sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Primeiro emprego: aumenta a procura pelo Jovem Aprendiz


Fonte: O Debate

Em meio as competitividades do mercado de trabalho que exige cada vez mais mão de obra capacitada, o “Programa Jovem Aprendiz” atua na inserção de jovens no mercado. Em Macaé, a procura por parte dos futuros profissionais que buscam pelo primeiro emprego aumentou com relação a 2010 e a expectativa da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) que atua em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), é de que a superação seja de aproximadamente 20%, o equivalente ao ingresso de 1.200 a mais que no ano passado.
Com o registro de grande procura por parte dos próprios jovens interessados em concorrer a uma vaga e entrar para o mercado, o Secretário da Semtre, Marcos Crespo, enfatiza a sensação de dever cumprido. “Para nós é uma satisfação muito grande atuar como mediadores desses jovens que muitas vezes são efetivados após o período de contrato de dois anos. É também uma oportunidade de conscientizarmos a população de que essa lei do jovem aprendiz veio para tirar os jovens da vulnerabilidade social”, disse.
Marcos explicou que os jovens cadastram seu currículo na Secretaria, e que eles são selecionados de acordo com as demandas emitidas pelas empresas. “Selecionamos os currículos, enviamos para e empresa solicitante que faz todo o processo seletivo com o jovem”, ressaltou.
Para Gabriela Rosa, 19 anos, que atua na Ensco (antiga Pride), uma oportunidade que jamais vai esquecer. “É o meu primeiro emprego que consegui após cadastrar o meu currículo para o Programa. Entrei no meio do ano passado e posso garantir que já aprendi e aprendo a cada dia como profissional e pessoalmente na formação do meu caráter”, enfatizou.
Gabriela contou ainda que por meio do Programa está custeando o seu curso técnico de Logística, área a qual atua na empresa, mas que os planos para o futuro é ingressar na área de química. “Química é a minha grande paixão e já no próximo ano pretendo fazer um curso técnico e posteriormente o curso de engenharia química”, explicou.
A estudante deixou um recado para os futuros jovens aprendizes: “Aproveitem a oportunidade. Ela é única e representa muito para nós que estamos começando a carreira agora. Por isso deem o melhor de vocês, pois nada melhor do que sermos reconhecidos”, finalizou.

Metas da Trabalho e Renda

De acordo com Marcos Crespo, a meta da secretaria é registrar no final do ano a inserção de 7.200 jovens no mercado e de carteira assinada. Em 2010 a cidade alcançou o primeiro lugar em inserção de jovens no mercado de trabalho, inserindo 5.900 jovens.
Por meio do Programa, os futuros profissionais também participam de cursos de capacitação. “Além de adquirir experiência profissional eles saem do Jovem Aprendiz qualificados”, ressaltou.
Como participar da seleção - Para concorrer a uma vaga no programa, o candidato deve ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado na rede pública de ensino e ter boa frequência. Depois eles passam pela pré-seleção e são encaminhados para o processo seletivo da própria empresa. O processo de seleção acontece mensalmente, dependendo da necessidade das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário