sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Macaé vai ganhar retroporto e marina

Reporte: ludmila Azevedo

Macaé vai ganhar mais um porto na Praia da Imbetiba e uma marina, na Praia do Forte. O local escolhido é ao lado do atual porto da Petrobras, cuja área permite a instalação de um retroporto (é o nome que se dá para a área que armazena e administra as cargas que chegam). A informação foi repassada pelo secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, que tem acompanhado, junto com o prefeito Riverton Mussi, todo andamento do processo de criação do novo porto.

As negociações iniciaram em janeiro deste ano, em reunião entre representantes da prefeitura e do Centro de Excelência em Engenharia, Transporte (Centran). Da reunião, um relatório concluiu que o único local possível para instalação do porto, é ao lado do atual que serve a Petrobras. Segundo o secretário, no estudo técnico foi levado em consideração os calados, proteção natural contra marés, possibilidade de escoamento e embarque de material.

Para a viabilização com projeto, será necessário um entendimento para conciliar interesses econômicos entre o poder público e a iniciativa privada. De acordo com Crespo, ainda há a necessidade de um entendimento com o Comando do Exército para permutar algumas áreas ocupadas. "São áreas que serão usadas como acesso do transporte terrestre e para o escoamento do porto", conta o secretário.

Crespo disse que há um grande interesse político do município para a instalação do novo porto, principalmente, com o vislumbramento do pré-sal. E sem contar, a grande possibilidade de atender as 700 empresas instaladas no município e até vindas de outros lugares, lembra o secretário.

De lá para cá, já foram realizadas mais duas reuniões. Na segunda, foi apresentado pelo exército, a proposta de viabilidade técnica do terminal marítimo. Participaram do encontro, o prefeito Riverton Mussi, secretário de Trabalho e Renda, o diretor presidente da Fundação Roberto Trompowsky, Leitão de Almeida, de Apoio ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General Flávio Céésar Terra de Faria, o diretor administrativo, Coronel Anntônio Carlos Guelfi.

O último encontro aconteceu nesta quarta-feira (14), no Exército, no Rio de Janeiro, onde foi apresentado a proposta preliminar, de criação de um porto ecológico e da marina. A reunião contou com a presença do coronel Guedes, representando a Fundação Trompoowsky, secretário de Trabalho e Renda, diretores da CM Offshore, empresa com know how na construção de portos. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, nos próximos dias uma comitiva virá à cidade para fazer um levantamento junto prefeitura de dados para dimensionar o porto.

Fonte: O Debate Diário de Macaé, publicado em 16 de Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário