segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Trabalho e Renda participa de Fórum de Secretários em Duque de Caxias





A prefeitura Municipal de Macaé, por meio do Secretário de Trabalho e Renda, participou na sexta-feira (5) da terceira edição do Fórum dos Secretários de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro em Duque de Caxias. O evento buscou a integração entre municípios em prol de uma gestão compartilhada, no setor de emprego e geração de renda.



Durante o evento, realizado pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, foram realizadas palestras com temas diversos, entre eles Ações de Empregabilidade pelo Poder Público, com o secretário de Trabalho de Duque de Caxias, Jorge Cezar; Plano de Empregabilidade nos Municípios, com o gerente de Relações Institucionais do Senac- RJ, André Gaudio.



Um dos pontos levantados foi a distribuição da quantidade de vagas disponíveis para os cursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), onde Macaé foi contemplada com 200 vagas para o setor de Metal/Mecânica (Offshore). A implantação do sistema Mais Emprego, em substituição ao Sigae (emissor do seguro desemprego), do Ministério do Trabalho, também foi bastante debatida.



Para realizar a troca de sistemas, que ocorrerá entre os dias 10 e 12 de agosto, será preciso deixar de emitir durante estes dias o seguro desemprego. Em Macaé, nesse período, o seguro desemprego passará a ser emitido apenas no posto do Ministério do Trabalho. Quem estiver com o prazo de emissão do seguro desemprego para vencer terá prioridade no atendimento, sugestão dada pelo secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo.



- Neste último fórum pude sugerir uma nova metodologia para a implementação do Sistema de Seguro Desemprego, de forma que não prejudicasse os trabalhadores de municípios que não dispõem de um posto do Ministério. Nossa presença e a boa parceria que mantemos, fez com que Macaé fosse escolhida para sediar o próximo fórum, no dia 18 de novembro, destacou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário