segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Secretaria de Trabalho e Renda é palco da Cozinha Brasil


Jornalista: Samanta Fernandes

Foto: Kaná Manhães


Cozinha Brasil ensina à comunidade como aproveitar melhor os alimentos

Aproveitamento integral dos alimentos e cuidados para uma vida saudável. Esses foram os dois tópicos principais da oficina "Cozinha Brasil", do Sesi/FIRJAN, iniciada nesta quinta-feira (21) na Secretaria de Trabalho e Renda, na Cozinha Escola, que fica Ajuda de Baixo.

As aulas, ministradas por nutricionistas, fazem parte da Semana Mundial de Alimentação realizada pelo curso de Nutrição da UFRJ em parceria com a Prefeitura Municipal de Macaé, através de Secretarias como a Trabalho e Renda. A oficina termina nesta sexta-feira (22), e ensina como aproveitar talos, folhas, sementes, para preparar deliciosas receitas.

O secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Marcos Crespo, acrescenta que o convênio com a UFRJ vem mostrar para os interessados por uma qualificação na área de alimentos, de cozinha, a importância da Universidade.

- Não existe instituição com mais credibilidade que a UFRJ. Com essa parceria mostramos a preocupação do prefeito Riverton Mussi em buscar uma qualificação de qualidade para que o projeto da secretaria, ‘Qualificar para Empregar’, continue sendo um sucesso. Esta oficina é essencial para que todos que trabalham com alimentação aprendam a aproveitar melhor seu material de trabalho, ressalta.

A nutricionista da UFRJ, Laís Buriti, lembra que a oficina é apenas o início da parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda.

- Este é o primeiro de muitos encontros que faremos aqui na Secretaria. Com essa oficina, comemoramos a Semana Mundial de Alimentação, que termina amanhã com a aula final do Cozinha Brasil, disse.

Ao final do curso os alunos receberão um kit de participação com livro de receitas e certificado de participação. A professora da oficina, a nutricionista do Sesi, Kelly Gomes, destaca a didática apresentada.

- Apresentamos primeiro a parte teórica, tirando dúvidas e mostrando como aproveitar totalmente o alimento, além de mostrar que é fácil ter uma alimentação saudável e balanceada. Depois vem a parte prática, com receitas de bolo e sucos, e por fim a degustação. Nosso objetivo é tirar dúvidas dos participantes, como por exemplo, o que usar para higienizar os alimentos, explica.

Durante a oficina, os participantes descobriram que nada como uma colher de sopa de água sanitária (exceto as coloridas) para um litro de água para higienizar frutas e legumes. Também foi provado que a casca dos alimentos serve para fazer farinha, comer na salada, ou comer junto com o alimento mesmo, como exemplo, abóbora e cenoura. Outra novidade aprensentada foi que as sementes são petiscos saudáveis na hora em que bater a fome, entre outras dicas para ter uma alimentação melhor.

Para quem pensa que o curso foi procurado apenas por mulheres se engana. O cozinheiro profissional José Carlos Pereira, participou da aula e afirma que a oficina só veio a acrescentar na sua profissão. “E também porque é bom agregar conhecimentos. Sou cozinheiro há mais de quinze anos, mas é sempre bom participar de cursos como este para tirar dúvidas e se atualizar quanto à higienização e preparo de alimentos”, finaliza.

Fonte: http://macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=21881 publicado em 21.10.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário