quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Trabalho e Renda: atuação é referência para outros municípios


O dinamismo econômico do município, gerado pela cadeia produtiva de petróleo e gás, fez com que Macaé conquistasse o primeiro lugar no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) em geração de emprego e renda no Estado do Rio de Janeiro. Para aproveitar essas oportunidades que o mercado de trabalho local oferece o governo municipal atua, desde 2005, na implantação de políticas públicas, visando à geração de oportunidade de emprego e renda para os trabalhadores do município.

Em 2010, a secretaria Municipal de Trabalho e Renda atingiu a marca histórica de mais de 50 mil vagas de emprego geradas e consolidou sua atuação como referência para outros municípios. A atuação da secretaria de Trabalho e Renda é voltada para a inserção de mão de obra local no mercado de trabalho, disponibilizada através de atendimento gratuito na Central do Trabalhador de Macaé (CTM), localizada em pleno centro da cidade.

- Macaé é uma cidade muito dinâmica e que oferece muitas oportunidades de emprego, principalmente no setor de serviços, comércio e construção civil. Quem vem para a cidade em busca de uma vaga de emprego no setor de petróleo e gás tem de ter qualificação adequada, pois este é um mercado que exige formação específica -, destaca o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo.

Cursos

Para o trabalhador que busca uma qualificação para conquistar uma vaga de emprego no mercado de trabalho, a secretaria oferece, por meio do projeto “Qualificar para empregar”, cursos gratuitos. Este ano, a secretaria de Trabalho e Renda, ofereceu cursos em diversas áreas: cabeleireiro, corte e costura, artesanato, informática, inglês básico e para recepcionista, maquiagem, NR 6 (Norma Reguladora de Equipamento de Proteção Individual), NR10 (Norma Reguladora de Serviços em Eletricidade), NR33 (Norma Reguladora Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados), auxiliar de logística, auxiliar em Recursos Humanos, Recepcionista, Operador de Solda, Eletricista (Planteq). Os cursos são desenvolvidos na Incubadora de Cooperativas, no bairro da Ajuda, e certificaram 735 pessoas este ano.

Referência

Com o trabalho desenvolvido e devido aos índices de empregabilidade do município, a atuação da secretaria de Trabalho e Renda virou referência para outros municípios. Este ano, a secretaria recebeu a visita do secretário de Trabalho e Renda de Teresópolis, Marcos Ferreira dos Santos, de uma comitiva da Incubadora de Cooperativas de Governador Valadares (MG), do secretário de Trabalho e Renda de Casimiro de Abreu, Evaldo Scarpini e do vice-prefeito de Conceição de Macabu, Reginaldo Pontes.

Este mês, o secretário de Trabalho e Renda, Marcos Crespo, esteve com o Ministro do Trabalho, Carlos Luppi, em audiência em Brasília (DF). “Ele próprio ficou entusiasmado com nossa atuação, como referência no Estado do Rio de Janeiro, e elogiou nosso trabalho. Este trabalho que nós estamos desenvolvendo no município, seguindo a política de governo do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, tem nos possibilitado oferecer, através dessas ações, oportunidades de uma vida melhor para essas pessoas que nos procuram em busca de uma vaga de emprego. É isso que buscamos e é isso que procuramos fazer da melhor forma possível”, conclui Marcos Crespo.

Mais informaçoes acesse o site www.macae.rj.gov.br/trabalhoerenda .

Fonte: Site www.macae.rj.gov.br
Data: 30/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário