sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


CIEE assina convênio com a secretaria de Trabalho e Renda

Vanêssa Cunha (vanessa@odebateon.com.br )

Créditos da foto: Vanêssa Cunha


O CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) assinou ontem (10), um convênio com a secretaria de Trabalho e Renda. O intuito é beneficiar os participantes do Programa Jovem Aprendiz, fornecendo qualificação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, principalmente para os estudantes que fazem parte das comunidades mais carentes de Macaé. A secretaria disponibilizou mais duas salas que foram mobiliadas pelo CIEE, com cadeiras, mesas e armários novos. Estiveram presentes representantes do Centro de Integração e o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo. O CIEE aproveitou a oportunidade e doou vários livros para ajudar na capacitação dos jovens.

Segundo o superintendente do CIEE, Paulo Pimenta Gomes, há dois anos a equipe esteve em Macaé para estudar a possibilidade deste convênio. “Hoje estamos realizando esse acordo para proporcionar uma boa aprendizagem à juventude da cidade com conforto e segurança. A segunda etapa será a instalação de equipamentos eletrônicos para as salas, que serão entregues em no máximo 20 dias. Fechando o ciclo, haverá um estudo comportamental realizado por profissionais qualificados para que depois os estudantes sejam encaminhados para as empresas para realizar a parte prática. As empresas têm que preencher uma cota de jovens aprendizes, mas queremos e precisamos que elas façam isso sem essa obrigatoriedade, pensando no lado social e interessadas em inserir os jovens no mercado de trabalho”, explicou.

O superintendente colocou o município como exemplo para as demais cidades do estado. “O ambiente que estamos utilizando em Macaé é o ambiente mais apropriado do estado. A receptividade também foi muito boa e o trabalho está sendo desenvolvido maravilhosamente bem, e não queremos parar por aí”, ressaltou.

Luciane da Cruz, Coordenadora do Programa Aprendiz Legal do CIEE, explica que o projeto faz parte da Lei 10.097, onde as empresas de médio e grande portes são obrigadas a contratar de 5 a 15% do seu quadro de funcionários, jovens entre 14 e 24 anos. “Os estudantes têm direito a carteira assinada, FGTS, Vale transporte, férias e outros benefícios. Eles têm os mesmos direitos dos funcionários. Durante a fase prática de aprendizagem, os jovens ficam uma vez por semana com o CIEE e os outros quatro dias, passam na empresa. Os contratos podem durar até dois anos, mas lembrando que esses estudantes têm grandes chances de efetivação, porque conhecem a cultura da organização e os procedimentos e processos de trabalho”, detalhou.

As capacitações são feitas para quatro ocupações, áreas administrativas, varejo, tele-serviços e práticas bancárias. O maior número de jovens está inserido dentro das áreas administrativas. De acordo ainda com Luciane, uma equipe do Programa Aprendiz Legal está atuando em Macaé na preparação dos jovens nas salas de aula e supervisionando a Unidade. “São quatro profissionais, entre eles, pedagoga, psicóloga, administrador e tecnóloga em RH. São educadores que ministram os encontros e assistem aos treinamentos”, concluiu.

Humberto Júnior, supervisor da Unidade de Macaé falou da importância deste convênio para a cidade. “Este acordo é positivo para os dois lados, uma vez que está sendo feita a inserção desses jovens no mercado. É muito importante a parceria de uma empresa privada com um órgão municipal, visando o bem estar da população e o futuro da juventude da cidade”, disse.

O secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo reforça a importância desse importante trabalho para o município. “É indispensável lembrar que Macaé hoje, é a segunda cidade do estado com maior número de jovens aprendizes, só perdendo para a Capital. Isso pra gente é motivo de grande

Fonte: O Debate Diário de Macaé, publicado em 11 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário