segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda oferece cursos gratuitos de Normas Reguladoras



Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães


Mais de 100 pessoas participam dos cursos gratuitos de NR 33 e NR 10 na Incubadora de Cooperativas

Para dar continuidade ao projeto “Qualificar para empregar”, a prefeitura de Macaé através da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), está oferecendo esta semana os cursos de NR 33 (9 e 10) e NR 10 (11 e 12) para cerca de 110 pessoas. A capacitação está sendo realizada no auditório da Incubadora de Cooperativas de Macaé – Professor Tonito Parada, no bairro da Ajuda, das 8h às 17h.

O curso de capacitação para NR-33 “Supervisor de entrada em espaços confinados” tem o objetivo de capacitar profissionais do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para coordenação dos trabalhos em espaços confinados de acordo com a NR33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados e NBR 14787 - Prevenção de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteção.

Já o curso de NR-10 (Norma Regulamentadora) é direcionado aos técnicos em eletricidade, e trata sobre a segurança em instalações e serviços com eletricidade. Durante os dois dias de curso, os técnicos aprenderão sobre segurança com eletricidade e riscos em serviços com eletricidade (choque elétrico, mecanismo e efeitos; arcos elétricos: queimaduras e quedas; campos eletromagnéticos; técnicas de análise de risco e medidas de controle do risco elétrico); qualificação, habilitação, capacitação e autorização; equipamentos de proteção coletiva, equipamentos de proteção individual, rotinas de trabalho – procedimentos, entre outros assuntos pertinentes ao tema.

Segundo o professor Wagner Saraiva, atualmente as empresas precisam atender à demanda devido o acordo com algumas normas do país, que exigem pessoas certificadas e qualificadas para atender as normas reguladoras do trabalho, e que mesmo as escolas técnicas formarem os técnicos em diferentes funções, precisam estar qualificados para atender o mercado de trabalho.

- O eletricista, assim como outros profissionais precisam saber dos riscos no seu trabalho, pois é uma cobrança do Ministério do Trabalho que autoriza estas pessoas a atuarem no mercado. Por isso que as empresas têm que contratar pessoas devidamente qualificadas, conhecedoras dos riscos durante sua vida laboral oriunda de sua função, explicou Wagner Saraiva.

Aprofundar seus conhecimentos para melhor utilizá-los neste setor foi o que levou a biomédica pós-graduada em análise ambiental com MBA em QSMS - qualidade, saúde, meio ambiente e segurança, Paula Andrade (26), a fazer os cursos NR-33 e NR-10.

- Aqui em Macaé a demanda de manutenção e confinamento é muito alta, e através da realização destes cursos terei mais informações sobre a adequação e conhecimento dessas normas reguladoras, que me vão me permitir agregar qualidade ao trabalho e segurança aos trabalhadores que estiverem sob minha supervisão e cuidado, destacou.

O secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, reafirmou que as exigências das empresas parceiras desta pasta solicitam constantemente profissionais certificados e qualificados para atuarem neste mercado, e a partir desta demanda foram montados esses dois cursos de normas regulamentadoras para capacitá-los corretamente.

- Fizemos parceria com a empresa Petroexon que é responsável pela certificação dos cursos NR-10, NR-33, além dos NR- 6 e 18, que costumamos realizar também. Fomos percebendo ao longo da nossa gestão a necessidade de abrir vagas para estes cursos, totalmente gratuitos, para atender as exigências do mercado, explicou Marcos Crespo.

O secretário acrescentou que além dos cursos que estão acontecendo esta semana, a Incubadora de Cooperativas tem oferecido os cursos de logística empresarial, cursos de RH, de recepcionista, de inglês e informática, além dos de incentivo à economia popular solidária, também chamados de segunda economia, como os de cabeleireiro, corte e costura entre outros ligados ao Projeto Mais Renda que qualificam pessoas que não possuem escolaridade suficiente para ingressar num curso mais especializado.

A Secretaria de Trabalho e Renda atende de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h e fica localizada na Rua Dr. Télio Barreto, Nº 28 – Centro, Macaé – RJ. Telefones: (22) 2762-4518 / 2762-4740 / 2772 -6495 / 2772 -6845

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=22015 publicado em 10.11.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário