sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Começam novos cursos promovidos pela Secretaria de Trabalho e Renda



Renatta Viana

Créditos da foto: Gabriel Sales

Aconteceu nesta terça-feira (20), a cerimônia de abertura das aulas dos cursos de NR 6, NR 10, NR 33 e Logística Empresarial, promovidos pela Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre). O evento foi realizado no auditório da Incubadora de Cooperativas Alvarez Parada, no bairro Ajuda de Baixo.


A cerimônia contou com a participação de 150 pessoas. Posteriormente, os alunos participaram de uma palestra onde foi explicado o conteúdo programático e demais informações sobre os cursos. Compondo a mesa de abertura, estavam o Secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, o Gerente da Incubadora de Cooperativas, Eciomar Teixeira, o Assessor Jurídico da Secretaria de Trabalho e Renda, Mozart Carvalho, o Coordenador do setor de Captação de Vagas da Semtre, Fabrício Ortogalli e o Coordenador dos Cursos de Qualificação, Wagner Saraiva.

“A preocupação que o prefeito tem, é em poder oferecer o maior número de cursos de qualificação para os trabalhadores do município. E para isso, ele não tem medido esforços para beneficiar os que querem participar dos nossos e também dos demais cursos oferecidos por outras secretarias”, destaca Marcos Crespo.

Já Mozart Carvalho, explicou o tipo de trabalho que a secretaria vem realizando. “Nós percebemos o empenho do secretário, assim como de todos os funcionários da Semtre, em apresentar oportunidades aos trabalhadores. Participei da I Feira de Integração no Lagomar e vi a vontade da secretaria e demais órgãos municipais em oferecer serviços que beneficiem a população”.

O gerente da Incubadora afirmou ainda que é uma satisfação muito grande poder oferecer o espaço para os alunos. “Gostaria de dar boas vindas a todos que vão participar dos cursos e lembrar que esta parceria beneficia não só a vocês, mas também a secretaria, que com isso amplia a oferta de serviços”, disse.

Wagner Saraiva diz que as NR, são normas regulamentadoras exigidas pelas empresas, que fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios no que diz respeito à segurança no trabalho e à medicina. A NR 6, por exemplo, aborda equipamentos de proteção individual, a NR 10, é relacionada a serviços em eletricidade e a NR 33, aborda a questão da segurança e da saúde no trabalho em espaços confinados.

Para Ortogalli, do setor de Captação de Vagas da Semtre, esses cursos são de extrema importância e acrescentam muito no currículo do profissional. “As NR facilitam a inserção do profissional, porque mostram não só que ele é apto para exercer a função que procura, mas também que tem interesse em melhorar seu currículo e dar continuidade na qualificação dentro da sua área”.

Na platéia estavam presentes os alunos dos cursos, pais de alunos e funcionários da Secretaria de Trabalho e Renda. Um dos presentes na cerimônia, Anderson Marques, aluno do curso de NR 10 e profissional da área de hotelaria, afirmou que esta capacitação vai ajudá-lo a buscar uma vaga na área offshore. “Trabalho como garçom e participar deste curso vai melhorar bastante meu currículo. Soube que estavam com as inscrições abertas na própria secretaria, quando fui cortar o cabelo com os alunos do curso de cabeleireiro”, disse

Fonte: O Debate- Diário de Macaé, publicado em 23 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário