segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Macaé: uma potência em emprego



Reportagem de Carlos Fernandes


Mais uma vez Macaé fica entre as 50 cidades que mais empregam no país


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou a lista das cidades que mais empregam e mais demitem no país. Os dados gerais mostraram que foram criados 246 mil postos de trabalhos com carteira assinada no mês. O valor não é recorde histórico para meses de setembro, ao contrário do que tinha previsto o governo. Só que no acumulado deste ano, os números mostram que foram abertas 2,2 milhões de vagas com carteira assinada, o que representa recorde para os noves primeiros meses de um ano, de acordo com a série histórica do Caged.

Entre as 50 cidades brasileiras que registraram o melhor desempenho em setembro, Macaé foi um dos município do interior que apresentaram melhor resultado, apesar de ter perdido 15 posições no ranking. A cidade passou de 28º lugar em agosto, com um saldo de vagas (diferença entre contratações e demissões) de 1.830, para a 43º posição, com saldo de vagas de 940. Uma queda normal, de acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda Marcos Crespo:

- Trata-se de uma variação normal, já que, quando se contrata muito em um mês, no outro há uma queda natural, poe exemplo, por alguns contratos terem chegado ao fim, especialmente na construção civil, que antecipou um pouco as dispensas este ano e só volta com a contratações em massa após as festas de fim de ano. Além disso, os empregos temporários paras as vendas de fim de ano só aquece em novembro de dezembro.

O secretário considera que, mesmo com a queda, Macaé ocupa um posição de destaque na lista, já que está a frente de muitas cidades importantes do estado, como Duque de Caxias (saldo de vagas de 882) e Campos do Goytacazes (saldo de vagas de 855) e até de capitais importantes com João Pessoa (PB) (saldo de vagas de 822) e Vitória (ES) (saldo de vagas de 503):

- Macaé, com os investimentos feitos pela prefeitura e com as parcerias formadas com o estado, vem mantendo uma ótima média da população ativa trabalhando. Dos 200 Mil habitantes da cidade, 105 mil possuem emprego de carteira assinada, sendo que muitos outros empregos gerados aqui contabilizados por outras cidades, de origem de empresas que também possuem instalações no município. Se fossem contabilizados aqui, estaríamos entre as 10 melhores cidades desta lista. Mesmo assim, de acordo com a Caged, estamos na frente de 13 capitais e atrás de cidades maiores, como mais habitantes e números de empresas. Nos destacamos também em outros Índices, como o da Firjan, em que tivemos o melhor índice de empregabilidade – finalizou o secretário Marcos Crespo.

Fonte: Diário da Costa do Sol, publicado em 22 de out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário