segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Macaé: 28ª cidade que mais emprega

Reporte: Carlos Fernandes

Em um mês a capital do petróleo subiu 20 posições no ranking do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou nesta sexta-feira (17) a lista das cidades que mais empregam e mais demitem no país. Das 50 cidades brasileiras que registraram o melhor desempenho em agosto, 23 são capitais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Macaé foi uma das cidades do interior que apresentaram melhor resultado, subindo 20 posições e passando a ocupar o 28º, com um saldo de vagas (diferença entre contratações e demissões) de 1.830.

Boa parte dessa melhora pode ser atribuída à atuação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que oferece diariamente cerca de 800 vagas e facilita o encaminhamento de profissionais para processos seletivos, que em sua maioria são feitos na própria sede da secretaria, diminuindo os custos de quem procura um emprego:

- Macaé é a 28º cidade que mais emprega no Brasil, com destaque para os setores de serviços, comércio, indústria da transformação e a construção civil. Mesmo com aproximadamente 200 mil habitantes, o município chegou à frente de 12 capitais, o que consideramos um feito excelente, visto que, a maioria das empresas, com filiais em Macaé, contabiliza as contratações e serviços realizados aqui na sua sede, que ficam principalmente em capitais do Brasil. Se. junto a essas contratações, somássemos as vagas do setor público, estaríamos entre as quatro que mais empregam - disse o secretário Marcos Crespo.

Marcos aponta a importância dos investimentos para que Macaé esteja entre as primeiras da lista das cidades que mais empregam:

"Nossa subida no ranking se deve ao desempenho do governo Riverton Mussi, em investir na infra-estrutura da cidade e na oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos e de excelência, que permitem mais profissionais capacitados no mercado de trabalho", disse.

Ao contrário dos que muitos pensam, o setor offshore está apenas em quarto lugar entre os que mais empregam na cidade, atrás do setor de comércio e serviços e da construçào civil. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé, Edmundo Figueiró dos Santos comprova esta tendência:

- O setor emprega aproximadamente 15 mil trabalhadores e não tenho dúvidas sobre a tendênciá de expansão, especialmente nesta época do ano em que há um acréscimo de, pelo menos, 20% dos trabalhadores devido às contratações temporárias. E com o resultado positivo nas vendas, apesar de não dar para saber o que acontecerá no futuro, a previsão é que o aumento do efetivo se mantenha.

Fonte: Foi notícia no Diário da Costa do Sol, publicado em 18 de setembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário