sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CORTE DE CABELO GRATUITO PARA PESSOAS QUE BUSCAM TRABALHO


Jornalista: Peggy Maressa


A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé promoveu nesta quarta-feira (7), corte de cabelo gratuito para pessoas que buscam trabalho na sede da secretaria. O evento visa à prática itinerante entre o professor e alunos do curso de Cabeleireiro da Incubadora de Cooperativas, no bairro da Ajuda, onde o curso é administrado.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinicius Marins Crespo, o objetivo é tornar uma boa aparência na hora da entrevista. "Pretendemos melhorar a aparência das pessoas que são encaminhadas para o processo seletivo, pois podem ter maior oportunidade de buscar uma vaga de emprego no mercado, local", relata.


A atividade acontece uma vez por mês também no antigo Clube da Cerj, no bairro Lagomar e na pousada da Cidadania, no bairro Barreto. Segundo Marcos, a secretaria oferece além de cabeleireiro, profissionais como maquiador e manicure para a população, a partir do dia 15 desse mês.

Segundo o secretário de Trabalho .e Renda, Marcos Vinicius Marins Crespo, o objetivo é tornar uma boa aparência na hora da entrevista

A professora do curso de cabeleireiro, Jussara Pirés Carvalho Viana, diz que o se realiza no trabalho. "O espaço na Incubadora e material desenvolvido para a prática, oferece uma boa condição de trabalho. Além também do horário e o atendimento me favorece muito. Ensino corte, progressiva, pintura, e outras químicas para os alunos do curso", revela.

Na Incubadora, funcionam os cursos gratuitos de cabeleireiro, corte e costura, informática básica, inglês básico, inglês para recepcionista de hotéis e inglês para garçons, artesanato e maquiagem, de segunda-feira a sexta-feira. Estão matriculados nesses cursos 408 pessoas que foram beneficiados.

Para a aluna do curso de cabeleireiro, Rosimery Goomes Ferreira, de 45 anos, utiliza este aprendizado para fazer sua segunda renda mensal. "Trabalho como esteticista e faço aula na Incubadora que me proporciona melhor aprendizado sendo ainda outra fonte de renda. Já faço praticamente tudo em relação a cabelo como, químicas, cortes e pinturas", ressalta.

Segundo o secretário, Macaé tem ampliado o mercado para as pessoas que não tem condições de entrar na área offshore, por isso colabora para qualificar o maior número possível de trabalhadores. "Este segmento da economia está bem aquecido, pois tudo mundo procura algum lugar para cortar cabelo, por exemplo, e existe um crescimento nessas áreas. O curso de línguas, também serve para melhorar o atendimento aos estrangeiros no município e visa o mercado para Copa do Mundo, preparando para este momenta", afirma.

Já são aproximadamente 3.330 pessoas cadastradas na espera dos cursos. A maioria das pessoas espera o curso de línguas para se profissionalizar. O segundo curso mais procurado é o de informática com 681 pessoas 'no aguardo, seguido por cabeleireiro com 620 pessoas. Marcos orienta que os interessados podem fazer inscrições para o cadastro de reserva na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), que fica na Rua Doutor Télio Barreto, número 28.

Fonte: Jornal Diário da Costa do Sol, publicado em 8 de Abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário