sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Brasil tem um comerciário, para cada cinco trabalhadores.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que os comerciários representam 18,6% da força de trabalho brasileira. São 34,5 milhões de trabalhadores, sendo 7,3 milhões com carteira assinada, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. A pesquisa será divulgada na abertura do 3° Congresso Nacional dos Trabalhadores do Comércio e Serviços, em Brasília.

No ano passado o comércio abriu 297.157 postos de trabalho, o que representa 30% do total de empregos gerados no Brasil em 2009. Só este ano, entre janeiro e abril, já foram abertas 74.039 novas vagas no comércio. Entre os problemas apontados pela pesquisa está a jornada de trabalho média de 46 horas semanais nas regiões metropolitanas, acima, portanto, da jornada legal de 44 horas semanais.

No congresso, que vai até quarta-feira (26), serão abordados temas como o papel da mulher trabalhadora na sociedade atual e nos movimentos sociais (40% dos comerciários são mulheres), Previdência Social, segurança e saúde

Fonte: Jornal Diário da costa do sol no dia 25 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário