quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Palestra na Trabalho e Renda orienta sobre cursos de qualificação da Marinha





Com uma relação cada vez mais estreita, a prefeitura municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, junto com a Marinha, através da Capitania dos Portos, realizou uma palestra sobre cursos de qualificação de Moço de Convés e Moço de Máquinas. O evento aconteceu no auditório da Trabalho e Renda na manhã desta terça-feira (16) e reuniu representantes do governo municipal, Petrobras, Sistema Firjan, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), entre outros.

Marcos Crespo destacou a importância destes cursos, que só será possível com a participação da prefeitura de Macaé. “Queremos formar uma equipe com as diversas secretarias envolvidas, para que esta qualificação saia do papel. Cada órgão da prefeitura e empresas parceiras são de grande valia para que uma qualificação tão importante no setor marítimo, seja disponibilizada para a comunidade. Tivemos a presença dos participantes do Jovem Aprendiz, que puderam conhecer mais uma área na cidade com grandes oportunidades profissionais para quem tem qualificação”, disse.

O Delegado da Capitania dos Portos de Macaé, Robson Galhardo, enfatiza que este é um campo muito grande, mas pouco divulgado. “Com a parceria vamos ampliar o número de beneficiados, e com isso permitir que mais pessoas estejam qualificadas no setor marítimo. Para entrar no curso não é fácil, tem que fazer uma prova que exige que o candidato estude, se dedique”, finaliza.

A palestra inicial, proferida pelo Tenente André Silva, da Marinha, abordou diversos pontos no que diz respeito ao setor marítimo. Entre eles estava o funcionamento da Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, o que é e como funciona a Organização Marítima Internacional (IMO), a lei nº 7.573/86 que rege o Ensino Profissional Marítimo e explicou também o que é cada curso.

-O aquaviário é aquele que trabalha a bordo de embarcações, como taifeiro (garçom), moço de convés, moço de máquinas e outros. Os não aquaviários, são aqueles que apenas prestam serviços em plataformas , como o operador de lastro e supervisor de manutenção entre outros. Nossos cursos são ministrados na capitania e promovemos visitas aos barcos, para que os alunos saibam como é o dia a dia e também para trocar experiências- explicou. Ao final da palestra o público pode tirar suas dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário