sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mais de 40 jovens se reuniram em palestra na Trabalho e Renda


A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) recebeu, na tarde de ontem (7), mais de 40 jovens do programa “Jovem Aprendiz”, para uma palestra com o tema “Processo Seletivo e Comportamento Organizacional”, uma parceria entre o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a empresa Ensco.
A palestra aconteceu às 14h, no auditório da Secretaria e a abertura foi feita pelo secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.


De acordo com a educadora do CIEE, Andrea Abud, a palestra teve como foco principal apresentar aos jovens como é feito um processo seletivo e os que as empresas buscam nos candidatos. “Eles vão receber informações sobre como é montado um perfil profissional e como acontece a busca pelos perfis desejados, por parte das empresas.


Além de aprenderem um pouco sobre cargos a serem preenchidos e outros temas ligados ao mercado de trabalho”, explicou Andrea.
Para a também educadora do CIEE, Lorena da Mata, a parceria já existe há cerca de dois anos, entre a Semtre, o CIEE e a Ensco, mas agora a empresa despertou o interesse em realizar uma forma de parceria diferenciada.


“Foi uma forma que encontramos de incentivar ainda mais os jovens aprendizes, já que as palestras são bastante proveitosas e sobre temas que são de interesse deles. Após a palestra, haverá também uma dinâmica de grupo, para que todo o conteúdo aplicado seja ainda mais absorvido pelos jovens”, disse Lorena.


A palestrante e recrutadora da Ensco, Patrícia Toledo, contou um pouco sobre sua experiência profissional e sobre as dúvidas mais frequentes, não só dos jovens, mas de muitos adultos em busca de oportunidades de trabalho. “Já realizo trabalho desse tipo no Rio de Janeiro e tanto as palestras como os cursos ligados ao tema, são muito interessantes, mas a expectativa para este evento é que a parceria existente e a Ensco em si, possa contribuir de alguma forma com o crescimento desses jovens e que eles saiam daqui com mais noção do que realmente significa o termo: processo de seleção.


E atualmente, Macaé está com o mercado de trabalho extremamente aquecido, e visando isso, nosso foco é passar adiante o que as empresas veem nos profissionais de hoje e nossa missão é contribuir com a formação dessas pessoas”, colocou a palestrante.


Esta é a primeira vez que acontece uma palestra deste teor no auditório da Semtre e a partir de então, uma vez por mês acontecerá palestras semelhantes, porém, com outros profissionais da Ensco. No auditório, normalmente estarão reunidos aproximadamente 4 turmas de jovens aprendizes. As palestras têm duração de até uma hora e meia.


A jovem aprendiz Juliana Tavares de Oliveira, de 17 anos, trabalha na área de Recursos Humanos da empresa Marfood - Hotelaria Marítima há 1 ano e 3 meses e mesmo assim fez questão de participar da palestra. “Para nós é muito importante receber essas informações e participar de palestras como essa, porque nos ensinam muito e nos abrem muitas oportunidades boas, de aprender e adquirir a experiência que o mercado de trabalho atualmente tanto exige”, esclareceu.

Fonte: O Debate
Data: 8/7/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário