quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Polo de Cooperativismo poderá ser implantado em Macaé



Trabalho e Renda se reúne com representantes da OCB para viabilizar o projeto
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (04), uma reunião prévia para definir futuras formatações do termo de cooperação técnica, entre o Sistema OCB/RJ – Federação e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e a Prefeitura Municipal de Macaé, através da secretaria de Trabalho e Renda.
Trata-se da implantação de um Polo de Cooperativismo, na região Norte Fluminense, com base em Macaé. De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, o objetivo é fazer a inclusão social, através da geração de trabalho com melhor distribuição de renda e desenvolvimento local sustentado e sustentável.
A ideia é reestruturar as cooperativas existentes. Além de fomentar a criação de novas cooperativas, como a de reciclagem de resíduos sólidos e líquidos. “Houve uma mudança na legislação ambiental, onde diz que fica proibida a atuação de catadores de lixo em aterros sanitários. E para se adequar a ela, as cidades estão criando cooperativas para alocar essas pessoas e também ajudar na reciclagem e coleta seletiva, promovendo o desenvolvimento socioambiental do município”, explicou.
Com a assinatura de cooperação técnica, esses resíduos serão destinados para uma unidade captadora, onde a cooperativa vai atuar. “Com isso, vamos obter a renda necessária para os participantes do empreendimento e também melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, frisou.
De acordo com o superintendente Técnico da OSB/RJ, Jorge Barros, o objetivo do sistema é contribuir para o crescimento do cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro. “O OCB vem se empenhando na criação e consolidação de Cooperativas por ramos de diversas atividades: Cooperativas de Saúde; Trabalho; Habitacionais; Agropecuárias; Créditos; Educacionais; Transporte Alternativo; Táxis; e de Infraestrutura.
O secretário de relações Sindicais e Institucionais, Vinícius Oliveira Mesquita, explica que cooperativismo é um sistema fundamentado na reunião de pessoas e não do capital. “Nós já nascemos capitalistas. Temos que trabalhar em grupo, visando às necessidades de um todo, não só do lucro. Assim, a prosperidade passa a ser em conjunto e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica mais eficaz.
A reunião contou a presença da comitiva de representantes da OCB, Professor Jorge Barros, Superintendente Técnico; Vinícius Mesquita, Secretário de Relações Sindicais e Institucionais da OCB; e Luiz Amaral, Assessor do Presidente da OCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário