefeitura e CIEE fazem seleção para Jovem Aprendiz


A Prefeitura de Macaé e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) realizaram nesta terça-feira (7) a triagem de jovens que estão em busca do primeiro emprego por meio da Lei do Jovem Aprendiz. Ao todo, 40 jovens serão selecionados pela empresa de engenharia Egevix para trabalharem durante dois anos dentro do programa do Jovem Aprendiz. Em 2010, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda conseguiu inserir 5.900 jovens pelo programa.

- Nossa meta em 2011 é bater esse recorde. Cerca de 80% desses jovens encaminhados para as empresas conseguem ser efetivados. Eles entram na empresa ‘sem vícios’ e são moldados de acordo com o perfil que a empresa precisa. Este é um programa que está dando muito certo em Macaé – destaca o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.

Além de conquistarem um espaço no mercado de trabalho, os jovens também participam, uma vez por semana, de aula teórica no CIEE, sobre ocupações administrativas. O programa do CIEE para capacitação também é vinculado à Fundação Roberto Marinho.

- O importante é que eles saem do curso capacitados, além de adquirirem experiência de trabalho. O Programa Jovem Aprendiz proporciona a teoria e a prática – explica a educadora do CIEE, Andréa Abud.

A seleção dos jovens que participarão do Jovem Aprendiz é feita pela própria empresa. A psicóloga da Egevix, Marlice Quelen, foi a responsável por acompanhar o processo de seleção nesta terça-feira na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.

Jovens ressaltam importância do programa

Os jovens que participaram do processo de seleção para uma vaga na empresa Egevix demonstravam vários sentimentos. Na apresentação que cada um fez para os representantes do CIEE e da empresa, a timidez e o nervosismo se misturavam à vontade de mostrar o potencial que cada um possui, só precisando desta primeira oportunidade.

Maiara Guimarães, 20 anos, foi bem específica e arrancou risos dos outros jovens. “Estou terminando o ensino médio e estou fazendo o curso técnico de mecânica industrial, mas queria ser jornalista. Não gosto de matemática, mas gosto de dinheiro. Sou determinada, quero conseguir a vaga e crescer na empresa”, disse.

A importância do Programa Jovem Aprendiz foi pontuada pelos jovens pela oportunidade de poderem mostrar o são capazes.
- Sou de Niterói e estou há nove anos em Macaé. Estou fazendo inglês e informática e Macaé oferece oportunidade disponibilidade de emprego para jovens e adultos e abre muitas portas. Essa oportunidade a gente tem que agarrar com força – explicou.
Já Lucas Carvalho (19) que mora em Rocha Leão (Rio das Ostras) lembrou que tem interesse em trabalhar sério e desde que teve a primeira experiência de trabalho não consegue mais ficar parado. “Essa é uma grande empresa e quero deixar minha própria história se for incluído no programa”, disse o jovem.



Fonte: www.macae.rj.gov.br
Data: 07/06/2011

Um comentário:

  1. Olá,boa tarde!
    Gostaria muito de fazer parte do programa jovem aprendiz,sei que o processo seletivo ocorreu na ultima terça feira,mas infelizmente só fiquei sabendo dessa oportunidade hoje.
    Tenho 21 anos, muita ambição,vontade de crescer e aprimorar meus conhecimentos.
    Sei que essa é uma oportunidade única e rara de experiência e inserção no mercado de trabalho,por isso quero muito fazer parte.
    desde já agradeço.
    sarinhab43@hotmail.com

    ResponderExcluir