segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Macaé é contemplada com recursos de R$ 3,5 milhões do Ministério do Trabalho



Jornalista: Catarina Brust

Foto: Divulgação


Recursos serão aplicados em cursos de qualificação e municipalização do Posto do Sine

Reconhecida pela sua atuação que já é referência no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Macaé comemora mais uma conquista dentro do objetivo de beneficiar os trabalhadores do município. Em reunião, nesta quarta-feira (15), em Brasília (DF), com o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Luppi, o secretário Municipal de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, aprovou dois projetos para Macaé: o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) e Municipalização do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os recursos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) são da ordem de R$ 3,5 milhões.

Na véspera do encontro com o ministro, Marcos Crespo foi recebido pela equipe técnica do MTE, comandada pelo assessor especial do ministro, Rafael Galvão. O objetivo da reunião era cumprir as exigências do Convênio Plurianual Único (CPU), que visam a implantação de cursos de qualificação via Planseq e a municipalização e manutenção do Posto do SINE, onde são emitidas Carteiras de Trabalho (CT), seguro desemprego e mediação de mão de obra.


- Nosso objetivo é a inserção do trabalhador do município no mercado de trabalho. Para isso, o governo Riverton Mussi vem investindo em capacitação para suprir a demanda do mercado – cada vez mais crescente em nosso município – e também no atendimento do dia a dia. Esses novos cursos do Planseq serão implantados para atender a demanda das empresas, elas é que vão apontar quais setores estão necessitando de trabalhadores para podermos formar as turmas. Já a manutenção e municipalização do SINE, visa agilizar e melhorar o atendimento ao trabalhador -, pontua Marcos Crespo.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, o ministro, juntamente com sua equipe técnica, despachou favoravelmente a aprovação dos dois projetos para Macaé. Além disso, Marcos Crespo tratou da questão da fiscalização educativa do Programa Jovem Aprendiz. “Apresentamos um projeto voltado para a conscientização da importância do cumprimento desta lei, inclusive solicitando o apoio da Petrobras UO-BC que é a maior contratante de mão de obra em Macaé, solicitando que ela exija que as empresas estejam adequadas na Lei do Jovem Aprendiz”, completou o secretário.

Outro assunto discutido foi em relação à lei que se encontra na Casa Civil da Presidência da República, que inclui os órgãos públicos na Lei do Jovem Aprendiz também. “Pedimos que o ministro do Trabalho e Renda intercedesse neste sentido. Ele se comprometeu a colocar o assunto na pauta de discussão com o presidente da República”, explicou Marcos Crespo.

A atuação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) foi ressaltada pelo superintendente do Ministério de Trabalho e Renda no estado do Rio, José Bonifácio, ao ministro Carlos Luppi. “Ele ficou muito entusiasmado para vir conhecer as instalações da nossa secretaria e vai estudar a possibilidade de transferir a agência local do Ministério do Trabalho, que funciona na Avenida Agenor Caldas, para a sede da Semtre, visando economizar os gastos públicos e centralizar num só lugar o atendimento, facilitando a vida do trabalhador”, finaliza o secretário de Trabalho e Renda.

Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda/noticias.php?page=leitura&idNoticia=22301 16 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário