segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Incubadora recebe o evento Cozinha Brasil

Reportagem: Renatta Viana

O Cozinha Brasil é um evento tradicional, que reforça a importância de uma alimentação saudável, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), e promovido pelo curso de Nutrição dà Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Macaé.

A cerimônia de abertura aconteceu ontem (21) na Incubadora de Cooperativas, no bairro Ajuda de Baixo, e hoje (22) o curso "Aproveitamennto de Alimentos" também acontece das 13 às 17h.

Foram abertas 90 vagas, preenchidas em apenas três dias, formando turmas de 45 alunos para o período da manhã e 45 para a tarde. O público alvo são os próprios moradores da Ajuda e bairros adjacentes. O curso é ministrado pela nutricionista do Sesi, Kelly dos Santos Gomes e pelo auxiliar de coziinha, Marco Aurélio Mello dos Santos.




O evento está inserido na comemoração da Semana Mundial da Alimentação. Segundo Beatriz Gonçalves Riibeiro, coordenadora de graduação em Nutrição da UFRJ, os alunos do curso vão aprender a fazer o aproveiitamentointegràl dos alimenntos. "Se a pessoa faz um doce de banana, automaticamente ela vai jogar a casca no lixo e no curso ela vai aprender a fazer um bolo da casca que seria inutilizada, além de outras técnicas que serão ensinadas", explicou.

Além do trabalho realizado com os alimentos, os alunos vão participar de palestras que estimulam práticas educativas que promovem a alimentação saudável, explicações sobre a preservação do sabor e o valor nutricional, resgate dos hábitos regionais, valorização do consumo de alimentos de baixo custo (com ênfase em frutas, verduras e legúmes), e a importância da culinária para a promoção da saúde.

Ao final do curso, todos vão receber um material forrnecido pelo'Sesi, composto por 100 receitas e certificaado de participaçao. A previisão é de que eventos futuros sejam realizados, como a oficina de Natal, o calendário de eventos e atividades que já estão sendo desenvolviidas para 2011.

Fonte: O Debate – Diário de Macaé,publicado em 22 de out. de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário