segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Macaé: Emprego e Renda é destaque em pesquisa da Firjan



Jornalista: Samanta Fernandes

Foto: Kaná Manhães


Ponto que contribuiu para esse resultado positivo foi o investimento da prefeitura de Macaé na Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre)

Pesquisa realizada pela Firjan, divulgada nesta semana, sobre o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o setor de Geração de Emprego e Renda obteve resultados positivos, o que deu a Macaé o 1º lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro e 5º do país, com 0.9746 pontos. A pesquisa avalia o desenvolvimento com base em índices de 2007, e a pontuação das cidades vai até 1,0 nas áreas de Educação, Saúde e Geração de Emprego e Renda. Dados como esses mostram que o investimento feito pela Prefeitura de Macaé no setor de empregabilidade vem gerando resultados positivos.

Um dos investimentos realizados é na constante oferta de cursos de qualificação profissional gratuito e de excelência, oferecidos por diversas secretarias, entre elas: Trabalho e Renda e Educação. De acordo com o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, a realização destes cursos cumpre com a proposta do governo municipal de transformar a mão de obra local em qualificada.

- Com isso, qualificamos a mão de obra existente no município, atendendo as exigências que o mercado de trabalho apresenta nos dias de hoje. A prefeitura oferece atualmente cursos de Inglês para Recepcionista, Logística Empresarial, Informática, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, entre outros. Antes de disponibilizar os cursos, realizamos uma pesquisa para saber qual atenderá os anseios dos profissionais da região - explica.

Outro ponto que contribuiu para esse resultado positivo foi o investimento da prefeitura de Macaé na Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre). Conforme Marcos Crespo, uma das melhoras foi a ampliação do salão de atendimento, que permite atender diariamente mais de 900 trabalhadores.

A secretaria conta atualmente com salas climatizadas para processos seletivos e capacitações de trabalhadores; auditório; equipe multidisciplinar com: psicólogo, contador, advogado e assistente social; um setor de capacitação de vagas que mantém uma relação estreita com as empresas; o Sine municipalizado, que realiza o seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho; oficinas de como elaborar o currículo e de como se portar em um processo seletivo; e corte de cabelo e maquiagem gratuitos, para quem precisa ir a uma entrevista, mas não está com o visual adequado.

Todos os dias, processos seletivos são abertos na secretaria, com empresas de todos os segmentos, com vaga principalmente para o setor de serviço e comércio. Esta parceria entre prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Renda, e empresas, agiliza a oferta de novas vagas de emprego e facilita o acesso dos profissionais aos processos seletivos. Todo mês novas empresas chegam à cidade, valorizando a mão de obra local e, muitas vezes, oferecendo dentro da própria empresa a qualificação necessária para o cargo.

Entre as empresas parceiras estão Petrobras, Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), Instituto Christiane Salles, Instituto Embelleze, Ong Viva Rio, entre outras. Todas compartilhando o mesmo espírito, de qualificar para empregar, tema do projeto da prefeitura, que busca qualificar profissionais facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

Fonte:http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=21760 publicado em 29.09.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário