sexta-feira, 8 de julho de 2011

Secretaria de Trabalho e Renda abre as portas para qualificar Jovem Aprendiz


Cerca de 75 jovens que ainda estão no começo da carreira profissional participaram, nesta quinta-feira (07), de uma palestra sobre Processo Seletivo e Comportamento Organizacional – HR, promovida pela empresa Ensco Exceeding Expectations, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a secretaria de Trabalho e Renda (SEMTRE), de Macaé.
A ação faz parte de um projeto de cunho social, desenvolvido pela empresa, a fim de agregar conhecimento administrativo aos jovens que estão inseridos no Programa Jovem Aprendiz. No município, cerca de 500 jovens estão envolvidos no programa, dentre este número, 200 novos trabalhadores foram frutos da secretaria de Trabalho e Renda.
A parceria entre os órgãos começou há um ano. O CIEE disponibiliza as vagas de emprego, para a secretaria, que seleciona os jovens para participarem dos processos seletivos. Em Macaé, 90 empresas buscam recrutar mão-de-obra através do Centro de Integração Empresa-Escola.
Empreendedorismo, tabagismo, meio ambiente, entre outros assuntos relacionados ao convívio social, serão abordados durante as palestras, que ocorrerão todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, no auditório da SEMTRE. Ou seja, no mês de agosto, novos jovens terão a oportunidade de participar da palestra, que abordará assuntos relacionados ao Meio Ambiente.
A educadora do CIEE, Lorena da Mata explica que cada empresa escolhe qual tipo de curso o Jovem Aprendiz recrutado deverá participar. “De acordo com a necessidade da empresa, encaminhamos o jovem ao curso solicitado. Hoje, o CIEE oferece vários cursos, como: ocupações administrativas; comércio; varejo; práticas bancárias; logística; turismo; entre outros”, propagou.
A representante da Ensco, Patrícia Toledo, falou sobre a importância de poder contribuir na formação dos novos integrantes do mercado de trabalho. “Macaé é conhecida mundialmente pela inúmera oportunidade de emprego oferecida pelas empresas petrolíferas. A Ensco não está preocupada em abrir vagas de emprego e sim, em qualificar a mão-de-obra que irá fazer a diferença no mercado profissional”, ressaltou.
Aos 17 anos, Everton Silva está prestes a ser efetivado como estagiário, na BOS Navegação, empresa que contratou o jovem aprendiz há 24 meses. “O programa norteou o caminho profissional da minha vida. Hoje trabalho no setor de compras. Sou o canal de ligação entre compradores estrangeiros e do Brasil. Além desta oportunidade, o programa me ensinou boas práticas, como postura, comportamento, dinamismo, entre outras”, reconheceu.
Durante a abertura da palestra, o secretário, Marcos Crespo falou sobre as perspectivas para o mercado de trabalho e incentivou os jovens a agarrarem as oportunidades e aproveitarem os cursos de capacitação que lhes forem oferecidos. De acordo com o secretário, em Macaé, foram gerados 4800 novos postos de trabalhos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED 2011. “As empresas estão em contínuo crescimento, e por isso, passam a exigir mais qualificação dos trabalhadores. O mercado está competitivo, para se ter uma ideia, 20% das vagas são ocupadas por jovens. A secretaria está disposta a caminhar lado a lado com cada um de vocês, até a colocação no mercado formal”, apoiou Marcos Crespo.
Além do secretário, Marcos Crespo, a palestra contou com a presença da supervisora pedagógica do CIEE-Rio, Danielly Sobreiro; das educadoras, Lorena da Mata e Andrea Abud; e da representante da Ensco, Patrícia Toledo.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Data: 08/07/2011

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, secretário, Marcos Crespo. Esta ação poderá contribuir para que o município passe a ser considerado, não só como um lugar cheio de oportunidades de trabalho, mas tb como um centro de capacitação profissional.

    ResponderExcluir