sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cursos de qualificação gratuitos



Estão abertas as inscrições para 10 cursos, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda. A secretaria, que em 2008 atendia 78 pessoas por dia, hoje promove uma média de 900 atendimentos, batendo todos os recordes.

O secretário Marcos Crespo informa que, constantemente, outros estados vêm visitar o município devido à qualidade do atendimento oferecido pela Central do Trabalhador. E o link da secretaria, disponibilizado no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br/semtre), já tem registrado mais de um 1 milhão de acessos.

Serviço de excelência - O governo Riverton Mussi propõe para o ano de 2010 uma meta de 108 mil atendimentos na Secretária de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) com 60 mil encaminhamentos para 36 mil vagas de empregos oferecidos. Mas a expectativa é de que passem no processo seletivo e preencham as vagas 25 mil trabalhadores. A Secretaria de Trabalho e Renda ainda tem a meta de qualificar 3.500 trabalhadores, este ano, e inserir 1.500 jovens aprendizes no mercado de trabalho.


Marcos Crespo: qualidade dos cursos oferecidos rendem visitas ao município em busca de conhecimento

São exigidos para se inscrever na Central do Trabalhador de Macaé: título de eleitor, comprovante de residência na Cidade, carteira de trabalho, CPF, Identidade e currículo.

Com uma população de 260 mil habitantes, a cidade de Macaé tem uma média de 190 mil residentes e 40 mil flutuantes de outros municípios. De todo este montante, apenas 28 mil são nativos. "A maioria das pessoas que vêm à sede da Central não nasceu em Macaé e, por muitas vezes, não vota na “cidade”, esclarece o secretário, que continua: "Boa parte também chega com alguma qualificação (técnica ou superior). Mas muita gente chega até aqui por falta de qualificação e estes são nativos de Macaé", lamenta.

O secretário responsabiliza o Sistema Firjan (Senai, Sebrae e Sesi) pela pouca qualificação dos nascidos em Macaé: "A Firjan é subsidiada pelo governo federal e indústrias e não está qualificando os trabalhadores da cidade, não dando oportunidade para a população carente". E completa: "É um absurdo o valor cobrado pelos cursos' em Macaé, o mesmo valor de cursos particulares. As pessoas desempregadas não têm como pagar”, indigna-se.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda atende com uma equipe multiprofissional, com assistente social e psicólogo, emite carteira de trabalho, seguro desemprego, captação de vagas.

Fonte: Jornal Diário da Costa do Sol, publicado em 31 de março de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário