sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Trabalho e Renda participa do Encerramento de Cursos de Aquaviários da Marinha



Trinta e cinco novos homens do mar, qualificados em Moços de Convés e Moços de Máquinas. Este foi o número de formandos que receberam a carteira de permissão para navegar, durante a Cerimônia de Encerramento do Curso de Formação de Aquaviários, Turma 1/2011, na manhã desta sexta-feira (12), no Auditório Térreo da Petrobras/Imbetiba. O evento contou com a presença de vários representantes da Marinha do Brasil, autoridades locais, formandos e familiares e público em geral.
Como de praxe, a cerimônia iniciou com a declamação do Hino Nacional. Logo em seguida, foram chamados para compor a mesa diretora o capitão-de-fragata, Del. Robson da Silva Galhardo, o delegado da SOAMAR/Macaé, Marcelino Souza, o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, da Petrobrás, Alex Murteira Selem, e representando o secretário de Trabalho e Renda, Marco Crespo, o subsecretário José Fernando Damasceno.
Durante pronunciamento, o Del. Galhardo enfatizou a importância da Prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Renda, no evento. “O envolvimento do poder público municipal nas próximas ações de qualificação para o setor marítimo e pesqueiro na cidade de Macaé é de fundamental importância”, frisou.
O Secretário de Trabalho e Renda Marcos Crespo frisou que a forma responsável que a Marinha do Brasil trata os cidadãos implementando gratuitamente esses cursos de capacitação, contribui para que esses cidadãos jovens e adultos possam ser inseridos dignamente no mercado de trabalho.
Crespo diz que na sua visão à frente da secretaria de Trabalho e Renda se sente impulsionado com o sucesso obtido pelos oficiais e já está formatando uma parceria promissora com a Instituição, fazendo com que os trabalhadores em vulnerabilidade social possam ser agraciados com mais essa oportunidade de trabalho nas embarcações locais, navios de perfuração e de transporte de toda a área offshore, já que com a chancela da Marinha esses certificados e carteiras são o passaporte definitivo para as oportunidades de trabalho nesse segmento em Macaé.
“Para tanto estaremos fazendo uma palestra no dia 16 de agosto, próxima terça-feira, no auditório da Secretaria de Trabalho e Renda envolvendo representantes do setor público e privado para operacionalizar as futuras ações em conjunto”, finalizou.
Com a palavra, o Capitão Robson que explicou toda a sistemática que os alunos irão enfrentar após a conclusão. “Uma das tarefas da autoridade marítima é oferecer através dos cursos do Ensino Profissional Marítimo a oportunidade para que a parcela da população brasileira ingresse em um mercado de trabalho que vive um momento ímpar. O crescimento do setor é evidente e certamente levará o nosso país a uma posição de destaque no cenário mundial. EM breve seremos uma das cinco maiores economias mundiais, já somos a oitava e um grande ator no cenário das relações internacionais”, explicou ressaltando a produção do petróleo; os transportes e a atividade pesqueira.
O poder marítimo, fração da nação que os jovens formandos acabam de incorporar fiscaliza o mar brasileiro contra pirataria, contrabando e exploração da fauna. O aquaviário, Gustavo de Araújo fez o agradecimento em nome da turma. “Aqui é somente o começo. Chegou a hora de partirmos e encararmos a nova fase de nossa carreira profissional. Vivemos momentos intensos aqui, mas estamos levando conosco o maior ensinamento, o trabalho em equipe. Estivemos juntos durante o curso e continuaremos trabalhando em equipe para garantir que o setor impulsione com grande força o desenvolvimento nacional”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário