segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trabalho e Renda: Oficinas de Jovem Aprendiz



Teve inicio nesta quarta-feira (20) as oficinas de Jovem Aprendiz na sede da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé. Participam das aulas, os estudantes que se apresentaram para o processo seletivo na última segunda (18). As aulas acontecem na sede da secretaria, com temas como Língua Portuguesa e Cidadania, e buscam qualificar e capacitar os jovens a fim de inseri-los no mercado de trabalho do município e região. Ao todo serão cinco encontros, sempre de 9h às 12h. O Jovem Aprendiz é fruto da parceria entre Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, Centro Integração Empresa Escola (Ciee) e Sesi/Senai.

O Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, enfatiza a importância de promover as oficinas. “Este é um ganho muito importante da secretaria para atender um segmento da população que muitas vezes, por não ter idade ou qualificação suficiente, perde seu espaço no mercado de trabalho. Essa parceria só tem nos trazido resultados positivos e esperamos aumentar ainda mais o número de jovens inseridos no mercado", finaliza.

Euzinéia Santuchi, professora da oficina de Língua Portuguesa, destacou o conteúdo apresentado na aula inaugural. “Nessa primeira oficina eles foram bastante participativos, debateram, tiraram dúvidas. O que abordamos hoje foi a técnica de redação que além de ser bastante cobrada nas seleções de jovem aprendiz, mostram os conhecimentos do estudantes, como eles escrevem, como organizam e estruturam o texto”, disse.

Ainda nesta quarta-feira (20) aconteceu o segundo processo seletivo para Jovem Aprendiz na sede da Secretaria de Trabalho e Renda. No encontro foram apresentados, além da estrutura das oficinas e como funciona a secretaria, um painel sobre o mercado de trabalho de Macaé e Região.

Para a vaga de jovem aprendiz, é preciso se inscrever na secretaria e aguardar contato. Conforme surgem as vagas, os jovens são convocados para participar do processo seletivo e das oficinas. Ao final, eles realizam uma prova, na própria secretaria, e os mais bem colocados são convocados. Os documentos necessários são: identidade, cpf, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, original e xerox de cada um. Além de um currículo e foto 3x4.

Por Samanta Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário