sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


Reuniões definem a instalação do novo porto em Macaé


Reportagem: Ludmila Azevedo


As negociações para a construção de um outro porto em Macaé continuam sendo feitas. No início do mês, mais uma reunião foi realizada na Seção de Patrimônio da 1º Região Militar (RM), no Rio de Janeiro. Desta vez, o foco da reunião foi apresentar as fases e condições de implantação de um porto na cidade como projeto técnico de estudos de viabilidades.

Durante a reunião, foram apresentadas as etapas, fases, áreas, processos, os modelos, as condições do mercado para a construção do porto em Macaé. Segundo o secretário de Trabalho e Renda (Semtre), Marcos Crespo, foi feita uma apresentação das etapas, o projeto conceitual e os métodos de trabalho que serão utilizados.

Na reunião, foram expostos também os resultados da visita técnica realizada no dia 20 de abril. De acordo com Crespo, no encontro foram debatidas as condições do porto. O modelo e a forma de construção e a realização do projeto estiveram na pauta da reunião.

De acordo com o secretário, ficou acertada uma outra reunião com a Seção de Patrimônio da 1º RM para orientação da área da 9º Bateria de Artilharia Antiaérea (Forte Marechal Hermes) para o projeto e a necessidade de elaboração de um plano de trabalho do projeto conceitual para análise e aprovação da prefeitura.

Outro ponto retirado da reunião foi referente à Lei municipal n° 2.449/ 03, que dispõe sobre o patrimônio cultural de Macaé. Segundo Crespo, a referida lei trata do tombamento da área não edificante do Forte. "A lei está sem efeito, por estar em desacordo, com a legislação estadual e federal. O município não tem poder para legislar numa área que pertence à União", disse o secretário.

Além desta reunião, uma outra foi realizada no dia 28 de abril, que contou com a participação do prefeito Riverton Mussi, do secretário de Trabalho e Renda, do diretor administrativo da Fundação Roberto Trompowsky Leitão de Almeida, de Apoio ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Cel. Antônio Carlos Guelfi coordenador de projeto, TCR/l Ubiratan Sardi¬nha Guedes e os engenheiros da assessoria especializada, Bernadino Fiuza e Roseli Freitas.

Porto - As negociações para implantação de um novo porto em Macaé iniciaram em janeiro deste ano. Em reunião entre representantes da prefeitura e do Centro de Excelência em Engenharia, Transporte. (Centrãn) foi emitido um relatório com a indicação de um local paia instalação do porto. O local escolhido foi ao lado do atual porto que serve a Petrobras, na Imbetiba. Segundo o secretário, no estudo técnico foi levado em consideração os calados, proteção natural contra marés, possibilidade, de escoamento e embarque de material. Para a viabilização do projeto, está sendo feito entendimentos para conciliar interesses econômicos entre o poder público e a iniciativa privada.

Fonte: Jornal O DEBATE Diário de Quissamã no dia 21 de maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário