segunda-feira, 25 de julho de 2011

Secretaria de Trabalho e Renda passa a emitir RG

Cerca de 150 carteiras de identidade poderão ser emitidas diariamente, com o prazo de entrega em cinco dias

A Secretaria de Trabalho e Renda realizou, nesta quarta-feira (13), o descerramento da placa inaugural do Posto de Identificação Civil, do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Janeiro (Detran), instalado na sede da repartição. Em parceria com o Governo do Estado, a secretaria firmou o convênio para proporcionar a população uma grandiosa ferramenta para conseguir o documento mais rápido.

De acordo com o Diretor do Detran/RJ, Marcos Siliprandi, alguns postos trabalham com o prazo de entrega dos documentos em cinco dias, porém, o posto de identificação civil da secretaria de Trabalho e Renda, de Macaé, vai trabalhar a possibilidade de fazer a entrega do RG em apenas 48 horas.

Para o secretário, Marcos Crespo, que na ocasião, representou o prefeito, Riverton Mussi que cumpria sua agenda em Brasília, o posto vem consolidar a secretaria como a Casa do Trabalhador. “O objetivo é atender melhor à população e consolidar a característica da secretaria num verdadeiro “poupa tempo”. A implantação de outro posto do DETRAN no município vem desafogar o posto do órgão, situado no Imbetiba, e agregar novos serviços ao trabalhador. Além de emissão de carteira de trabalho, seguro desemprego, lan house, serviço de assistência social, psicólogos, cursos de qualificação, inserção no mercado de trabalho, salão de beleza para desempregados, a secretaria vai oferecer à população a oportunidade de emitir o RG. Tudo no mesmo prédio para facilitar a vida do trabalhador”, falou o secretário, acrescentando que, a partir de agora, a emissão do documento passa a complementar as atividades dos atendentes da secretaria, para isso, a SEMTRE cedeu nove funcionários, que passaram por um curso realizado por professores do Detran/RJ. Foi o caso de Anne Tolissano de Cordova, que depois de ter feito o curso, conseguiu uma boa representatividade na prova e conquistou o cargo de coordenadora do novo posto.

Marcos Crespo ressalta que o posto terá a capacidade de emitir 150 documentos diariamente e esta nova atividade agregará valor ao balcão de empregos, desenvolvido pela secretaria. “A intenção é concentrar maior número de serviços dentro da secretaria para melhor atender o trabalhador. A expectativa é de ampliar os serviços para a emissão de outros tipos de documentos”, frisou.

Depois da inauguração, a secretaria abriu as portas para dar início ao novo serviço. A primeira a ser atendida foi, a dona de casa, Alcelir Silva, 43 anos, que há 16 anos foi roubada e desde então, utiliza a carteira de trabalho como documento essencial. “Por três vezes eu cheguei a ir ao posto do Imbetiba, mas devido à burocracia e morosidade, sempre desistia de esperar. Não me fazia muita falta porque eu não tenho conta no banco, nem bens, mas na semana passada, uma loja da cidade me impediu de fazer o cartão fidelidade do estabelecimento por não ter o documento”, contou.

Daqui cinco dias, Natalie Campos Almeida Lourenço será considerada, oficialmente, uma cidadã nacionalmente brasileira. Ainda no colo da mãe, Luciana Lourenço, a criança de apenas seis meses, terá a identificação civil substituindo o registro de nascimento. “Eu tirei meu documento aos 16 anos, e já me fazia muita falta, pois eu viajava muito. O RG da minha filha vai substituir a certidão de nascimento, além de ser mais fácil e resistente para carregar de um lado pro outro, o documento facilitará minha vida da hora de levar Natalie ao médico, pois o documento revela todos os dados necessários: filiação, data de nascimento, tipo sanguíneo, entre outros”, disse a mamãe, Luciana.

Na oportunidade, estiveram presentes o diretor do Detran/RJ, Marcos Siliprandi; o gerente geral do Banco do Brasil (BB), Elias Zeglin; o gerente de Relacionamento do BB, Alexandre Joaquim; o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo; o subsecretário de Trabalho e Renda, José Fernando Damasceno; o subsecretário de Governo, Fernando Amorim; o consultor técnico, Gilson Machado; o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento da Silva; o Coronel Aracati; o presidente da Macprev, Willian Martipriano; o coordenador do Detran, Ronaldo Cosme.

O posto do Detran foi instalado na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SEMTRE), situada à rua Dr. Télio Barreto, nº 28, Centro.

Por Monalisa Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário