segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Macaé promove II Jornada de Estudos sobre Economia Solidária



Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Andréa Pessanha



Promovida pela Secretaria de Trabalho e Renda, Jornada ofereceu oficinas de artesanato para os participantes

Com a proposta de debater temas que colaboram no fortalecimento da economia solidária no município, foi realizado nesta quinta-feira (18) a II Jornada de Estudos em Macaé, no auditório da Incubadora de Cooperativas, na Estrada do Imburo, na Ajuda de Baixo. O encontro teve como público-alvo os grupos de produção de Macaé, que posteriormente serão organizados para receber assessoria técnica até o final de 2011.


Na ocasião foi ministrada palestra com o professor Geovani Miguez, com o tema “Planejamento e Ferramentas de Gestão”, para os participantes sobre superação de modelos, tais como o indivíduo; lucro; acumulação; competição; coletivo; bem-estar; cooperação; valorização do trabalho, do saber e da criatividade humana. Além das palavras-chaves como cooperação, solidariedade, autogestão e viabilidade econômica. Ao longo do evento, também aconteceu uma exposição de artesanato dos grupos de artesãos apoiados pela Incubadora de Cooperativas.

O evento foi organizado pelo Núcleo Estadual de Assistência Técnica aos Empreendimentos Solidários no Estado do Rio de Janeiro (NEATES), que é um projeto do Governo Federal, executado no Estado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, a Secretaria Nacional de Economia Solidária; Ministério do Trabalho e Emprego; em parceria com as Secretarias de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico de Macaé.

O encontro teve como objetivos difundir os conceitos de economia solidária e esclarecer os pontos da assessoria técnica em gestão que o NEATES irá oferecer às pequenas empresas e pessoas que já trabalham ou querem trabalhar a partir dos princípios desta nova maneira de fazer negócios, de forma individualizada dentro de sua necessidade.

Segundo o técnico do projeto do NEATES, Sérgio Pereira, o CIEDS pretende formar um núcleo estadual de assistência técnica a empreendimentos solidários com a finalidade de executar uma política pública do Governo Federal, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, vinculada ao Ministério do Trabalho.

- Iniciamos este trabalho em janeiro deste ano com um projeto macro, através do Fórum Estadual de Economia Solidária com envolvimento da Superintendência e a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro. Após a articulação com o Estado, começamos a conversar com os secretários municipais até chegar à mobilização, depois a realização da I Jornada em outubro passado, em Campos dos Goytacazes, agora a II Jornada aqui em Macaé e no próximo dia 26, a III Jornada em Silva Jardim, explicou Sérgio Pereira.

O gerente da Incubadora de Cooperativas, Eciomar Teixeira, contou que os artesãos apoiados pelo espaço recebem suporte logístico de acordo com a necessidade, como transporte para idas em outras cidades para compras, e também para a montagem de barracas para a feira de artesanato que acontece todas às quartas-feiras, das 9h às 17h, na Praça Veríssimo de Mello.

- O grupo é formado por quase trinta pessoas, que se reúnem todos os meses aqui mesmo na Incubadora, onde eles discutem o planejamento de trabalho. E para aqueles que querem entrar para o grupo apoiado pela Incubadora, temos também as aulas de artesanato com aulas de vagonite, bordado, tricô, entre outros, as terças e quintas, das 9h às 11h e das 14h às 17h; além das turmas de corte e costura que acontecem todos os dias, no turno da manhã e da tarde, explicou o gerente.

O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, disse que como a secretaria entende que todo o grupo informal faz parte da economia solidária, é dado apoio a todas as pessoas, que fazem curso de cabeleireiro, maquiagem, corte e costura e artesãos de bijuterias, dentro do projeto Mais Renda, como os do Sana voltados ao turismo local, que são vendidos na feira Criasana, que ocorre todas às sextas-feiras, sábados e domingos.

- Não podemos ficar fora desta nova proposta, inclusive contando com a parceria das secretarias de Agricultura e Políticas para a Mulher, com o incentivo à renda complementar da família para a realização de projetos e eventos de economia solidária. Após o levantamento desses grupos informais, pretendemos qualificar e orientar os responsáveis de cada um deles para que se tornem multiplicadores na gestão de negócios, mesmo sendo de pequeno porte, ressaltou Marcos Crespo.

Participaram também da abertura do encontro, representantes da secretaria municipal de Agricultura e de Políticas para Mulher.

Fonte : http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=22072

Publicado em 18 Novembro 2010 às 16h12

Nenhum comentário:

Postar um comentário