quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Jovem Aprendiz encaminha pessoas para o sucesso profissional





Gabriela Cavararo agradece a secretaria de Trabalho e Renda pela oportunidade



Há quase dois anos, Gabriela Rosa Cavararo, 19 anos, buscou o primeiro emprego na Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé. Pela pouca idade e por se encaixar no perfil, foi encaminhada para participar do processo seletivo do Jovem Aprendiz. Foi escolhida e hoje faz parte da turma de jovens que se prepara para entrar no mercado de trabalho. Gabriela fez questão de voltar à sede da secretaria para elogiar o empenho e as ações do Secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.



Em 2010, com o trabalho da secretaria, Macaé alcançou o primeiro lugar em inserção de jovens no mercado de trabalho, inserindo 5.900 jovens, trabalhando com carteira assinada por dois anos. Este ano o município está em segundo lugar no programa, atrás apenas de Barueri. O Jovem aprendiz é realizado por meio da parceria da Trabalho e Renda com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).



Segundo Marcos Crespo muitos jovens que participam do programa se encaixam no perfil e conseguem permanecer na empresa, caso da Gabriela. “Estamos com uma procura muito grande aqui na secretaria, o que mostra que o Jovem Aprendiz tem um retorno bastante positivo, por parte dos jovens de Macaé ”, disse.



A empresa que contratou Gabriela, Ensco (antiga Pride) poderá no final do contrato admití-la de forma permanente. Para a jovem, a oportunidade beneficiou não só o lado profissional como também fez evoluir seu lado pessoal. “Quando me inscrevi no programa, não pensei que fosse conseguir o emprego tão rápido. Trabalhar como auxiliar técnica administrativa numa empresa como a Ensco, certamente, contribui muito com meu crescimento profissional. Além do mais, hoje estou menos inibida e lido com as pessoas mais facilmente”, observou.



O jovem Iago Prata Vicente da Silva também pretende ter o mesmo sucesso que Gabriele. “É a primeira vez que participo do projeto, assim que eu conseguir a vaga, farei o possível para permanecer nela”, almejou o jovem Iago, 17 anos.



Para se inscrever - Para participar do Jovem Aprendiz, é preciso ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado na rede pública de ensino e ter boa freqüência. Depois eles passam pela pré-seleção e são encaminhados para o processo seletivo da própria empresa. O processo de seleção acontece mensalmente, dependendo da necessidade das empresas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário